Fashion Colloquia 2016 – Muda o comportamento do consumidor brasileiro de moda

Evento também conta com a 2ª MostraMODA FASM, que exibe a produção dos Trabalhos de Graduação Interdisciplinar (TGI) de ex-alunos da instituição" width="600" height="350" /> Evento também conta com a 2ª MostraMODA FASM, que exibe a produção dos Trabalhos de Graduação Interdisciplinar (TGI) de ex-alunos da instituição
Evento também conta com a 2ª MostraMODA FASM, que exibe a produção dos Trabalhos de Graduação Interdisciplinar (TGI) de ex-alunos da instituição

 

Brasileiros estão substituindo o consumo desenfreado de moda por um comportamento mais consciente, afirma a professora Simone Mina, da Faculdade Santa Marcelina (FASM).

As palestras do Fashion Colloquia proferidas na unidade da FASM do bairro de Perdizes, em São Paulo / SP, onde funciona sua Faculdade de Moda, tiveram como tema central a questão da sustentabilidade no setor, diretamente ligada às relações de consumo. Dentre os convidados, estavam pesquisadores e especialistas do Brasil e do exterior: Holger Schallehn e Deniz Köksal, da Germany/Reutlingen University; Lavínnia Seabra, da Universidade Federal de Goiás; e docentes da própria Santa Marcelina.


Consumo consciente

A professora Simone Mina, da Faculdade Santa Marcelina, salienta que um evento da magnitude do Fashion Colloquia, que reúne especialistas de diversos países, é importante para a disseminação do ensino da moda no Brasil. “Ficamos felizes em sediar uma sessão de palestras, nas quais se propuseram muitas reflexões sobre o consumo consciente”.

Sobre essa questão, a professora de moda ressaltou que o consumidor brasileiro está vivendo um processo de mudança no comportamento do consumo desenfreado. “Tal transformação tem correlações com o novo paradigma sobre como é ser de fato sustentável na cadeia produtiva da moda, nos processos industriais e na produção e destinação final de resíduos”, explicou a professora, enfatizando o significado do Fashion Colloquia na abordagem, pesquisa e análise desses temas.

Fashion Colloquia
O Fashion Colloquia foi criado por quatro instituições localizadas nas cidades nas quais se realizam as principais “Fashion Weeks” do mundo: London College of Fashion; Domus Academy, de Milão; Institut Francais de la mode, de Paris; e Parsons The New School for Design, School of Fashion, de Nova York. A primeira série de colóquios aconteceu entre 2011 a 2013. Objetivo do evento é promover consistente acervo de informações e contribuições acadêmicas ao universo da moda.

 

MostraModa FASM
Além do Fashion Colloquia, realiza-se, até o dia 12 de maio de 2016, a 2ª MostraMODA FASM, que exibe a produção dos Trabalhos de Graduação Interdisciplinar (TGI) de ex-alunos da instituição, nos últimos cinco anos (2010–2015). Na mostra, estão expostos looks dos desfiles realizados na faculdade, editorial/ensaios fotográfico e acessórios.

Fonte : Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação