Gira Calçados 2014 em Campina Grande – Ícones do Nordeste são inspiração para projetos calçadistas de moda

Gira Calcados 2014 em Campina Grande Feira de Calcados

 

O Cangaço, o mestre Luiz Gonzaga, a cidade de Cabaceiras e o filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol” são alguns dos elementos culturais que influenciam criações.

 

 

Moda, Design e Inovação como lemes para orientar o desenvolvimento de coleções e ampliar mercados para a indústria calçadista da região Nordeste, especialmente dos polos produtivos da Paraíba. É com esse enfoque que o evento Gira Calçados, em sua terceira edição, vem trabalhando junto aos expositores e visitantes, investindo fortemente em uma nova visão produtiva. Para isso, projetos especiais bebem na vertente da cultura nordestina para produzir coleções diferenciadas.

 

Quem chega ao evento em Campina Grande (PB) logo se depara com Lampião e Maria Bonita repaginados, em grandes painéis criados pelo fotógrafo de moda Aladim Monteiro.

 

O editorial teve como inspiração não apenas o casal ícone do Cangaço, mas influências do Rei do Baião, Luis Gonzaga. Apresenta, também, referências estéticas à cidade de Cabaceiras (PB), com seu casario colorido, e à aridez das imagens do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha.

 

Os temas trabalhados no editorial de moda foram identificados no projeto Identidade, apresentado no evento em um ambiente acolhedor, onde varais repletos de cenas típicas do sertão são expostos junto a redes coloridas. Trata-se de uma proposta para desenvolver um novo olhar sobre o mesmo. O projeto está em sua primeira etapa, sob a consultoria do estilista Walter Rodrigues, e tem por objetivo tirar o foco da cópia. O projeto, realizado pelo Instituto by Brasil em parceria com o Sebrae, estimula o consumo da informação sobre tendências e a valorização de elementos locais na construção da identidade do produto.

 

 

DESFILE – O resultado de todo esse estímulo inovador e de moda para a indústria do calçado foi apresentado em desfiles durante o Gira Calçados. Maior evento calçadista do Nordeste, reunindo fabricantes de calçados, de componentes, de máquinas e lojistas, o Gira Calçados 2014 é uma realização do Sindicalçados Paraíba, SEBRAE-PB, FIEP (Federação das Indústrias do Estado de Paraíba) e SENAI-PB. Ocorre na sede da FIEP, em Campina Grande, reunindo rodadas de negócios com lojistas, o Salão da Inovação (exposição de máquinas e componentes) e atividades especiais.

 

Gira Calcados 2014 Moda Eventos 2014