Febravar 2016 – Sindilojas Porto Alegre promove em julho edição 2016 da Feira Brasileira do Varejo

Febravar 2016 Feira Brasileira do Varejo

A Febravar 2016 – Feira Brasileira do Varejo, um dos principais eventos do setor varejista do país, acontecerá entre os dias 6 e 8 de Julho de 2016, em Porto Alegre / RS.

O evento promovido pelo Sindilojas Porto Alegre visa aproximar lojistas e fornecedores de todo País, oportunizar networking, apontar tendências e expor inovações do setor varejista. Paralelo à Feira, acontece o Congresso Brasileiro do Varejo, que reúne especialistas renomados de diferentes áreas para debater as tendências do setor. O evento anual teve sua primeira edição em julho de 2013.

A edição de 2015 da Febravar contabilizou 5300 participantes, entre visitantes da Feira e do Congresso. O presidente da Febravar 2015, Ronaldo Sielichow, atribui o sucesso do evento ao formato em que foi concebido, tendo as palestras do dia dividas por temas pré-definidos. No primeiro dia tratou-se de economia e negócios, no segundo e-commerce e tecnologia e no último, gestão. “Conseguimos dar uma abrangência maior de assuntos relevantes que contribuem para o conhecimento e preparo dos lojistas. Além disso, Smart Store foi um grande atrativo, sendo comparada ao que existe de mais moderno em Nova Iorque. Certamente que isso nos dá satisfação”, avalia Sielichow. Para ele, superou as expectativas.

Segundo os expositores, 70% realizaram agendamento de contatos para negócios. Destes, cerca de 80% já tem agendamento de até 15 contatos para futuros negócios. Com relação a Febravar, 100% dos visitantes que participaram da pesquisa avaliaram positivamente o evento. Deste público, 64% são do varejo, sendo que destes, 88% são proprietários de lojas. Aproveitando a ocasião, foi perguntado aos lojistas participantes a respeito do desempenho de suas empresas no primeiro semestre de 2015. 74% dos lojistas afirma que as vendas cresceram na comparação a 2014, apesar das instabilidades econômicas.

A terceira edição do evento foi marcada pela forte presença da inovação, seja através das 15 atividades paralelas à Feira, entre palestras, mesas-redondas e visitas técnicas, ou por meio da Smart Store, que trouxe para a Febravar um Provador Inteligente que, automaticamente, identifica e exibe em um monitor touchscreen as peças que estão com o cliente; o Provador Virtual Interativo que detecta o usuário, capturando sua imagem e possibilitando a seleção de roupas ou acessórios virtuais que se ajustam ao corpo, virtualmente, sem a necessidade de experimentar as peças fisicamente, entre outras novidades.

Nas visitas técnicas, programação que possibilitou aos participantes vivenciarem na prática o que é tendência no varejo, também ficou evidenciado que a tecnologia, personalização, segmentação e valorização de equipes estão cada vez mais presente no setor.

“Quando concebemos a Feira foi com o objetivo de fazer a cada ano maior e melhor. Chegamos à terceira edição atingindo esse objetivo. Pela percepção e retorno dos participantes, tantos os produtos ofertados quanto os temas das palestras contribuíram para que os lojistas atravessem esse momento difícil pelo qual estamos passando na economia”, conclui Paulo Kruse, presidente do Sindilojas Porto Alegre.