Desfile Moda Inclusiva mostra inclusão e acessibilidade de modelos deficientes

Desfile Moda Inclusiva em Campinas Desfile Moda Inclusiva

O palco do Teatro Brasil Kirin no shopping Iguatemi ( Avenida Iguatemi, 777 – Vila Brandina ), em Campinas / SP, virou passarela na terça-feira (03.06.14), para receber o desfile de Moda Inclusiva de Campinas, com a participação de 17 pessoas com deficiência que se transformaram em modelos por uma noite. Com a participação de adultos, jovens e crianças, o evento foi organizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

Cerca de 300 pessoas prestigiaram o evento, realizado no teatro do Shopping Iguatemi. O resultado, segundo organizadores, foi positivo e o público elogiou. “Eventos como este mostram a importância de superar o preconceito e descobrir todo o potencial que essas pessoas guardam em si”, declarou Sandra Ciocci, primeira-dama de Campinas.

Participaram 17 modelos com deficiências diversas – cegas, surdas, cadeirantes, autistas, Síndrome de Down, entre outros – que demonstraram, na passarela, que inclusão e acessibilidade são abrangentes e podem incluir, inclusive, as atividades ligadas à moda. Maurício, ex- jogador de vôlei, prestigiou o desfile e elogiou a iniciativa.

A secretária Emmanuelle Alkmin afirmou que “o desfile foi além de mostrar o que é moda, permitindo aos nossos modelos ter uma noite que serviu de exemplo, provando que a inclusão das pessoas com deficiência pode, e deve, acontecer nos mais variados aspectos”.

As roupas foram desenhadas por estilistas que participaram de um concurso de Moda Inclusiva promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Para proporcionar ampla acessibilidade no desfile, foram utilizados os recursos de audiodescrição – descrevendo as cenas e possibilitando que pessoas com deficiência visual pudessem compreender as imagens – e interpretação de Libras – para pessoas com deficiência auditiva.