Fevest 2014 – Senai Espaço de Moda é destaque na abertura da feira de moda Íntima, Praia, Fitness

Presidente-da-Firjan-Eduardo-Eugenio-Gouvêa-Vieira-inaugura-o-Espaço-de-Moda

A mais importante notícia para o setor de moda íntima de Nova Friburgo chegou na manhã de domingo (02.08.14), pouco antes da abertura oficial da edição 2014 da Fevest (Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima): a inauguração do Senai Espaço da Moda, que passa a ocupar as antigas instalações da fábrica de rendas Arp.

Único no estado do Rio voltado ao segmento de moda íntima, o Espaço de Moda promoverá a capacitação e treinamento da mão de obra do polo de Nova Friburgo e região, responsável por 25% da produção nacional de lingerie.

Além das aulas, os frequentadores do Espaço poderão participar de palestras, exposições, oficinas e workshops. O local também conta com auditório, biblioteca e materioteca, onde poderão ser encontrados lançamentos têxteis para o setor da moda.

O presidente do SindVest, Marcelo Porto, festejou o novo espaço, garantindo que não tardará até que os progressos no arranjo produtivo local da região sejam percebidos: “O Espaço representa a consolidação do polo em níveis tecnológico e de inovação, e assegura o sucesso das próximas edições da Fevest”. A propósito, Sebrae e Firjan renovaram o apoio ao evento, cuja edição 2015 acontecerá entre os dias 2 e 4 de agosto.

Ao descerrar a placa inaugural, o presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio Gouvea Vieira, destacou a relevância do novo espaço para o polo da região. “Este espaço é a mais perfeita síntese do nosso esforço em prol da indústria do Centro-Norte fluminense. Ele surgiu das necessidades demonstradas pelos empresários, por meio de seus sindicatos, com quem trabalhamos em profunda sintonia”, disse Eduardo Eugenio.

 

 

Abertura da feira
Depois da inauguração, autoridades e convidados seguiram para o Nova Friburgo Country Clube, sede da Fevest. Ali, todos assistiram a um desfile das novidades e tendências de confecções presentes na feira. Este ano, a Fevest vai ocupar uma área total de 12 mil metros quadrados e deve receber um público na casa de nove mil pessoas.

Entre as novidades, um sutiã desenvolvido especialmente para mulheres que passaram por uma mastectomia e cuecas feitas para pessoas com deficiência. A feira é uma realização do o do Rio de Janeiro, promovida pelo Sebrae e Sistema Firjan, por meio do Senai Moda Design, com apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, Conselho da Moda, Rede InterTv, TexBrasil, Abit, Apex e organização da Fábrica de Ideias.

 

 

Ação Social
Todo ano, a Fevest apoia uma instituição com atividades de cunho social. Este ano, a entidade escolhida foi Grupo ComVida, que acompanha pacientes com doenças mentais em Nova Friburgo. Um grupo de voluntários chamado Loucos por Lingerie produzirá um calendário com fotos de modelos caracterizados de personagens do conto “Alice no país das maravilhas”. Toda renda arrecada com a venda desses calendários, durante a feira, será revertida para o Grupo ComVida. Na edição anterior, a ação beneficiou uma instituição para deficientes visuais.

 

 

O Polo de Nova Friburgo
A Fevest é também o principal evento de negócios de Nova Friburgo, o maior polo fabricante de moda íntima em todo o país. O Polo de Moda Íntima de Nova Friburgo e Região possui 1.340 confecções e a maior quantidade de lojas do setor está concentrada nos circuitos de Olaria e Ponte da Saudade. As confecções – de pequeno, médio e grande porte – estão espalhadas pelos bairros da cidade e pelos municípios que ficam em seu entorno. Em alguns segmentos o Polo é responsável por 25% da produção do mercado brasileiro, gerando 20 mil postos de trabalho, sendo 8 mil diretos e 12 mil indiretos.