Contextualizar na Moda II – Empresários participam do São Paulo Fashion Week

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O Contextualizar na Moda II, convênio firmado entre o Sebrae e o Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod), inicia sua segunda etapa na 40ª edição São Paulo Fashion Week, que acontecerá entre 18 e 23 de outubro de 2015, na Bienal do Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Ibirapuera), em São Paulo / SP.

Na companhia de gestores técnicos do Sebrae, empresários de diversos estados brasileiros vão cumprir uma agenda intensa durante o SPFW com visitas ao backstage de desfiles, encontros com especialistas em comportamento de consumo e tendências para acompanhar desfiles ao vivo comentados, além de encontros com diretoria e presidência de grandes grupos de varejo de moda. Nessa edição está prevista uma visita a Vicunha, uma das maiores indústrias têxteis do mundo, localizada em Pinheiros, na capital paulista.  Os participantes também contarão com um espaço na Casa SPFW dedicado ao relacionamento e troca de conhecimento durante o evento.

Um dos pontos altos da missão técnica serão as palestras com Patrícia Rodrigues, da UseFashion, e Olívia Merquior, da Dacrideaviti, no Hotel Tivoli São Paulo. Patrícia, especialista em Moda e Comunicação com mais de 14 anos de experiência, irá apresentar um panorama geral dos cenários de consumo relacionados com o ciclo e as inovações do varejo, visando oportunidades para se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo. Já Olívia, graduada em fashion design pela Central Saint Martins de Londres, falará sobre a reestruturação da fabricação e venda de materiais, e também como a agilidade e leveza no processo produtivo são determinantes para o sucesso dos negócios.

Vale destacar que o convênio já beneficiou mais de 1 mil empreendedores, dentre eles, cerca de 100 marcas já participaram da experiência de varejo por meio do FFWShop – loja Pop up de design e acessórios com curadoria assinada pelo SPFW e instalada no evento. Este ano, cerca de 20 microempresas participam da ação, provenientes de nove estados (Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Piauí, Goiás, Pernambuco, Santa Catarina, Tocantins e Rio Grande do Sul) e do Distrito Federal.

:: Vale da Seda
Um dos destaques desta edição é a parceria do Vale da Seda com o estilista Ronaldo Fraga, firmada após a primeira participação da empresa no convênio. A região no interior do Paraná é a que mais produz o bicho-da-seda em todo o Ocidente, e desta vez, Fraga traz às passarelas mais de 10 looks desenvolvidos com objetivo de valorizar a origem do material e a sustentabilidade.

:: Sobre o convênio
O Contextualizar na Moda nasceu da necessidade de inserir as micros e pequenas empresas brasileiras no mercado de alto valor agregado da moda. Num cenário como o que tem se estabelecido nos últimos anos, bastante favorável, em razão das mudanças na legislação, com a criação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que possibilitou a criação do Supersimples e do Microempreendedor Individual, somado ao aumento de renda da população, o investimento na capacitação e formalização do setor tornou essencial.

A primeira execução, assinada entre o Sebrae e o Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod) em 2012, veio ao encontro dessa demanda. Por meio dele, é possível criar oportunidades, não apenas para empreendedores do segmento têxtil e confecção, mas também dos ramos de calçados e acessórios, com foco no mercado de alto valor agregado.

As empresas escolhidas participam de uma programação intensa de consultorias, capacitações, palestras e participações em feiras, workshops e exposições, tendo acesso aos bastidores dos principais eventos do calendário da moda no Brasil: São Paulo Fashion Week (SPFW) e Movimento Hot Spot, além da Revista FFWMAG.