Fimec 2016 – 35 mil visitantes são esperados na feira que reúne todos os setores do complexo coureiro-calçadista

Fenac Novo Hamburgo - Fimec 2016 - Foto : DIvulgação
Fenac Novo Hamburgo – Fimec 2016 – Foto : Divulgação


Fimec 2016 – Feira vai reunir todos os setores do complexo coureiro-calçadista em três dias e com novo horário

A Fimec, Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes e Acessórios para Calçados, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes, vai realizar sua 40ª edição entre os dias 15 e 17 de março de 2016, das 10 às 19 horas, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo / RS. Serão três dias de exposição de novos produtos, processos de produção e inovação relacionados ao setor que devem reunir cerca de 35 mil visitantes com interesse na área e grande poder de decisão, vindos de 35 países. Este público enxerga na Fimec um momento propício para atualização de conceitos e busca por formas inovadoras de aumentar a produtividade. “A inovação é um dos principais pontos que a Fimec poderá agregar ao visitante e ao expositor, porque percebemos que este é um conceito que vem mudando o mercado e que traz possibilidade de fomentar a produtividade, item de necessidade para o Brasil se tornar cada vez mais competitivo”, explica o diretor-presidente da Fenac, Elivir Desiam.

São cerca de 900 marcas apresentando seus produtos e serviços através de 575 expositores em um espaço de 36 mil metros quadrados de área. Somente o setor de máquinas é responsável por 30% do espaço da Fimec. Expositores da área deverão apresentar tecnologias que propiciem melhorias na produtividade das indústrias que desta forma, possam auxiliar no posicionamento do Brasil no mercado externo, uma tendência que vem se concretizando para 2016.

Estúdio Fimec
A fabricação dos calçados será feita pela West Coast/Cravo & Canela. Cerca de vinte fornecedores, entre curtumes e empresas de materiais e componentes para calçado participam da ação. Também serão expostas bolsas feitas com base nos matérias dos expositores.

Fábrica Conceito
A experiência de visualizar a produção de calçados em tempo real, como se o visitante estivesse dentro de uma indústria. Este é o objetivo da Fábrica Conceito, projeto desenvolvido através da parceria entre Fenac, Coelho Assessoria Empresarial e Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos – IBTeC.
Para a edição 2016, as indústrias parceiras para a produção dos 1.500 pares serão a Zenglein e West Coast. Com o acréscimo de 10 novas marcas, o projeto terá a participação de 70 empresas, entre fornecedores de matérias-primas, máquinas, equipamentos e insumos.

Para a Fenac, promotora da Fimec, a Fábrica é uma ferramenta importante para o visitante. “É uma experiência excelente principalmente para quem está em busca de inovação e tecnologia, dois itens necessários para o mercado coureiro-calçadista atual”, destaca o diretor-presidente, Elivir Desiam, que lembra ainda que “a Fimec é a única do mundo a ter o atrativo de uma fábrica trabalhando em tempo real, o que acreditamos ser um diferencial para o nosso visitante”.

Fenac
Com infraestrutura de excelência, o parque de exposições da Fenac é reconhecido por receber alguns dos maiores eventos da América Latina e reunir visitantes de todo o mundo nas feiras que produz e sedia.
O centro de eventos está localizado em Novo Hamburgo, região Metropolitana de Porto Alegre, às margens da BR-116, 40km do Aeroporto Internacional Salgado Filho, menos de duas horas/voo de centros importantes como São Paulo e Buenos Aires, 35 minutos de trem do Aeroporto Internacional Salgado Filho. São 36.399 m² de área construída, 29.597 m² de área de exposição, sendo 28.967 m² totalmente climatizados.