Feira Zero Grau 2014 – Importadores de 24 países destacam a qualidade dos calçados brasileiros

Feira Zero Grau Moda Inverno 2015 - Dinarci Borges Moda Eventos Sortimentos 2014
A Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, promovida pela Merkator Feiras e Eventos, está cada vez mais internacionalizada. A edição moda Inverno 2014 da feira conta com importadores de 24 países, que podem levar as novidades nacionais em calçados e acessórios para seus locais de origem. “O produto brasileiro está muito valorizado em termos de moda e design, e é isso que atrai os compradores internacionais”, enfatiza Frederico Pletsch, Diretor de Merkator Feiras e Eventos.

Um dos importadores é Lawrence Yu, de Hong Kong, China, que veio para a Zero Grau pela primeira vez para comprar calçados femininos. Suas compras estão voltadas a produtos de forte identificação cultural. “Busco modelos que representam o povo brasileiro, com características originais daqui. Em Hong Kong, por exemplo, os chinelos produzidos por algumas marcas do Brasil fazem muito sucesso, pois mostram a originalidade que muitas vezes não encontramos em calçados produzidos em outras regiões do mundo”, comenta.

Outro ponto importante destacado pelos importadores está na antecipação dos lançamentos dos calçados e acessórios. Para Emanuele Tonani, importadora brasileira que representa duas marcas da Tailândia, a realização da feira em novembro é ideal para analisar quais produtos poderão ter boas vendas para os consumidores finais. “Com essa antecipação, podemos apresentar aos nossos representantes as amostras adquiridas na feira e, assim, poderemos selecionar com calma quais modelos comprar. Temos primeiro uma fase de testes e, se houver um grande número de vendas para as nossas consumidoras, pedimos mais modelos. É uma maneira que pode ser otimizada graças à antecipação dos lançamentos”, explica.

A presença internacional na feira não se restringe aos importadores. Marcas expositoras de outros países também desembarcaram na Zero Grau. Uma delas é a Amphora, empresa fabricante de bolsas com sede no Chile, e que chegou em 2014 ao Brasil. “É importante participarmos de feiras como esta, para realizarmos os primeiros contatos com os lojistas. Nossa marca já é bastante conhecida na América Latina, e agora queremos também esse reconhecimento no Brasil”, destaca o gerente comercial da marca, Flavio Sarrizo. Para Sushil Sachdeva, gerente comercial da Virola International, sediada na Índia, a empresa veio à Zero Grau para expandir seu mercado. “É a primeira feira que visitamos no Brasil. Estamos conhecendo o mercado brasileiro, e já estamos conseguindo realizar bons negócios”, explica.

 

 

ESTANDES COLETIVOS
As cidades de Franca (SP) e Novo Hamburgo (RS), que representam importantes pólos do setor coureiro calçadista, contam com estandes coletivos, com espaços específicos para empresas de cada município. A coordenadora responsável pelo estande coletivo de Novo Hamburgo (RS) Minéia Stoffel, destacou o grande número de vendas de calçados e bolsas das 29 empresas expositoras do estande coletivo da cidade. “Só no primeiro dia de feira, 10.960 pares de calçados e 1292 bolsas foram vendidas, totalizando em vendas cerca de R$ 700.000,00. É um ótimo número, que é resultado da qualidade de materiais das empresas da cidade que estão expondo aqui na feira”, diz.

 

 

PARCEIROS
A Zero Grau conta com o apoio do Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas.

 

 Fabio Juchen, editor dos sites Sortimentos.com e Moda Eventos

Fabio Juchen, editor dos sites Sortimentos.com e Moda Eventos viaja a convite da Merkator Feiras e Eventos