Mostra do Santa Catarina Moda e Cultura vai acontecer de 6 a 13 de dezembro de 2014 no CIC, em Florianópolis

CIC Centro Integrado de Cultura Florianopolis Moda Eventos 2014

A celebração dos estudos do ano #9 do Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) vai acontecer de de 6 a 13 de dezembro de 2014, no Centro Integrado de Cultura – CIC ( Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica ), em Florianópolis / SC . No primeiro dia, ocorre o lançamento que vai reunir convidados para a apresentação dos resultados do que foi desenvolvido pelos times criativos envolvidos no projeto ao longo da edição. Já de 7 a 13 de dezembro, a estrutura estará aberta à visitação e o SCMC promoverá palestras e workshops com os movimentos transformadores estudados no ano #9. Toda a programação será gratuita.

Segundo o presidente do SCMC, Claudio Grando, era um desejo antigo manter a mostra por mais tempo aberta ao público e isso foi possível graças ao apoio do Governo do Estado, através da Fundação Catarinense de Cultura. “Entendemos que o resultado dos nossos estudos não pode ser apenas para consumo das empresas e instituições de ensino envolvidas. Deve estar aberto também à sociedade, para que os catarinenses percebam que há valor agregado nos nossos produtos e que nós queremos levar toda a criatividade que existe aqui para o mundo através das criações de moda e design”, aponta.

Depois de descobrir o resort culture no ano #7 (2012) e identificar personagens que representam essa cultura no ano #8 (2013), a vertical Inteligência Compartilhada busca neste ano #9 mostrar quem são os movimentos e pessoas que estão transformando o estado por meio da arte, da cultura e do design.

Jackson Araujo, um dos consultores criativos do projeto, explica que essa transformação não tem nenhuma relação com assistencialismo ou caridade. “Buscamos transformadores através de uma nova economia menos capitalista e mais focada no bem comum. A chamada economia criativa, que embora pareça apenas uma teoria para alguns já é prática em várias ações realizadas em Santa Catarina”. Aponta.

Os movimentos são divididos em duas frentes, explica a consultora Luca Predabon. “Os CitiZen são os que veem nas suas ações e negócios uma possibilidade de melhorar o mundo – como marcas que aproveitam resíduos de indústrias têxteis para desenvolver novos produtos e geram uma cadeia que envolve sustentabilidade e design. Já os Goodmakers são aqueles que não necessariamente transformam boas ações em negócios, mas mantêm o viés de atingir o outro no seu trabalho – como um fotógrafo que busca atrair o olhar para um determinado problema”, conclui.

Inteligência Compartilhada
Principal vertical do SCMC, o Inteligência Compartilhada surgiu com o objetivo de promover um intercâmbio entre estudantes de moda e design e equipes de criação das empresas. No início de cada ano, ocorre um processo seletivo de escolha destes estudantes, que recebem a oportunidade de criar, em conjunto com os profissionais, uma capsule collection sob orientação da consultoria criativa do projeto.

Vários workshops ocorrem durante o ano todo para debate de tendências de comportamento e consultoria na criação dessas coleções, que são apresentadas numa mostra que está entre os maiores eventos de moda do país e ocorre sempre no fim de cada ano.

 

Santa Catarina Moda e Cultura 2014 Moda Eventos

SCMC
O SCMC reúne 17 empresas e entidades de ensino que acreditam que é possível, através da descoberta de uma identidade de moda e design, agregar valor aos itens produzidos em Santa Catarina. Juntas, estas empresas faturam mais de R$ 4,1 bilhões e empregam 25 mil pessoas. Participam desta proposta bacana as empresas Altenburg, Audaces, Cia. Hering, Círculo, Dalila, Daniela Tombini, Digra, Dudalina, Fakini, HI Etiquetas, Karsten, Lancaster, Marisol, Meu Móvel de Madeira, Oceano, Printbag e Tecnoblu.