Balanço da edição 2016 da Mercedes-Benz Fashion Week Rússia

Desfile Igor Chapurin no Mercedes-Benz Fashion Week Russia
Desfile Igor Chapurin no Mercedes-Benz Fashion Week Russia

32ª edição da Mercedes-Benz Fashion Week Rússia apresentou de 11 a 15 de março de 2016 as últimas coleções no impressionante ‘Manege’ Hall, no centro de Moscou, com a participação de diversas marcas. Destaque para a alta costura de Slava Zaitsev, Igor Gulyaev, Alena Akhmadullina,  Ivka, Tako Mekvabidze, Yasya Minochkina, Ksenia Knyazeva , entre outros.

A semana de moda russa registrou indicadores sem precedentes.Cerca de 50 mil convidados, mais de 30 mil fotos no Instagram com #MBFWRussia hashtag, inúmeros vídeos curtos feitos por cinegrafistas para as redes sociais. Mais de 50 jornalistas e fotógrafos internacionais participaram da Temporada 32 da Mercedes-Benz Fashion Week Rússia.
O Mercedes-Benz Fashion Week russo foi assistido por famosos do mundo da moda como Jae Suk Kim, Sasha Spring , Veronica Kemsky. Entre os convidados que assistiram os desfiles : Mauro Galligari (Founder & CEO, Estúdio Zeta), Carlo Capasa (Presidente da Câmara Nazionale della Moda Italiana, CEO da Costume National), Eddie Mullon ( fundador e CEO da Moda GPS), Svetlana Chêne (Galeries Lafayette), Luca Martines (Presidente yoox.com), Yurate Gurauskaite (InStyle), Masha Fedorova (Glamour), Svetlana Bondarchuk (OLÁ!), Ksenia Sobchak (L’Officiel) , Tatyana Mikhalkova, Elena Kuletskaya, Alexey Nemov (a campeão olímpico quatro vezes em ginástica), Angelica Timanina (campeão olímpico na natação sincronizada), Konstantin Andrikopulos, Julia Baranovskaya, Yana Churikova, entre outros.

 

Desfile de fechamento
O desfile de moda de Igor Chapurin em Kuntsevo Plaza fechou a edição 2016 do Mercedes-Benz Fashion Week Rússia. Coleção pré-queda 2016 chamado SENSE 9.0 traz mistura de sentimentos e emoções associadas com a década de 1990 do século passado. Igor Chapurin apresentou peças de vestuário com vários tipos de mangas: vibração, sino, bispo de, bastão, para vestidos e blusas e os mais amplos para os casacos. O designer emprega vários estilos ao mesmo tempo: saias linha-like delicados com várias camadas de bandas largas e pétalas, dobras decorados, trens, padrões florais, cintos preto, couro brutais e silhuetas formais esticada verticalmente.

Também há espaço para tecidos semitransparentes foi junto com os vestidos escala frisado que lisonjeado os modelos. O eixo correndo invisível é estruturado por acessórios e detalhes: colares longos realizados sob a forma de cadeias preto, botões dourados redondos da pelagem, zíperes extravagantes e curvas nos macacões. Na cartela de cores: bege e preto, cinza e branco, limão areia, junto com os padrões florais e geometria apresentados em linhas e quadrados. A coleção tem elementos da cultura urbana, filosofia individual e síntese de feminilidade e brutalismo.
Conferência Internacional de Moda Futurum, organizado pelo Conselho da Moda Russa, nos dias 14 e 15 de Março
30 líderes internacionais da indústria da moda se reuniram na conferência para discutir as tendências atuais e mudanças no negócio da moda. Mesas redondas, seminários e discursos transformaram os encontros em sessões de consultoria para os  designers, empresários e executivos russos . Entre os palestrantes estavam especialistas importantes do mundo: Mario Boselli, presidente honorário da Câmara Nazionale della Moda Italiana (Itália); Ignacio Sierra, Presidente da European Branded Vestuário Alliance EBCA (Brussel), Diretor Geral Corporativo do Grupo Cortefiel (Espanha); Carlo Capasa, Presidente da Câmara Nazionale della Moda Italiana, CEO da Costume National; Sara Maino, Chefe de Talentos Vogue; Stefan Siegel, fundador e CEO, não apenas uma etiqueta; Kaat Debo, Diretor de Mode Museum Antwerpen Momu.

“Moda Futurum é realmente uma ótima ideia. Eu sei que é a primeira vez, mas eu acho que é foi bem sucedido. Eu tive a oportunidade de falar com várias escolas italianas. Pessoas em outros painéis estavam discutindo temas muito importantes, e eu realmente espero que haja novas edições. O Moda Futurum é interessante para e público internacional porque mostra como a Inglaterra, França e outros países organizam suas indústrias”, declarou Sara Azzone, Istituto Europeo di Design Moda Director Milan

“Tudo é muito novo para mim aqui, é a minha primeira vez na Semana de Moda russa. Devo dizer que há uma  agradável de energia. As pessoas desejam fazer algo importante para o futuro, por isso é muito bom “, disse Carlo Capasa, Presidente da Câmara Nazionale della Moda Italiana, CEO da Costume National.

“Eu acho que iniciativas como Moda Futurum são muito importantes, porque nestas plataformas você troca ideias e  trabalha em rede com pessoas da indústria, museus, curadores, jornalistas e criadores. Gosto de estar presente em eventos como este, porque dá a oportunidade de descobrir como é a moda russa e a possibilidade de trocar informações com os profissionais, o público local, designers e estudantes. A moda é uma coisa global, de modo que este intercâmbio internacional é super importante “, afirmou Kaat Debo, Diretor de Mode Museum Antwerpen Momu.