Estão abertas as inscrições para a edição 2016 do Concurso BtoBe (Brazilians to Be)

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Estão abertas as inscrições para a edição 2016 do Concurso BtoBe (Brazilians to Be), uma iniciativa do Texbrasil – Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – que tem como principal objetivo a descoberta, capacitação e promoção de novos estilistas empreendedores no mercado internacional.

Voltado apenas para profissionais já atuantes no mercado, o BtoBe terá uma única categoria: empreendedor de moda – critério adotado desde a edição 2015 do concurso. Podem se inscrever empresas que tenham no máximo cinco anos de existência legal. Sendo assim, o projeto reforça seu objetivo de incentivar e orientar iniciativas jovens e inovadoras, buscando seu crescimento e internacionalização.

As inscrições vão até o dia 11 de abril de 2016. As empresas devem inscrever apenas um projeto, em um dos segmentos: vestuário feminino, masculino ou unissex, exceto moda infantil. No dia 12 de abril, um júri especializado formado por organizadores do concurso e profissionais do mercado fará a seleção dos três trabalhos vencedores. O resultado será divulgado durante a 1ª edição do BtoBe Demo Day – novo evento do Texbrasil, que visa apresentar o BtoBe ao mercado como uma plataforma de aceleração de startups de moda, bem como de promoção internacional de negócios – no dia 19 de abril, na cidade de São Paulo.

Os estilistas vencedores terão direito a ingressar no Projeto BtoBe, a expor no BtoBe Demo Day 2ª edição – no segundo semestre de 2016 – e ainda participar de um programa de aceleração customizado desenvolvido pela Tropos Lab, consultoria baseada em Belo Horizonte especialista em startups. A aceleradora tem como objetivo submeter os empreendedores a uma grande carga de informações, de modo que possam testar hipóteses sobre suas empresas, seus produtos e clientes, e chegar a um modelo de negócio que seja economicamente sustentável.

“Os vencedores receberão consultoria, treinamento e mentoria em temas estratégicos para o crescimento de seus negócios, além de passarem a fazer parte do programa Texbrasil, onde receberão apoio para participar de ações internacionais de negócios”, comenta Evilásio Miranda, gerente de moda e design do Texbrasil.

Lançado em setembro de 2013, em uma iniciativa do Texbrasil em parceria com a Casa de Criadores, o BtoBe é uma competição anual que veio para substituir o Ponto Zero e ampliar a atuação para profissionais de todo o Brasil. Nas edições anteriores, o projeto incluiu uma categoria para estudantes de moda, que concorriam com uma coleção autoral criada especialmente para o projeto.

O concurso também serve de plataforma para o mercado internacional. Em março de 2016 a estilista Gabriela Braga vencedora do B2B pela Casa dos Criadores em 2014 apresentou sua coleção Inverno 2016 na 27ª edição da Vancouver Fashion Week. O novo talento da moda brasileira mostrou sua coleção de roupas femininas alegre e colorida.

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