34 marcas brasileiras estarão na feira de calçados FN Platform em Las Vegas

A feira norte-americana FN Platform, que acontece em Las Vegas entre os dias 21 e 23 de fevereiro de 2017, contará com a participação de 34 marcas verde-amarelas que irão expor seus produtos de outono-inverno com o apoio do Brazilian Footwear, programa de incentivo às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Durante a mostra, que contará com 700 expositores de 30 países, será lançado o projeto Design na Pele, desenvolvido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB).

A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Ruísa Scheffel, destaca que a maior procura das marcas brasileiras pelo evento demonstra a importância que o mesmo tem assumido em nível internacional. “Essa feira, além de trazer bons números com relação a negócios, é uma ótima plataforma para posicionamento de marca no mercado norte-americano. Além disso, a feira atrai desde grandes players até compradores de redes de lojas menores e butiques”, comenta a analista, ressaltando que 75% dos visitantes são dos Estados Unidos.

Segundo ela, a expectativa para a mostra é positiva, tendo em vista que a cada edição as marcas nacionais se consolidam mais no mercado e conseguem abrir novas oportunidades de negócios. “Temos um grupo de marcas fortes nesta edição, composto por grifes que já participam da ação há anos e estão consolidadas no mercado e outras que estão buscando a abertura e crescimento no varejo norte-americano”, acrescenta Ruísa.

Mercado
Segundo a analista, a expectativa positiva passa ainda pela importância do mercado dos Estados Unidos para o calçado brasileiro. “Atualmente os Estados Unidos são o nosso principal mercado, respondendo por mais de 20% do total gerado pelas exportações de calçados”, ressalta. No ano passado, os norte-americanos compraram 13,24 milhões de pares que geraram US$ 221,36 milhões, 15,4% mais que em 2015. A tendência de aumento das importações de calçados brasileiros pelos norte-americanos seguiu no primeiro mês do ano, quando compraram 1,3 milhão de pares por US$ 16 milhões, alta de 5,1% em relação a janeiro do ano passado.