Febratex 2014 – NR 12 será tema de debate no Fórum Febratex de Informação

Febratex 2014 Moda Eventos Feiras Blumenau Febratex

Norma Regulamentadora que estabelece as referências para a segurança no trabalho com máquinas e equipamentos será debatida por representantes do Ministério do Trabalho e Emprego e do setor têxtil e de máquinas do Brasil

 

A Norma Regulamentadora nº 12 será tema de debate na edição 2014 da “Febratex – Feira Brasileira para a Indústria Têxtil”, evento bienal, organizado e promovido pela FCEM – Feiras, Congressos e Empreendimentos, que será realizado de 12 a 15 de agosto de 2014, no Parque Vila Germânica, em Blumenau, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina

O “Debate e Informações NR12”, que faz parte do “Fórum Febratex de Informação”, será realizado no dia 13 de agosto e contará com a participação de representantes do MTE – Ministério do Trabalho e Emprego, da Abramaco – Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos para Confecção, da Abimaq – Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos e da ABTT – Associação Brasileira de Técnicos Têxteis.

A NR 12 define referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção visando garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores. Dentro dos métodos de controle adotados para garantir a segurança no trabalho estão a definição de protocolos e fluxos de trabalho em todas as fases de operação e manutenção de máquinas, treinamento documentado de todos os empregados envolvidos e a projeção e instalação de sistemas de segurança, os quais compreendem proteções físicas fixas e móveis, dispositivos de monitoramento, circuitos de acionamento e dispositivos mecânicos, todos instalados de forma redundante e monitorados por interface de segurança certificada conforme a categoria de risco avaliada. A NR 12 se aplica a todas as atividades econômicas, ou seja, qualquer empresa que possua equipamentos ou fluxos de trabalhos que apresentem riscos ao empregado.

A atual redação da NR 12, de 17 de dezembro de 2010, aumentou de 40 para mais de 300 o número de exigências a serem cumpridas. Apesar de já estar vigente desde dezembro de 2010, a Norma tem recebido atenção especial de todos os setores da indústria nacional nos últimos meses, pois o número de intervenções realizadas pelas Delegacias e Subdelegacias do Trabalho subiu de 2.870 em 2010 para 6.534 em 2012. Segundo a CNI – Confederação Nacional da Indústria, seria necessário investir mais de R$ 100 bilhões para a adequação das empresas brasileiras a todas as referências determinadas pela NR 12.

A “Febratex” reunirá expositores de mais de 50 países, totalizando 2,2 mil marcas. Na feira, os visitantes poderão conhecer os mais recentes lançamentos dos segmentos de máquinas de corte e costura, estamparia, teares e matérias-primas, fiação primária e secundária, máquinas e equipamentos para tinturaria e setor de lavanderia, equipamentos para enfesto e corte automático, além de obter informações sobre moda, tendências e sustentabilidade. A participação no “Debate e Informações NR12” e em todos os painéis do Fórum Febratex de Informação é gratuita.

 

 

“Febratex 2014”
:: De 12 a 15.08.2014 – das 14h às 21h.
:: Parque Vila Germânica / PROEB
:: Rua Alberto Stein, 199 – Bairro Velha – Blumenau – SC