Feira SICC 2015 – Salão Internacional do Couro e do Calçado será responsável por encaminhar 70% das vendas anuais da indústria calçadista

SICC - Salão Internacional do Couro e do Calçado por Dinarci Borges
SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado por Dinarci Borges

Indústrias do setor calçadista brasileiro fazem os últimos ajustes em suas coleções para a participação na XXIV edição do SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado, que acontecerá entre os dias 25 e 27 de maio de 2015, nos pavilhões do Serra Park, em Gramado / RS. A feira, que apresentará ao varejo brasileiro as coleções de primavera e verão 2015/2016 em sapatos e acessórios, será responsável por encaminhar 70% das vendas anuais de um setor que tem faturado anualmente R$ 26,8 bilhões.

 

O faturamento da indústria de calçados é responsável por 1,2% de tudo que é vendido pela indústria nacional de transformação. Os dados são do IEMI – Instituto de Estudos e Marketing Industrial, parceiro da Abicalçados. “Temos um setor altamente representativo para a produção industrial brasileira e que estará concentrado no SICC. Teremos, dentro dos pavilhões do Serra Park, as empresas responsáveis por 84% de todo o calçado fabricado no Brasil”, explica o diretor da Merkator, promotora do evento, Frederico Pletsch.

 

Dados de 2013 apontam que as empresas de calçados têm investido anualmente R$ 669 milhões em máquinas, tecnologia, parque fabril, e estrutura. O objetivo para este ano é de, ao menos, manter esses números, garantindo a produtividade e os empregos gerados pelo setor. “Essas empresas tiveram um salto importante em seus investimentos de 2009 para 2013, com a injeção de recursos crescendo cerca de 58%. Mesmo em um momento econômico mais delicado o que se busca é vendas que justifiquem a continuação desses investimentos”, ressalta Pletsch.

 

Essa circulação de recursos e empregos, gerados pela produção de calçados e acessórios, estão distribuídos pelo país, com destaque para três regiões. O Sul e o Nordeste são os principais polos produtores, com 35,8% e 36,2% do mercado respectivamente. A região Sudeste concentra 26,6% de tudo que é produzido no Brasil. Com uma fatia menor, mas em expansão, aparecem o Centro Oeste, com 1,4%, e o Norte, que produz 0,03% do calçado brasileiro. “Essa distribuição mostra como o setor é importante para diferentes estados, trazendo desenvolvimento ao país”, destaca o diretor da Merkator.