Fimec 2014 – Artecola Química mostra primeiro prymer para colagem aquosa de vulcanizados

Fimec 2014 - Artecola Quimica Fimec 2014 - Artecola Quimica

A Artecola Química, há mais de 65 anos no setor calçadista, mostra na FIMEC 2014 – feira de componentes, couros e máquinas para o setor calçadista, Inovação e Sustentabilidade com resultados para o cliente. Dentre as inovações, destaque para o Arteprymer A 2032, que tem o grande diferencial de ser um prymer à base d´água, permitindo que o processo de colagem de calçados vulcanizados seja 100% aquoso. Até então, os sistema de colagem de vulcanizados, mesmo com adesivo à base d´água, necessitava de solvente na composição do prymer, interferindo na ecoeficiência do processo. A inovação proporciona um sistema de adesão 100% à base d´água e com importante redução na emissão de VOCs (Volatile Organic Compounds, ou solventes orgânicos voláteis), uma vez que todo o sistema deixa de usar solventes em sua composição.

 

 

SUSTENTABILIDADE
A linha de contrafortes Artedur 1506 atende as mesmas características técnicas e comerciais de um contraforte produzido por impregnação, porém com a grande vantagem da possibilidade de reciclagem dos resíduos gerados. À Sustentabilidade Ambiental se soma a Econômica, uma vez que o material apresenta resultado 150% superior em aspectos como conforto, memória e retenção de formato. Há, ainda, a Sustentabilidade Social, com o envolvimento de cooperativas de catadores na coleta de subprodutos utilizados na fabricação do contraforte. “A linha Artedur 1506 contribui para a produção de calçados competitivos – especialmente para a classe C, na qual mais cresce o consumo no Brasil – com diferenciais de conforto e beleza agregados ao preço no produto final”, ressalta Müssnich.

 

 

ADESIVO EM PÓ REVOLUCIONÁRIO E REDUTOR DE VOCs
O adesivo Artepowder é a única tecnologia micronizada (em pó) existente para colagem de solados. A aplicação se dá de forma automatizada, em um processo desenvolvido em parceria com a Orisol do Brasil. Com formulação já superior em relação à primeira versão, o adesivo Artepowder agora se aplica também à colagem de modelos esportivos, além de linhas casuais. A inovação reduz em até 70% o tempo de processo e, com isso, gera ganhos significativos no custo do par colado. Reduz também o consumo de adesivo em até 95%, com ganho ambiental e em saúde ocupacional. Tudo isso com alta performance, eliminação de variáveis de erro no processo e geração zero de resíduo. O sistema também favorece a redução e o controle de VOCs, pois é menor a necessidade de utilização de produtos auxiliares.