Abertas as inscrições para a Mostra de Moda e Design Sustentáveis

incricoes-mostra-de-moda-e-design-sustentaveis-moda-eventos

Em sua quinta edição, o Paraty Eco Festival traz a Mostra de Moda e Design Sustentáveis, com participação aberta a estudantes e profissionais de moda, de acordo com os critérios especificados no regulamento. É uma ótima oportunidade de intercâmbio cultural, de se conhecer o trabalho de pessoas de diversas regiões do país que atuam numa mesma linha ideológica e conceitual, e de apresentar projetos, ideias, produtos, realizações de moda e design sustentáveis.

 

A Mostra acompanha os objetivos essenciais do evento como um todo: pesquisa e divulgação de conceitos e produtos de moda voltados à sustentabilidade, valorização do conhecimento tradicional relacionado a materiais e técnicas de baixo impacto ambiental, inclusão da população local e periférica no processo produtivo de moda e design dentro dos princípios de trabalho justo, debate de princípios éticos e estéticos na moda e no design contemporâneos.

 

É, portanto, também o momento para ouvir e trocar ideias com profissionais experientes e renomados de moda e design que partilham da ideia de respeito ao meio-ambiente e ao trabalho artesanal tradicional.

 

Não se trata de competição, mas há uma seleção prévia, feita pelos curadores da Mostra, Instituto Rio Moda, para que sejam apresentados os projetos mais interessantes e que atendam aos critérios. Serão colocados em destaque a criatividade e a valorização do conhecimento e das práticas tradicionais, assim como a utilização de técnicas e de matérias-primas ecologicamente sustentáveis no projeto e na confecção de peças de vestuário, calçados, acessórios, utensílios ou peças decorativas.