DFB Festival 2018 : Megaestrutura é montada no Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza

DFB festival 2018 Dragao fashion Brasil 2018

 

Dragão Fashion Brasil : DFB Festival 2018

Faltando poucas horas para o início do DFB Festival 2018, a megaestrutura do maior encontro da moda autoral da América Latina já ganha forma no Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza, no Ceará. Todos os espaços do evento recebem os ajustes finais na terça-feira (8.5.18), véspera do festival que espera reunir milhares de pessoas para a programação multicultural que passeia pela moda, música, gastronomia, empreendedorismo e educação.

O DFB Festival 2018 começa a partir das 13h30 de quarta-feira (09.05.18), com a distribuição dos convites que dão acesso aos desfiles e a programação de palestras e lançamentos do Dragão Pensando Moda. O primeiro desfile começa a partir das 17h30; seguido da coletiva inaugural com a presença do diretor geral do evento, Cláudio Silveira; e encerrando com show da cantora Iza, às 22h.

DFB festival 2018 Dragao fashion Brasil 2018

DFB Festival 2018 propõe um olhar 360° para cobrir todos os sentidos que norteiam e retratam o Brasil atual

“Olhar a realidade através de todas as camadas, abrangendo todos os sentidos e todas as direções”, resume Claudio Silveira, ao anunciar a proposta da edição 2018 do DFB Festival, uma das mais relevantes mostras multidisciplinares do Nordeste e maior encontro da moda autoral da América Latina. O realizador do DFB reforça que, “em tempos de temperatura elevada em todos os setores da nossa sociedade, é preciso se posicionar de forma positiva para garantir a máxima participação de todos os indivíduos, sem discriminação, censura ou limitação”.

A fala de Claudio reflete os princípios da Economia Circular e da Economia Criativa, que norteiam o Evento este ano, e que já vêm sendo abordados em edições anteriores. Ao consolidar-se como evento multidisciplinar, o DFB Festival 2018 reforça sua missão maior: promover a inovação e o acesso às mais diversas formas de produção criativa.

Realizado de 09 a 12 de maio, o Evento volta, pela quarta vez, ao Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza, e apresenta uma extensa programação reunindo cultura, música, moda, dança, gastronomia, empreendedorismo e formação.

Shows empoderados celebram a pluralidade

Em 2018, o DFB Festival distribui a programação musical em três palcos, sendo o principal o Ceará Sobe o Som, que, no decorrer de 4 dias, receberá 8 shows e 4 sets de DJs convidados. Entre os destaques, a festa de abertura do DFB Festival 2018, na quarta, 09 de maio, terá como atração a carioca Iza, uma das grandes novidades da música pop brasileira. Na programação da noite, Audi + DFB Festival recebem convidados no frontstage.

O Palco Ceará Sobe o Som ainda recebe a revelação As Bahias e a Cozinha Mineira, CIC e a paulista Karol Conka, encerrando o evento no sábado, com uma festa que traz o tema “Não se importe com meu decote”, patrocinada pela marca cearense Nayane Rodrigues Lingerie. Toda a programação do Palco Ceará Sobe o Som é 100% gratuita.

O Espaço recebe, ainda, duas grandes performances de dança assinadas pela coreógrafa e bailarina Vera Passos – uma delas inédita no Brasil e já apresentada em solo norte-americano. Ampliando o cardápio musical, haverá concertos em versão pocket, em palcos especiais, na área externa das salas de desfile. A programação é sujeita à alterações sem aviso prévio.

Ainda no line up, o Palco Moda apresentará pocket shows nos intervalos dos desfiles; já o Palco Atlântico Sul, com curadoria a cargo da emissora de rádio homônima, terá apresentações diárias da Banda Duetos.

Segmento Moda promove pluralidade e celebra o beachwear cearense, a indústria que é a nossa praia

Com 19 anos de uma história fortemente ligada à tradição da indústria cearense de têxteis e confeccionados, o DFB Festival apresenta um line up composto por 38 desfiles de moda, entre nomes autorais, grandes players nacionais e criadores emergentes, distribuídos em três salas, com capacidade para 1.000, 800 e 600 lugares. Números que o tornam reconhecido internacionalmente como o maior e mais relevante encontro da moda autoral da América Latina.

Entre as novidades, a parceria com a têxtil catarinense Lunelli, marca que apoia o DFB, acreditando muito no evento e no potencial de moda do Nordeste. O grupo desenvolverá uma série de ações: palestra do Walter Rodrigues, grande nome da moda Brasileira e participação da diretora criativa da marca Lez a Lez, Juliana Jabour. O Grupo Lunelli está há 36 anos no mercado têxtil, possui 4,3 mil colaboradores e é gestor das marcas Lez a Lez, Lunender, Alakazoo, Hangar 33 e Lunelli.

No pavimento superior do Terminal Marítimo, uma outra novidade: o DFBeach Club, uma nova sala de desfiles, para 600 convidados com vista panorâmica para o entardecer no Oceano Atlântico, com line up exclusivo em beachwear. A mostra foi idealizada para estimular e dar mais visibilidade à indústria da moda praia cearense. A estrutura do espaço é transparente e climatizada, e os desfiles têm início no fim da tarde, ao pôr-do-sol, a partir das 17h30min.

Por lá, passarão as estreantes Flee! e Hand Lace, além da praia deluxe da Bikiny Society, que promoverá uma sunset edition para apresentar sua coleção.

No DFB Festival, moda é sinônimo de oportunidade e suas ações reafirmam sua missão primordial: proporcionar o acesso do público a talentos emergentes e em formação, bem como marcas e designers que não se encaixam nos formatos mais tradicionais do trade.

Para fomentar o novo, o DFB realiza, desde 2001, o Concurso dos Novos, tradicional competição aberta a instituições de ensino superior e técnico de todo o Brasil. Em jogo, além do Trofeu DFB e do reconhecimento de um número expressivo de profissionais da imprensa especializada de todo o Brasil, um prêmio em dinheiro no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais). Nesta edição, as instituições participantes devem desenvolver coleções-cápsula com o tema: “Economia Circular: todos os ângulos da inovação e da renovação no pensamento e no fazer moda”.

Os talentos autorais ganham as passarelas do DFB Festival 2018. Novos nomes foram adicionados ao line up, como a paulistana minimalista D-Aura; o projeto cearense Elo.Collab, capitaneado por um trio de mulheres com foco em utilizar roupas e roupas e acessórios como plataformas de expressão, que saúdam a memória de mulheres arquetípicas da história do Brasil, símbolos reais de luta e empoderamento femininos; a cosmopolita Tanden e as apostas Jonhson Cavalcante, Bruno Olly, Ivanovick, Fábio Caracas e Herculano Marques (vencedor do reality show Comunidade:Moda em 2017).

Empreendedorismo, entretenimento e transmissão em tempo real

Além da programação de shows, desfiles, palestras e workshops, o público que for ao DFB Festival 2018 poderá conferir o espaço Empreendedores Criativos por Sebrae: com foco em moda, arte e design, a área de 1.200m² reúne mais de 50 expositores e foi idealizada para proporcionar o diálogo direto entre criador e público, bem como facilitar o acesso a artigos originais, inovadores e autorais.

Para garantir a energia durante os 4 dias e noites de Evento, o DFB Festival 2018 convidou 6 restaurantes (Celeste, Frederico Jayme, O Banquete, Tomate Cereja, Suvaco de Cobra, Culinária da Van) comandados pelos mais renomados chefs do Ceará, que oferecem refeições assinadas a preços populares. Além das opções gastrônomicas, o público conta com um megabar Santa Gela, delimitando o frontstage do Palco Ceará Sobe o Som e mais 8 espaços gastronômicos (Açai Select, Bellucci, Pizzaria Two Brothers, Navona Expresso Tapiocaria, Villa da Pipa, Coxinha Cream, Weekend Burger, Konibaa).

E para quem não conseguir ir até o Terminal Marítimo, o DFB Festival 2018 montará o Studio DFB, a base oficial para entrevistas, bate-papos e encontros com grandes nomes que passam pelo Evento, com conteúdo transmitido online durante os 4 dias de evento.

Transporte facilitado

Para facilitar o acesso ao evento, o DFB Festival disponibiliza alternativas de traslado gratuito para proporcionar ainda mais conforto a quem for ao Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza. Com saída do Shopping Iguatemi Fortaleza, 2 ônibus saem, diariamente, a partir das 15h, da parada do Top Bus, com rotas de hora em hora. O último retorno do Terminal ao Shopping será às 23h. É importante salientar que os carros que permanecerem estacionados no Shopping devem pagar o valor regular do estacionamento.

Quem optar por transporte público ou preferir estacionar o carro na Praça da Marinha, ao lado do Grande Moinho Cearense, serão disponibilizadas vans, também gratuitas, com saídas e retornos regulares até o Terminal, a partir das 15h e último retorno às 23h.

Fotos: Thaís Mesquita

.