Couromoda 2016 – Secretário da Fazenda do Rio Grande do Sul, Giovani Feltes, representará o governo do estado na cerimonia de abertura

Giovani Feltes

O secretário da Fazenda, Giovani Feltes, está em São Paulo / SP, para representar o governo do Estado do Rio Grande do Sul, na abertura da Couromoda 2016, nos pavilhões do Expo Center Norte. A 43ª edição da feira internacional de calçados e acessórios de moda vai apresentar ao mercado, entre os dias 10 e 13 de janeiro de 2016, as tendências para a temporada outono-inverno. “A mostra sempre é um importante termômetro para o setor que, como tantos outros, sofreu em 2015 com a retração no consumo tanto no mercado interno como nas exportações”, destacou Feltes, que tem uma forte vinculação com a indústria calçadista gaúcha.

Na visão do secretário, uma importante perspectiva que se abre para as indústrias do RS se relaciona com o Mercosul a partir da posse do novo presidente da Argentina, Maurício Macri. “Nossas empresas sofreram muito nas mãos da Cristina Kischner (ex-presidente do país), com constantes embargos à entrada dos nossos sapatos na fronteira”, observou.

Uma nova dinâmica nas relações do Mercosul e a atual realidade cambial poderão ampliar as oportunidades para as exportações do setor. “Já se percebeu uma boa reação no final de 2015, embora o mais importante é o país superar a sua crise econômica e política para recuperar também o mercado interno”, observou Feltes. Ele salientou a capacidade que a indústria calçadista em gerar empregos e movimentar a economia regional.

O governador José Ivo Sartori deverá visitar os estandes da feira ao longo da próxima terça-feira (12.01.16). De maneira simultânea, ocorre a sexta edição da São Paulo Prêt-à-Porter, uma mostra internacional de negócios mais voltada para o mercador de acessórios de calçados e confecções.