SCMC Design Camp termina com 100 projetos apresentados por alunos de moda e design

scmc-evento-design-camp-santa-catarina-moda-eventos-foto-daniel-zimmemmann-600x350-1
Evento aconteceu de 23 a 28 de novembro de 2015 e reuniu 18 empresas catarinenses do segmento para troca de ideias e geração de inovação entre academia e mercado de trabalho. A aluna que recebeu a maior pontuação foi Giulia Bongiolo Casagrande

Depois de intensos dias de troca de ideias, co-criação e trabalho em conjunto, terminou  em 28 de novembro de 2015 o SCMC Design Camp, realizado pelo Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC). Durante cinco dias, estudantes de moda e design de 17 instituições de ensino apresentaram soluções para desafios de 18 companhias da cadeia de moda e design do estado. Ao todo, 100 projetos foram entregues.

Paula Cardoso, gestora executiva do SCMC, aponta que o formato de imersão, utilizado pela primeira vez, trouxe resultados expressivos para as empresas. “Neste modelo, onde os estudantes e os profissionais convivem por cinco dias, a intensidade da troca de ideias é maior e os integrantes das equipes dos associados podem perceber como funciona o processo criativo dos acadêmicos. E esse entendimento, além do resultado final dos projetos, claro, é o que faz a diferença no dia a dia das corporações”, comenta.

A melhor colocação entre os 41 estudantes que chegaram ao final da competição foi de Giulia Bongiolo Casagrande, estudante da Udesc. “Foi uma semana intensa de discussões, abraços, lágrimas, sorrisos, dias sem dormir e muitas reuniões. Cresci com muitas pessoas, aprendi a lidar com defeitos e fiz amizades com personalidades tão criativas quanto diferentes. Somos todos vencedores, todos batalhamos para chegar no Design Camp, todos dedicaram não apenas os cinco dias do evento mas muitos outros momento visando mudanças e inovações na moda e design catarinense”, diz. O segundo lugar ficou com Lemane Pereira e o terceiro com Bernardo Maciel Botelho Martins.

Outra aluna que recebeu destaque foi Mayara Theiss Laperuta, estudante do Senai Blumenau. Ela foi a mais citada entre as empresas, que listaram os alunos que se destacaram.

scmc-evento-design-camp-santa-catarina-moda-eventos-foto-daniel-zimmemmann-600x350-2

Trabalho em equipe
Além dos desafios criados pelas empresas – que envolviam pesquisa e desenvolvimento de protótipos e croquis, entre outras atividades – os estudantes encararam outra realidade: o convívio entre as equipes. Os alunos foram divididos em quatro times, com pessoas de instituições e semestres diferentes.

“Nós entendemos que desta maneira nos aproximaríamos da realidade do mercado de trabalho, onde convivemos com quem não conhecemos e com pessoas que tem diferentes personalidades e habilidades”, comenta Paula.

Cada equipe apresentou um projeto para as empresas e a que teve a maior soma de pontos entre os favoritos das companhias foi a Áquila, que levou o título de primeira campeã do Design Camp. Os alunos estamparão a capa do trendbook lançado com as inovações geradas no evento.

Fotos: Daniel Zimmemmann