Fórum SCMC sobre inovação, design e moda em Blumenau está com inscrições abertas e gratuitas

Santa Catarina Moda e Cultura - SMCM 2014 Moda Eventos

O movimento Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) promove na quarta-feira, dia 19 de novembro de 2014, o 3º Fórum SCMC, com foco em inovação, moda e design. O evento será no Salão de Eventos Moinho do Vale, em Blumenau (SC), com início às 8h30min. Estão confirmadas palestras de Lino Villaventura, Ronald Heinrichs ( Meu Móvel de Madeira), Nathalie Rozborski (Consultoria francesa Nelly Rodi) e Claudia Bär (Fab Lab Florianópolis). As inscrições estão abertas pelo e-mail scmc@scmc.com.br, até o dia 17 de novembro. O evento é gratuito e as vagas são limitadas.

 
Paula Cardoso, gestora executiva do SCMC, comenta que o projeto trabalha com toda a cadeia do universo da moda e do design em Santa Catarina e que, neste contexto, a troca de experiências entre os profissionais é muito importante. “Estamos trazendo nomes bastante significativos da moda e do design para servirem de inspiração e norte para as nossas empresas. Assim como é fundamental que Santa Catarina olhe para os seus negócios e valorize cada vez mais o que é feito aqui, também é importante que acompanhe o que é feito regionalmente, no país e no mundo”, afirma.

 
Lino Villaventura
A história do estilista começou em 1978, quando Lino criou sua primeira peça: um colete. Dois anos depois inaugurou sua primeira loja e, em mais dois anos, foi descoberto pela mídia nacional. É um dos estilistas mais esperados e aclamados da São Paulo Fashion Week, da qual ele participa desde a primeira edição, em julho de 1996. As características do trabalho de Lino Villaventura passam pela identidade handmade e pela brasilidade, inspirada na cultura nacional. O tema da palestra será identidade e emoção criativa.

 
Ronald Heinrichs
Ronald Heinrichs trabalhou 20 anos no setor moveleiro. Passou por várias empresas nacionais e estrangeiras até que, em 2012, adquiriu a operação de e-commerce da Meu Móvel de Madeira, por acreditar que uma empresa pode cumprir um propósito maior. O conceito da marca é: “sua casa mostra quem você realmente é. Por isso não existe outro lugar igual a sua casa. Porque não existe outra pessoa igual a você”. Ele vai falar aos presentes no Fórum sobre e-commerce pessoal.

 
Nathalie Rozborski
A diretora da Nelly Rodi, consultoria francesa com expertise em inteligência de mercado, Nathalie Rozborski tem 13 anos de experiência profissional na área de moda. Concluiu em 2006 o mestrado em gestão de negócios de luxo e moda na Paris Sorbonne. No Fórum do SCMC, ela vai falar sobre O Novo Comportamento do Consumidor.

 

Claudia Bär
Claudia Bär, designer de produto pelo IFSC, fundou em 2013 o Fab Lab Floripa, uma iniciativa que pretende se tornar o primeiro laboratório de fabricação digital profissional de Santa Catarina, levando à comunidade acesso às novas tecnologias, a cultura maker e incentivo ao conhecimento aberto. No Fórum, ela vai falar sobre o movimento maker e as engrenagens da economia criativa.

 

SCMC
O SCMC está no ano 9 e reúne 17 empresas e entidades de ensino que acreditam que é possível, através da descoberta de uma identidade de moda e design, agregar valor aos itens produzidos em Santa Catarina. Juntas, estas empresas faturam mais de R$ 4,1 bilhões e empregam 25 mil pessoas. São elas: Altenburg, Audaces, Cia. Hering, Círculo, Dalila, Daniela Tombini, Digra, Dudalina, Fakini, HI Etiquetas, Karsten, Lancaster, Marisol, Meu Móvel de Madeira, Oceano, Printbag e Tecnoblu.