Couromoda 2016 – Itália traz ao mercado brasileiro novidades da theMICAM e tendências do setor calçadista

ITA - Italian Trade Agency theMICAM Couromoda 2016
Na segunda-feira, dia 11 de janeiro de 2016, numa promoção da ITA – Italian Trade Agency (Agência para a Internacionalização das Empresas Italianas/ Departamento para a promoção de intercâmbios da Embaixada da Itália), a theMICAM, a mais importante exposição mundial de calçados, reuniu convidados para apresentar as novidades das suas próximas edições, que acontecem em fevereiro e setembro de 2016, em Milão, na Itália e as macrotendências em calçados para o outono inverno 2016-17. Dentre os presentes Francisco Santos, presidente da Couromoda, Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal e Roberta Ramos, da Abicalçados.

Em seu primeiro evento no País, Erica Di Giovancarlo, diretora da Italian Trade Agency no Brasil, reforçou a importância da parceria Itália-Brasil e dos eventos Couromoda e theMICAM, duas das mais representativas feiras do mundo no setor que colaboram ativamente para o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva.

Associação Nacional de Fabricantes de Calçados Italianos, apresentou alguns números que consolidam a theMICAM como a mais importante feira do setor de calçados do mundo. Realizada duas vezes ao ano, a feira ocupa uma área de 65 mil m2, dividida em sete pavilhões que são segmentados de acordo com um estudo realizado pela WGSN, a maior empresa de pesquisa de tendências e comportamento do mundo. A feira reúne 3000 expositores (1500 a cada edição) dos quais 30% são internacionais, de 36 países e recebe 35 mil visitantes, sendo 30% internacionais, de 130 países.

Dentre as novidades Cancellara adiantou que para a próxima edição (81ª), que será realizada de 14 a 17 de fevereiro de 2016, o tema central será “Red Passion”, já que a feira se inicia no dia em que é comemorado o “Valentine´s Day” na Europa e EUA. Já para 82ª edição, que acontece de 03 a 06 de setembro de 2016, o destaque será a grande renovação visual em diversas áreas da feira. Cancellara também apresentou as oportunidades para as empresas brasileiras que querem ingressar no mercado internacional ou expandir os seus mercados, complementando que nesta próxima edição serão 47 marcas brasileiras no evento.
11Além da exposição de produtos a theMICAM é uma plataforma completa de negócios e atualização profissional com ampla programação paralela que abrange, entre outros eventos, o Fashion Show, o MICAM Award – que premia os melhores compradores, o workshop com fashion bloggers e o forecast WGSN – antecipando as tendências da próxima estação. Outro diferencial é a área International Designers que traz marcas do mundo todo. O projeto começou em 1994 com o objetivo de facilitar o ingresso das empresas no evento e no mercado internacional.

 

 

Tendência Outono-Inverno 2016-17
Também no dia 11, o consultor Luiz Arruda da WGSN Mindset Brasil, falou sobre “As Macrotendências em Calçados na theMICAM – WGSN Autumn/Winter 2016/2017”. Segundo o consultor o “No middle”, ou seja, polos extremos que se misturam e começam a se fundir, é o que vai nortear a estação. Desse conceito nasceram as quatro macro tendências para a estação AW 2016-17: Artisian, Remaster, Elemental e Offbeat. Para os calçados femininos Arruda destacou a reinterpretação do estilo retro, com apelo contemporâneo e formas exageradas. As fivelas e os saltos serão os destaques da estação, assim como os acabamentos de efeito desgastado e também os brilhosos. Para o masculino, o clássico chega renovado com elementos como franjas e tiras; misturas de texturas e materiais, como o nobuck com o couro; e as solas de borracha mais altas e usadas em um estilo mais despojado.

 

 

A indústria de calçados italiana
Maior produtor de calçados da União Europeia, com quota de 1/3 da produção total, a Itália fabrica anualmente cerca de 200 milhões de pares, com faturamento anual em torno de 14 bilhões de euros. É também o único país da U.E., entre os dez principais produtores mundiais em volume.

O setor italiano de calçados é um dos pilares do Sistema da Moda, conta com cerca de cinco mil empresas, mais de 77 mil trabalhadores e exporta 85% de sua própria produção. A Itália está em 3º lugar no ranking mundial de países exportadores de calçados em termos de valor e em 7º, como país exportador, em volume. É reconhecidamente país líder entre os fabricantes de calçados de luxo.

O sucesso do setor está ligado à iniciativa empresarial e uma estrutura padrão do setor, constituída por um sistema de subfornecimento: matérias-primas, curtumes, componentes, acessórios, fabricantes de máquinas, modelistas e designers.

 

 

theMICAM
theMICAM é a feira mais importante do setor de calçados, promovida pela Assocalzaturifici – Associação Nacional de Fabricantes de Calçados Italianos. O evento acontece duas vezes ao ano, em fevereiro e setembro, em Milão – Itália, no centro de convenções de Rho Fiera, onde são apresentadas antecipadamente as coleções outono/inverno e primavera/verão do ano seguinte.

A feira recebe anualmente 60 mil visitantes provenientes de cerca de 130 países e  ocupa uma área expositiva de cerca de 64 mil m2 e abriga 1500 expositores em cada edição ( 600 são internacionais, de 30 países).