LABmoda – Semana de Moda de Curitiba divulga line up e atrações culturais

LABmoda - Semana de Moda de Curitiba divulga line up e atrações culturais

Edição Concept do LABmoda – Semana de Moda de Curitiba. 
Evento terá 17 desfiles e 16 apresentações de música, dança e artes cênicas. 

 

Nos dias 29 e 30 de Junho de 2013, o Galpão Thá Cultural recebe a edição Concept do LABmoda – Semana de Moda de Curitiba. As mais de 10 horas de atrações multiculturais incluem, além dos desfiles, apresentação de bandas e DJs, de dança e de artes cênicas. Os 17 desfiles de marcas, estilistas e estudantes de moda vão apresentar ao público amostras de suas criações de inverno. Algumas dessas marcas que desfilaram, vão estar presentes na feira LABmoda também.

 

O foco dessa edição está na criatividade dos designers e marcas locais. “Temos confiado cegamente naqueles que constroem nossa identidade através do que vestimos, em desconhecidos imaginários. A edição Concept veio para que o público conheça o rosto de quem está por traz da criação da moda curitibana”, diz o diretor criativo do LABmoda, Júnior Gabardo

 

O evento tem formato colaborativo, de modo que o ingresso de 10 reais (ou 15 na hora do evento), dá acesso aos desfiles e às apresentações e ainda serve como bônus de compras na feira. Assim público e estilistas saem ganhando.

 

Marcas e estilistas no LAB

Anderson Petri
Apaixonado por moda, Anderson nunca se viu fazendo outra coisa que não fosse moda e arte. Com um desfile de seis looks que resumem bem o seu trabalho, o estilista aparece pela primeira vez em um evento de moda apresentando sua coleção autoral com foco no feminino.

AYO
O diretor de arte Sergio Takahata e a designer de moda Suelen Frazzato são os nomes por trás da marca AYO. Cheios de ideias e energia, criam para jovens antenados com vida social agitada que gostam de ouvir música alta e fazem da dupla amigos e diversão um lifestyle.

Cooch
Vinicius Cocchieri respira moda desde pequeno. O contato com a área da confecção dentro do atelier da grife Gianni Cocchieri fez com que a Cocch, nascesse com os mesmos atributos da marca mãe: sofisticação; qualidade; cuidado nos acabamentos e a Itália dentro do peito. O público é mais jovem, mas não menos exigente. A coleção inverno 2013 é focada nas formandas.

W.Ritzdorf
Fundada em 1930 por Willy Ritzdorf, a W. Ritzdorf confeccionava móveis, brinquedos e peças decorativas em madeira maciça. Hoje, a designer Fernanda Winckler cria verdadeiras esculturas em miniatura. O ourives, Jair Winckler, com 30 anos de experiência com ourivesaria artesanal, dá a vida às joias e artefatos de luxo em madeira maciça, ouro, prata e pedras preciosas.

Velvet.Underwear
Roupas masculinas confortáveis com design original. Esse é o diferencial da Velvet.Underwear, de Carolina Gritten. Ela, que decidiu ser estilista aos 13 anos, iniciou sua formação aos 17 e venceu vários concursos. Hoje cria para a Schooner e a Velvet. Para a nova coleção, buscou referências na banda Velvet Underground, no cinema P&B e nas origens da moda masculina.

Runaway
A recém-fromada designer de moda Suelen Frazzato apresenta sua primeira coleção no LABmoda. Explorando possibilidades conceituais, a marca propõe o uso do couro bovino em vestidos de festa. O contraponto do material rústico com o design sofisticado dos vestidos é a aposta inovadora da Runaway.

Soluart
A designer e tecelã Sóluá atua em dois segmentos: tecelagem e moda, buscando uma união dessas duas artes. No México, sua terra natal, fez Belas Artes e cursos de tecelagem e no Brasil fez faculdade e cursos de moda, costura e modelagem. Para a sua marca, Sóluá cria e produz tecidos com as mais variadas padronagens, fio por fio, linha por linha.

Libélula Brechó
Rafael Gomes Savae é o nome por traz do Brechó Libélula. Hoje com duas lojas (nos bairros São Francisco e Cabral, em Curitiba), traz peças vintage e retrô selecionadas, cuidadosamente lavadas, reformadas e, por vezes, customizadas. Oferece também uma variedade de acessórios como óculos, colares, anéis e botões. Produtos para o público masculino e feminino.

Polyana Rosa
Criada pelos sócios Poliana Montagna, Maicon Machado e Melise Seabra, a marca começou como um ateliê para reformas de roupas. Com o pedido de serviços envolvendo criação crescendo, surgiu a oportunidade de lançar peças próprias e organizá-las em coleções. O público-alvo são mulheres. A coleção de inverno 2013 tem inspiração nos anos 30 e em peças masculinas.

Reverenda
Nicole Biaggi criou laços com a moda ainda na escola, desenhando uniformes de torcidas e criando estampas para camisetas de amigos. Com veia street wear, a marca Reverenda tem na sua identidade valores da globalização e referências das grandes metrópoles. A coleção de inverno 2013 tem inspiração na cultura religiosa.

Hell on Heels
Em 2012, a designer Valéria Storer identificou um segmento não explorado no mercado de moda e decidiu investir. Rockwell, segundo a estilista, entra no segmento rockwear. Suas peças são pensadas para mulheres que gostam de rock and roll, mas não abrem mão de roupas com bom cortes, bons tecidos que valorizem a feminilidade.

Reptília
A arquiteta e estilista Heloísa Strobel é quem assina a marca Reptilia. Explorando novos materiais, formas e desafios no vestir, todas as peças criadas são edições limitadas, refletindo conceitos de identidade, exclusividade e handmade. O maior diferencial da marca é o conceito e reaproveitamento de materias.

B-shirt
Bettina Martinelli é formada em design gráfico, já produziu de joias e bijouterias à sites. Hoje, a frente da marca B-shirt, o foco da sua marca está nas camisetas. B-shirt está na terceira coleção e tem como meta oferecer aos seus clientes um cuidado especial quando o assunto é imagem pessoal.

Caropita Fashion & Hair
Simone Benício se encantou com o mundo da moda como em um amor à primeira vista. Em 2007, ela abriu a loja Caropita Fashion & Hair focada no estilo casual, com roupas elegantes com estilo mais prático e profissional para o dia a dia. A marca estará na feira do LABmoda também com acessórios e bijouterias exclusivas.

Universidade – Camões Cyber – the Mystic Dream
As estudantes da Faculdades Camões Emily Alves da Luz, Maria Carolina Chanoski, Kelli Ribeiro e Rita de Cássia Cardoso apresentam amostra de coleção que tem como proposta divulgar o movimento cyber goth de maneira suave e divertida. Formas e texturas como a lycra, polainas de pele e corsets, ganham ares mais leves com transparência de tecidos como voil e o tule.

Universidade – UP – Maasal
Os estudantes da Universidade Positivo Felipe Birgman, Brenda Farias, Gabriella Pissolitto e Gabrielle Nogueira apresentam sua primeira amostra de coleção conjunta baseada numa tribo africana. Maasai foi a escolhida como tema pela grande variedade de cores e ornamentos usados nas suas vestimentas. As cores vermelho, marrom, bege, branco e laranja dão unidade às criações.

Universidade – UP – Pele de Asno
As estudantes Muriel Seguro, Stefany Vechi, Maria Claudia de Lara, Madeline Correa, Isadora Miranda, Stephanie Carneiro, Vanessa Uberti e Rhayslla Junca, do segundo ano de moda da Universidade Positivo, basearam-se no conto Pele de Asno para criar a amostra de coleção que será apresentada no LABmoda. Com trabalho conceitual, o uso de modelagens, tecidos pesados como a lã, a pele, o couro e aviamentos de metal buscam criar um questionamento do belo através da roupa.

Universidade – UP – Festival Holi
A dupla de veteranas de moda da Universidade Positivo Marcela de Quadros e Priscilla Cabral apresentam amostra de coleção conjunta sob inspiração do Festival Holi. O evento, originado pela lenda de Krishna, é uma festa que celebra a chegada da primavera. Recortando diversas referências, como as cores, a primavera e Krishna; as estudantes compõe looks que valorizam a feminilidade e com foco nas cores azul cobalto, dourado, preto e estampas multicoloridas.

Universidade – UP- Cirque Luminosité
Os estudantes de moda Francieli Portes, Camila Caldeira, Jessica Moreira e Camylla Costa, da Universidade Positivo apresentam amostra de coleção Cirque Luminosité. As alunas buscam encantar o publico com inspirações do circo e com releitura do barroco que é rico em detalhes.

Renata Luciana – Arte de Vestir
As experimentações da estilista Renata Luciana com guarda-chuvas reciclados já são conhecidas pelo público do LABmoda. Nessa edição, ela apresenta a coleção Calderin 2014- No des-contexto das Estações, que busca novas formas para o material, deslocando os sentidos e significados entre moda e arte.

 

 

Bandas participantes

COLATERALL
A banda, formada em 2008, tem influências como Pearl Jam, Bad Religion e Kinks. Colaterall começou como projeto paralelo dos integrantes, mas tomou grandes proporções e já está preparando seu terceiro CD.

CAVALO BAIO E OS PINHO
Após o fim das bandas Nachos Grande, Crocodilos do Barro do Iguaç(ss)ú e Polaroid, 4 amigos ociosos decidiram fazer um show só para curtir um pouco. O show rendeu bons resultados, e a banda tinha que se tornar real.
A banda, que antes se chamava só “Os Pinho”, o “Cavalo Baio” veio um novo baixista, fazendo com que o quarteto se tornasse um quinteto.

BLACKPIPE
A banda BlackPipe surgiu em agosto de 2012 num barzinho. A essência profunda do rock inglês e seus estilos de vida os tornaram “Os Garotos Britrock”. Eles gravam o primeiro EP com previsão de lançamento para julho. Oasis, Beady Eye e Kaiser Chiefs são outras influências.

CROONERDEE
CroonerDee traz uma proposta que mistura sonoridades de diferentes gerações de músicos curitibanos. A banda lançou seu primeiro EP em 2012 e lançará um novo no segundo semestre desse ano. Seus integrantes tiveram passagem pelas bandas: Hevo 84, Sugar Kane e Mariatchis.

ANACRÔNICA
A banda Anacrônica rodou o Brasil já com seu primeiro disco, tocando em grandes festivais e também abrindo shows internacionais como o do Franz Ferdinand em 2010. Com grande visibilidade da mídia nacional e internacional, a banda participou da trilha sonora de um documentário sobre São Paulo da CNN. Passando por influências do rock nacional dos anos 80, Red Hot Chili Peppers, Cardigans, Beatles e Led Zeppelin, eles se preparam para lançar o próximo disco.

RENTAY
A banda Rentay foi criada em 2006. As influências vem desde AC/DC até bandas mais atuais como, Paramore, Yellowcard, entre outras. Para o público alternativo e que curte um bom rock n’ roll, a banda, que já tem um EP gravado lança seu primeiro CD no final do ano.

LENHADORES DA ANTÁRTIDA
A banda que se auto-define como Folk-Rock Sensual, faz músicas próprias e covers de bandas. “Mel e Gim” e “Linhas tortas” são suas duas músicas mais conhecidas do público que os acompanha nos shows do Slainte pub.

SUBBURBIA
O quarteto curitibano Subburbia, formado por E100, Penny, Vir e Ernani, faz parte do lado B da rica cena indie dos novos curitibanos. No começo desse ano, a banda lançou “Queens & Vagabonds”, seu primeiro EP, que foi muito bem recebido por todo Brasil.

STEREO 33
No início da era só o vocalista Zé Travagin e o Kojake (baixo). Esse encontro foi o início da banda Strike, que participou de alguns festivais de música independente. Com a entrada de Álvaro (bateria), formou-se a Stereo33. Para completar a banda, Fabrício Béeh entrou com sua guitarra. Ainda como residentes das sextas-feiras do Empório São Francisco, produziram o primeiro álbum “Hora Zero”.

PUNKAKE
Com faixas dançantes, as meninas descoladas da Banda Punkake vêm empolgando muito o público durante os shows. Depois de dois anos de carreira, gravaram neste ano o primeiro vídeo clipe com a música “Tão Sexy”, que dá nome ao último trabalho do grupo. A música, em menos de dois meses, já superou a marca de 140 mil execuções no Myspace.