Inspiramais acontece dias 11 e 12 de janeiro de 2016 e celebra sua 13ª edição com o Verão 2017

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Evento realizado em São Paulo é uma das principais fontes de informação para a cadeia produtiva da moda

O único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina que abastece o setor de matérias primas para moda, o INSPIRAMAIS chega à sua 13ª edição. Nos dias 11 e 12 de janeiro de 2016, visitantes de todo o Brasil e de diversas partes do mundo poderão conferir em primeira mão todos os lançamentos em materiais para os segmentos calçadista, têxtil, vestuário e moveleiro.

Essa edição apresentará o Verão 2017 com antecipação também do Inverno 2017 por meio do projeto Preview do Couro, Referências Brasileiras e + Estampa. A transversalidade desse Salão – que agrega inovação e originalidade através do design, tecnologia e sustentabilidade – permite auxiliar as empresas de uma forma global, desde a pesquisa conceitual até a comercialização de produtos.

O INSPIRAMAIS será realizado no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569, São Paulo/SP), e traz 15 projetos que colaboram não apenas no desenvolvimento do conceito de uma moda genuinamente brasileira, como também nos negócios do setor, tanto no mercado interno como externo. Fórum de Inspirações, Projeto Comprador, Mix by Brasil, Inovamais, Missões Empresariais, Saberes Manuais, Ecodesign e Oficina de Criação são algumas dessas ações.

“Chegar a 13ª edição do INSPIRAMAIS significa, para a Assintecal, a consolidação de um evento que tem como único objetivo contribuir para o desenvolvimento do nosso setor. A aceitação por parte do público ligado ao mercado de moda, mostra que estamos no caminho certo ao propor a criação de coleções genuinamente brasileiras e com apelo de design e inovação”, avalia o presidente da Assintecal, William Marcelo Nicolau.

Além de conhecer as mais de 600 novidades desenvolvidas para a indústria da moda e receber materiais que auxiliarão na criação de suas coleções – como a cartela de cores e catálogo de produtos – durante os dias de Salão os visitantes contarão com uma programação de palestras com nomes como a estilista Isabela Capeto, que falará sobre Identidade x Criação – Construção de uma marca através da valorização da Cultura Brasileira, além de seminários e oficinas de inovação.

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VERÃO 2017 – Por Walter Rodrigues
“Como uma página em branco que precisará ser preenchida, o verão 2017 dá inicio a mais um ciclo. Uma narrativa terá que ser elaborada, e nela estarão contidas nossas experiências, nossas apostas e nossos acertos. É hora de despertar: liberar um fluxo de energia arrebatador, capaz de nos fazer buscar novos propósitos para o Verão 2017.
Ao vivenciar, uma conjuntura econômica e política complicada, percebemos que a força das ações individuais estabelece um importante contraponto ao vazio reinante na sociedade, seja em termos de ideias, seja de atos ou de atitudes. Parece ser mais fácil desistir do que lutar.

Há de ser heroica a atitude de rebelar-se contra a mesmice de tudo. E a moda tem o dever de antecipar e apontar novos rumos de experimentação para que possamos avançar na direção de um mercado mais ágil, mais consistente e reconhecidamente inovador.

Marcelo Prado, do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Iemi), defende que pequenas empresas devem focar-se nos nichos de mercado, tornando-se únicas, singulares. “Oferecer um bom produto e com preço bom, para um nicho de mercado específico” é, em sua visão, a melhor maneira de vencer em um mercado com muitos produtores.
Portanto, o Fórum de Inspirações tem como desafio incentivar experiências e proporcionar um conteúdo inspirador para a criação de coleções que levem em conta não só a necessidade das empresas de produzir, mas de permanecerem fortes e relevantes no mercado.

Nossa meta é apoiar as empresas e empresários na descoberta de seus propósitos para alcançar o sucesso e, mais importante ainda, permanecer no sucesso. Esse caminho, sem dúvida, passa pelo pertencimento. Ao saber exatamente o que nos diferencia no mercado de moda, podemos comunicar de uma nova maneira a nossa expertise.

Curiosamente, no momento em que escrevo, em julho de 2015, aparece nas redes sociais um texto instigante que sugere pesquisar no Google a frase “apesar da crise”. Ao fazer isso, milhares de resultados indicam que, apesar da crise, continuamos a investir na agricultura, a receber investimentos de outros países, a vender carros de luxo, a ir aos cinemas em busca de entretenimento, a frequentar restaurantes e bares e a aumentar o lucro da Ambev.

Diante disso, cabe à moda, e a cada um de nós, a tarefa de exaltar aquilo que temos de mais genuíno: a nossa maneira única de expressar as cores, as formas e os conceitos, vestindo-os como uma couraça, uma armadura que nos proteja do pessimismo, da mediocridade e da falta de empreendedorismo”.

Fotos: Divulgação