Integramoda reúne público recorde e antecipa o Inverno 2017

IntregaModa 2016 Moda Inverno 2017 IntregaModa

A edição Inverno 2017 do Integramoda reuniu na quarta-feira (30.03.16), cerca de 250 pessoas no auditório principal da Câmera da Indústria e Comércio de Caxias do Sul, para levar aos empresários e estudantes de moda da Serra Gaúcha as últimas tendências fashion além de análises de mercado e comportamento do consumidor. Com o tema “Coletivo: pensar juntos, fazer juntos” e foco nas tendências para a temporada fria, o público recorde que participou da edição de 10 anos do evento, recebeu do Comitê de Estilo, responsável pelas pesquisas de tendências para o Integramoda, o anuncio do Red Rose como um dos Pantones do inverno 2017.

Irio Strassburguer, proprietário da malharia Bonneterie, abriu o evento contando o case da empresa que constituiu há 28 anos. Com formação em engenharia mecânica Irio trabalhou com manutenção de máquinas têxteis, e foi um estágio na França que despertou sua admiração e amor pela moda. Desde o início a Bonneterie se propôs a oferecer uma malha diferenciada, de qualidade superior. Abriu sua primeira loja em Porto Alegre, no bairro Moinhos de Vento e hoje conta com 5 lojas no Rio Grande do Sul e uma no Paraná. Um dos segredos de sucesso, segundo Irio é o foco comercial em atender e não simplesmente vender.

A segunda parte do evento trouxe um painel interativo que falou sobre comportamento do consumidor e abordou o tema do evento: o Coletivo. Participaram Tatiane Alves, consultora especializada em moda, Eduardo Motta, diretor e consultor da Radar Inteligência e Gabriela Oliveira, diretora da Vereda Criativa. Com intermediação de Priscila Ferronato (Núcleo de Moda da Fitemasul), os participantes falaram entre outros assuntos sobre as mudanças nos calendários de moda e a tendência do see now, buy now. Outra perspectiva que foi discutida é que as pequenas empresas estão se unindo para abrir espaços em pontos comerciais que sozinhos não conseguiriam manter. Em relação aos consumidores eles estão cada vez mais conscientes e pesquisam a origem do produto e a matéria prima, buscam a transparência nas marcas e querem experiências, não só a compra do produto.

Estilista Walter Rodrigues

Para fechar a noite, o estilista Walter Rodrigues, hoje coordenador do Núcleo de Design da Assintecal, apresentou a pesquisa sobre tendências de moda e design para o Inverno 2017. Cores como dourado, camel, total white (em pleno inverno), turquesa, terracota, vermelho e pink fazem parte da cartela de cores, além de alguns neons.

Muita textura em 3D e estampas como animal print, camuflado e xadrez retrô. “O clássico passa a ser tendência e a simplicidade ganha espaço até no fast fashion”, afirma. Ele também frisou que o pequeno empresário precisa fazer o seu papel, que as grandes marcas estão deixando de lado: a criação autoral: “empresas precisam ser mais que muros e máquinas, empresas precisam entregar experiências e as pequenas indústrias de moda só vão sobreviver pela sua criatividade e personalidade”. E sobre o coletivo complementa: “não é mais a grama mais verde do vizinho que incomoda. Precisamos deixar a grama de toda a vizinhança mais bonita”.

A próxima edição do Integramoda com as tendências do verão 2017/2018 será em julho de 2016.