Projeto “Make in India” irá apresentar novas oportunidades de negócios para setores de calçados, couros e componentes

make-in-india-couromoda-2016-sao-paulo-moda-eventos-foto-divulgacao-600x350-1
Seminário “Oportunidades de Negócios Emergentes na Índia”, direcionado para empresários e investidores que procuram internacionalizar seus negócios, acontece em 12 de janeiro de 2016, na Couromoda, em São Paulo

Com uma população que soma 1,25 bilhão de pessoas e um PIB que apresenta um crescimento anual da ordem de 8% ao ano, a Índia vem se revelando como uma oportunidade única para empresas e investidores que buscam mercados emergentes com alto potencial de crescimento e consumo. Para tanto, o país lançou, em setembro de 2014, o projeto “Make in India” que visa facilitar o investimento e promover a inovação, em 25 setores produtivos, para se transformar em um centro de design e fabricação global e aumentar a participação do setor manufatureiro para 25% do PIB nos próximos 3 anos.

Em sua primeira incursão no território brasileiro, que acontece durante a participação na edição de janeiro 2016 da Couromoda, o projeto direciona seus esforços para a divulgação das oportunidades oferecidas pelo setor de couros indiano para empresas brasileiras que buscam a internacionalização através de abertura de filiais ou estabelecimento de joint ventures e parcerias com empresas locais.

Dentre os fatores que sinalizam as excelentes oportunidades do mercado consumidor indiano, destacam-se os fatos de que a produção de calçados do país não consegue atender a demanda interna, estimulando as importações do Extremo Oriente e Europa, o custo e disponibilidade de mão-de-obra qualificada, assim como valores mais acessíveis em relação às despesas gerais de produção.

Em contrapartida, o mercado indiano também oferece atrativos para o couro brasileiro, considerado mais adequado para a produção de calçados e móveis, além de acabamentos e estofados para automóveis, setor que apresenta crescimento de quase 10% ao mês. Exemplo de relacionamento de sucesso entre empresas brasileiras e indianas, a JBS, proprietária do Frigorifico Friboi, é um dos maiores fornecedores de couro acabado e semiacabado para fabricantes daquele país. Responsáveis por 10% da produção mundial de couro, alguns curtumes indianos também importam produtos químicos brasileiros para beneficiamento de seus artigos.

Benefícios

As empresas que pretendem se instalar em território indiano recebem toda a orientação e consultoria nas fases de pré-investimento e execução como também suporte pós-realização, que inclui isenção de impostos para a importação de máquinas, imposto especial para calçados produzidos com couro, isenção para importação de diversos tipos de couros e peles, subvenção no custo de instalações e máquinas para micro e pequenas empresas e incentivos para projetos de modernização ou instalação de estações de tratamentos de efluentes, entre outros.

Atualmente, a cadeia de couro indiana – desde matérias-primas até produtos finais – gera um volume anual da ordem de US$ 12 bilhões, apresentando perspectivas bastante otimistas em relação ao potencial dos mercados interno e externo. As exportações de couro deverão crescer uma média de 24% ao ano no próximo quinquênio e o país, que se posiciona como 2º produtor de calçados e produtos de couro do mundo, prevê que o consumo interno deverá dobrar em curto prazo.

As inscrições para o seminário “Oportunidades de Negócios Emergentes na Índia”, exclusivo para profissionais e investidores dos setores calçadista, de couros e componentes, são gratuitas.

Indústria de couro indiana em números:

Produção: 10% do volume mundial;
Faturamento: US$ 12 bilhões/ano;
Emprego: 35% da mão-de-obra abaixo de 35 anos;
Matérias-primas: 21% dos bovinos e búfalos do mundo / 11% dos caprinos e ovinos do mundo;
Exportações: 24% de crescimento nos próximos cinco anos;

Serviço:
Oportunidades de Negócios Emergentes na Índia – Couromoda/2016
Sala Vila Guilherme – Excepcionalmente dia 12 de janeiro de 2016 às 13h.
Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo/SP

Visite o estande “Make in India” – 10 a 13 de janeiro de 2016 na Couromoda
Boulevard 2, estande número 75 com Avenida 9
Domingo a 3ª feira: das 10h às 20h e 4ª feira: das 10h às 17h.
Participantes do nosso seminário terão sua credencial da feira Couromoda providenciada pela nossa organização após o preenchimento do seu formulário no mesmo link já informado acima.

Foto: Divulgação