Dragão Fashion Brasil 2015 anuncia 32 desfiles em grande estrutura a beira-mar de Fortaleza

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Com tema “Mãos à obra, mãos à moda”, o Dragão Fashion Brasil 2015, evento gratuito e aberto ao público que nasceu do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, lança para a sociedade mais um equipamento importante para a economia do Estado do Ceará, o Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza / CE.

Inovação e criatividade não faltam no Dragão Fashion Brasil. E, neste ano, toda a exuberância do evento extrapola as passarelas e enche ainda mais os olhos de qualquer visitante, com desfiles em grande estrutura à beira-mar, o Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza. Realizado de 4 a 10 de maio, o DFB apresenta atividades distribuídas entre o Sesc Senac Iracema e o Terminal, trazendo palestras, workshops, intensa programação multicultural, além de 32 desfiles.

No período de 7 a 10 de maio de 2015, as ações se concentram no Terminal, que tem vista surpreendente da Praia Mansa e da Cidade de Fortaleza e será totalmente decorado e transformado para receber o maior evento de moda autoral do País. Assim, os desfiles e toda a programação acontecem em cenário espetacular, levando o público da 16ª edição do DFB a mergulhar em um universo em que a moda alavanca uma programação cultural intensa e diferenciada, além de ações que mobilizam profissionais renomados e novos talentos do setor, todos a convite do evento.

Ao todo, serão 32 desfiles e uma programação multicultural que se concentra no Terminal. Além da moda e da produção acadêmica, manifestações diversas como gastronomia, exposições e música compõem a pauta de ações culturais contempladas pelo DFB 2015. O público vai se deslumbrar com toda a estrutura montada para receber luaus, bares, Champanheria, Food Trucks, Jardins das Delícias e até um Lounge Praia especialmente pensado para o espaço, que vai receber atividades oferecidas ao público como aulas de Yoga, ginástica etc.

A convite do DFB 2015, estilistas e marcas nacionais e internacionais se unem a novos talentos lançados ao longo do evento em um único objetivo: o comprometimento com a moda autoral. Eles serão responsáveis pela apresentação dos 32 desfiles em salas com capacidade para mil pessoas cada.

 

 

LINE UP DBF 2015
:: Aládio Marques (BA): Sediada em Salvador (BA) e há um ano e meio no mercado, a marca originou-se da vontade do jovem designer de moda de proporcionar às mulheres roupas com design exclusivo e autoral, embasado em pesquisas históricas e contemporâneas, criando indumentárias com conceito sem perder o cunho comercial. Baseado nisto, iniciou-se, concomitantemente, a criação de uma linha de camisaria masculina, cuja modelagem é exclusiva e a estamparia diferenciada. No DFB 2015, vai apresentar a coleção 90º, inspirada no concretismo e na forma da obra de Hércules Barbosti. A estrutura das peças tem como base formas precisas, proporções tensas e a tridimensionalidade do espaço.

:: André Sampaio (CE): Estilista cearense de 21 anos formado pela Universidade Federal do Ceará. Foi finalista no concurso Ceará Moda Contemporânea 2014, promovido pelo Sinditêxtil-CE. Vai estrear no DFB 2015 com uma coleção inspirada na antologia de fotos do clã cearense “Pontes Vieira”, com quem possui parentescos e que traz registros narrados desde 1870.

:: Asap (RS): A marca caracteriza-se por simplificar o conceito do complicado. Que assina é Sérgio Amaro, que busca reflexões nos movimentos do cotidiano e através de um olhar minimalista procura trabalhar o espaço corpo/matéria. No DFB 2015, vai apresentar a coleção “VERSUS”, que tem inspiração nos contrapontos entre os campos e as grandes cidades, ressaltando as características do campo através do uso da palha de milho trançada, forma de artesanato típico dos índios da região Sul do Brasil. Somam-se a esse os elementos tricô manual, acrílico, tecidos mais estruturados e estampas com reflexos dos carros, postes e prédios presenciados nas grandes cidades.

:: Almerinda Maria (CE): Produz peças únicas com o mais alto padrão do segmento handmade. Bordados, rendas, especialmente a Renascença e o Richelieu, são confeccionados de acordo com uma tradição familiar secular e o rigor de uma produção de excelência internacional. Moda feminina especializada para um mercado de alta costura. Feitas sob medida, exclusivas, e com corte impecável, as peças são ajustadas à perfeição. Tecidos, bordados, rendas, aviamentos de cada modelo, tudo é definido a cada nova criação por uma equipe de designers especializada. O processo de confecção foi aprimorado no decorrer dos anos pela equipe da empresa e as técnicas são repassadas para aprendizes da mesma família ao longo dos anos.

:: Bikini Society (FR): No verão de 2011, no lugar mais improvável para uma marca de Bikinis, no meio dos Alpes Suíços em Geneve, nasceu Bikiny Society, fruto de uma paixão pela moda e pela praia de uma jovem estilista brasileira, Paula Pinto Villas-Boas, que estudou moda na Universidade Federal do Ceará e na Universite de la Mode de Lyon (FR). Hoje, a Bikiny Society é vendida em várias boutiques por toda a Europa. Em 2014, Paula lançou a marca no Brasil, onde abriu a sua primeira loja própria. Atualmente, Paula vive entre a Europa e o Brasil, seguindo a sua paixão de misturar as tendências e o bom gosto Europeu com a Bossa do Brasil para Bikiny Society.

:: Christina Crawford (IT): CEO e diretora criativa da marca que leva seu nome, Christina Crowford é uma designer criativa e dinâmica, com paixão por moda, graduada em Design de Moda pela Istituto Europeo di Design, em Milão, e École supérieure des arts et techniques de la mode (ESMOD), em Paris. A marca, com sede em Milão (Itália), descreve-se como britânica, brasileira e italiana.

:: Gisela Franck (CE): Cearense inserida no mercado na moda desde 2003, Gisela é formada pela Faculdade Católica do Ceará e fez seu Mestrado em Fashion Design durante um ano no conceituado Istituto Marangoni em Milão. Atualmente, divide o tempo entre a marca de moda praia Água de Coco por Liana Thomaz e sua marca homônima. O DNA da estilista são suas texturas criando tecidos numa linha minimalista e de alfaiataria. No DFB 2015, ela vai apresentar a coleção “Flor Dalinae – Verão 2016”, inspirada no universo surrealista de Salvador Dalí e que traz peças que valorizam a alfaiataria clássica; a feminilidade; formas orgânicas; e que trazem tecidos de fibras naturais como organza de seda pura, linho, crepe e palha.

:: Ivanildo Nunes (CE) : Estilista que busca criar peças com sofisticação e feminilidade para todos os tipos de mulheres. Formado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela UFC, é pós-graduado em Criação e Desenvolvimento de Produto de Moda. Atualmente atua como Designer de sua própria marca e presta consultoria em desenvolvimento de produtos de moda, além de palestras sobre Artesanato, Design e Moda.

:: Jadson Raniere (SP): Natural de Cupira, no interior de Pernambuco, começou a ter contato com a moda desde cedo. Formado no Rio de Janeiro, mas com ascensão profissional em São Paulo, onde foi um dos destaques da Casa de Criadores. No DFB 2015, vai pela primeira vez lançar uma coleção. Os looks serão bem apimentados, com um espírito étnico, um tempero esportivo e uma capa de musselina dos campos floridos com a mistura urbana típicas de sua coleção.

:: Jefferson Ribeiro (BA): Criada em 2013, a marca tem em seu repertório a experiência do designer baiano em direção criativa e posicionamento de mercado. As coleções são pensadas para mulheres elegantes e discretas, tendo a seda como a base para roupas de corte reto e caimento perfeito.

:: João Paulo Guedes (CE): Nascido em Quixeramobim, sertão do Ceará, foi para Toronto, no Canadá, onde estudou Design de Moda na George Brown College e depois passou três meses na Índia em um intercâmbio de moda. Em 2014, foi indicado para participar da Semana de Moda Masculina de Toronto e então condecorado como mais novo estilista da moda masculina daquela cidade. Desde então, passou a ser referência em revistas como a Vogue Itália e Forbes. No DFB 2015, o estilista que volta consagrado do mercado internacional vai apresentar sua coleção Outono-Inverno 2015.

:: Lenita Negrão (CE): Marca presente há 28 anos no mercado e comandada por duas empresárias da moda feminina, Lenita e Maria Lúcia Negrão (mãe e filha, respectivamente). A rede trabalha com uma moda autêntica, de bom acabamento e preço convidativo. Trabalhando sempre a relação relação cliente-marca, que consiste em oferecer muita comodidade aos consumidores, a dupla tem o sistema de “moda rápida” como outro carro-chefe da marca. Mãe e filha têm o total comprometimento em criar e manter produtos de qualidade em meio à agilidade das tendências, com trocas semanais de peças que inovam em suas texturas, formas e estampas.

:: Lindebergue Fernandes (CE): Cearense reconhecido por por criar peças inspiradas em suas lembranças afetivas e na cultura popular brasileira, participa do DFB pela 13ª vez. Sua vontade de trabalhar com moda surgiu bem cedo, quando assistia as telenovelas.

:: Lino Villaventura (CE): Foi um dos primeiros estilistas brasileiros a voltar os olhos para o mercado internacional. Em 1989, já com pouco mais de dez anos de carreira e referência na moda brasileira, o paraense, então radicado no Ceará, foi convidado pelo Itamaraty para representar o Brasil em uma feira internacional em Osaka, no Japão, a “World Trade Fashion”. Suas criações primam pela mistura de materiais diversos como escamas de peixe desidratadas, borrachas, couro de cabra, palha de buriti, rendas, musselines e tafetás.

:: Lisyane Arize (FR): A LIZZI é uma marca franco-brasileira que busca em sua essência a preservação do Savor-faire tradicional e cultura, a fim de apresentar comunidades e organizações tradicionais que atravessam décadas e gerações de famílias em uma arte pouco reconhecida e valorizada. Para o DFB 20015, a LIZZI preparou a coleção exclusiva “Trabalhadores do Mar”, que traça um paralelo entre o romance de Josué Montello, “Cais do Coração”, e a obra de Victor Hugo, Trabalhadores do Mar, homenageando muitos mestres culturais maranhenses, que sempre desenvolveram a cultura a partir do seu sustento no mar. A ideia é fortalecer o laço com a cultura nordestina a partir da apropriação de técnicas manuais desenvolvidas pelos grupos culturais do Maranhão e com a possibilidade de inserção de couro e peixes em suas peças.

:: Melk Z-da (PE): Experimentalismo é a essência da Melk Z-Da. Para criar, o designer, sempre em construção, busca referências nas artes plásticas, literatura, folclore, cinema, lugares, pessoas e na própria moda. Para o DFB 2015, a marca preparou uma coleção inspirada nas flores regionais, que explora técnicas dos bordados do Brasil e texturas. A ideia é traduzir a beleza das flores nacionais e suas peculiaridades, cores e formas em peças sofisticadas e contemporâneas.

:: Paulo Martins (CE): Vencedor do Comunidade Moda de 2014, Paulo Martins teve como premiação ter seu nome no line up do DFB do ano seguinte. Sua coleção que será apresentada tem como inspiração o objeto “filtro dos sonhos”, um objeto simbólico e usado muito, atualmente, pelos jovens e adultos com a intenção de canalizar energias positivas através das penas e deixar as negativas presas em suas teias que foram tecidas por uma aranha muito inteligente, segundo a lenda. O propósito desta coleção, chamada “Ojibwe”, é mostrar que somos capazes de sentir ”good vibes” somente olhando para algo bom e esplendoroso, principalmente roupas que são confeccionadas com uma energia positiva. Assim, deixando o público presente no desfile com uma leveza e serenidade ao ponto de sair com a mente limpa da passarela.

:: Rebeca Sampaio (CE): Morou em Londres por quase cinco anos, período em que estudou moda na London College of Fashion e no Instituto Morangoni. Foi lá onde criou sua identidade estilística, sempre preferindo recortes inusitados, misturas de materiais rígidos e leves e inovação a partir de texturas e formas, além de sempre trabalhar com couro. No DFB 2015, vai apresentar peças com elementos marítimos, trazendo elementos como bordados metalizados, sobreposição de tecidos, recortes estratégicos, vestidos “bodycon” e peças em couro pintados a mão.

:: Riachuelo: Consolidou-se no mercado como a maior empresa de moda do País, principalmente pelo fato de ser a única do segmento que pesquisa, cria e produz, entre outras inovações. Com este modelo inédito de negócios, a empresa – que possui o maior parque fabril da América Latina – incorporou, com exatidão, o verdadeiro conceito fast fashion, objetivando democratizar o acesso às últimas tendências das passarelas nacionais e internacionais. Atualmente, a rede possui mais de 22 milhões de clientes no cartão Riachuelo e 261 lojas próprias espalhadas pelo Brasil.

:: Ricardo San Martin (RN): Atua há 18 anos no mercado e já desenvolveu 14 coleções para sua marca própria e diversas coleções para outras marcas no Brasil e principalmente no exterior. A característica registrada do designer são os trabalhos de química têxtil e silhuetas clássicas atemporais. Lançou sua grande primeira coleção no DB e na edição desse ano apresenta “SACRILÉGIO”, que comemora os 18 anos de profissão do criador e o retorna o retorno ao evento que transformou sua carreira. Ao todo, serão 20 looks carregados de sentimento e muita arte inspirados nas vivências San Martini que representam uma fazenda no interior do Mato Grosso, sua família judaica, o ensino interno em um mosteiro agrícola católico, o matadouro da família e sua brusca entrada no universo urbano, luxuoso, fútil e fértil.

:: Ronaldo Silvestre (MG): Jovem empresário formação em desenho industrial, design de moda e desenvolvimento sustentável, possui uma marca de roupas homônima, onde assina coleções de moda sustentável. Em suas peças, tem sempre a preocupação de envolver questões atuais vivenciadas pela sociedade, como sustentabilidade, eco designer e a preocupação sócio-econômica-ambiental dentro da economia criativa. No DFB 2015, vai apresentar “Flores da Guerra”, uma coleção atemporal para o verão 2016 composto por refugos de jeans, camuflados, chitas e seda artesanal que definem formas e recortes dos looks tendo como inspiração os contornos e silhuetas das árvores.

:: Vitonino Campos (BA): Graduado em Design de Moda pela Universidade de Salvador – Brasil, criou sua marca homônima em 2008. O cuidado com acabamento, além do olhar e sensibilidade com a costura, são suas marcas registradas. A simplicidade é o ponto alto da sofisticação em linhas impecáveis. O trabalho é reflexo da seriedade e do desenvolvimento primoroso de peças no prêt-à-porter e sob medida, sempre com componentes de altíssima qualidade. Para mulheres reais, mas com projeção no desejo, somando inteligência e suavidade.

:: Wagner Kalieno (RN): Vencedor do Rio Moda Hype em 2010, o estilista natalense vem conquistando território nacional elaborando peças com recortes e mistura de materiais, numa linguagem sexy e contemporânea.

:: Weider Silveiro (PI): Piauiense de 34 anos radicado em São Paulo e formado em moda na Universidade Federal do Ceará (CE). Seu contato com a moda começou quando era comprador para uma multimarca que vendia as grifes nacionais famosas no inicio dos anos 90. Depois, colocou a própria loja e depois resolveu estudar moda na UFC. Seu trabalho é inspirado na tendência dos grandes centros difusores de moda.

 

 

ESTRUTURA
Na contramão da crise em que o País se encontra, o evento representa um setor que está em alta no mercado, revelando o diferencial da economia criativa do Estado. Dados do Anuário da Moda do Ceará, lançado em 2014, mostram que a moda movimenta no Estado 64,9 mil empregos formais; 1,7 mil empresas do setor de têxteis e confeccionados somente no Ceará; e a estimativa de crescimento para o segmento é de 8,3% para o nicho de artigos confeccionados, e 4,6% para o de têxteis. “Há 16 anos, o evento contribui para o mercado da moda, fomentando a formação dos profissionais e criando ambientes de network e negócios, mas sempre mantendo o olhar próprio de valorização da cultura”, ressalta o idealizador e organizador do DFB, Cláudio Silveira.

A estrutura do DFB 2015 montada no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza conta com todo o cuidado e capricho que já é tradicional para a organização do evento, garantindo conforto e segurança para o público. Além disso, o Governo do Estado do Ceará, que apresenta o DFB, vai oferecer todos os serviços necessários à população e ao bom funcionamento do evento, disponibilizando a melhor estrutura para o público convidado para conhecer o Terminal e a nova plataforma do DFB 2015.

 

 

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