Semana de moda Paraná Business Collection apresentará as coleções de Verão e Inverno para 2013

Semana de moda Paraná Business Collection apresentará as coleções de Verão e Inverno para 2013

A partir de 2012, o Paraná Business Collection terá duas edições, as deste ano acontecem de 26
a 30 de junho e de 6 a 10 de novembro. Realizado pela FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná),
por meio do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário e Têxtil do Paraná, e SEBRAE/PR
(Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná), o PBC já teve cinco edições
e está entre os principais eventos do calendário brasileiro da moda. O local de realização
do Paraná Business Collection continuará o mesmo, no Centro de Convenções FIEP
( Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico ), em Curitiba / PR.

ABRE ASPAS
…“Em suas cinco primeiras edições, o PBC consolidou o Paraná como produtor de moda
e um dos principais polos da indústria do vestuário do País. A expansão do evento,
com a realização de duas edições ao ano, alinhadas ao calendário nacional da moda,
ampliará ainda mais as possibilidades para que os empresários paranaenses
apresentem a qualidade de sua produção aos compradores de todo o Brasil”…
( Edson Campagnolo – Presidente da FIEP )

A mudança deve-se a uma nova estratégia dos realizadores de ampliar o PBC e consolidá-lo,
ainda mais, no cenário nacional e internacional. Para alcançar este objetivo faz parte da proposta
a abertura do evento também para marcas de outros estados. Com duas edições,
uma com as coleções de Verão e outra de Inverno, a agenda de 2012 inclui a realização
do Showroom de Negócios apenas na edição de novembro, destacando, assim,
o Estado como produtor de moda Inverno. Diferencial importante para o varejo de todo o Brasil.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa, aposta nas novidades
que o Paraná Business Collection reserva para 2012. Segundo ele, o comportamento dos lojistas
e a dinâmica do competitivo mercado da moda contribuíram diretamente para a revisão
da estratégia do Showroom de Negócios. “Acreditamos que esta mudança no formato do Showroom,
aliada à realização de duas edições, incentivará a vinda de compradores de todo Brasil”.

Allan Costa reafirma que o evento tem como prioridade divulgar a moda produzida no Paraná,
seus estilistas e empresários. “O PBC é um evento que reúne o melhor da moda e da produção
paranaense. A cada ano, nossas empresas destacam-se pela criatividade e qualidade
de produtos. A semana de moda paranaense se consolida como vitrine para ganhar mercado”.
Na avaliação dele, a realização de duas edições do evento num mesmo ano também é fruto
de um amadurecimento e de uma análise técnica. “O Paraná Business Collection foi idealizado
para mostrar a criatividade e a qualidade da nossa produção têxtil, aproximando a moda
paranaense dos canais de comercialização em todo Brasil e abrindo novas perspectivas
de negócios”.

O coordenador do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário, Marcelo Surek,
conta que foi realizado um estudo, envolvendo lojistas e compradores, onde foi identificada
a necessidade de duas edições e da antecipação de apresentação da coleção de Inverno
para novembro. “Após essa pesquisa, o Conselho se reuniu com empresários do setor
para criar um planejamento estratégico para o evento. Agora, com duas edições,
confirmamos o constante crescimento do PBC que acontece desde sua criação.
O evento se fortalece ainda mais e se consolida, não apenas na comercialização da moda paranaense,
mas também como uma excelente oportunidade para novos contatos,
conhecimento e prospecção de clientes”.

Para o produtor Paulo Martins, um dos coordenadores do evento, o alinhamento do Paraná
Business Collection ao calendário brasileiro, com duas edições anuais, além de estimular
toda a cadeia da indústria de moda do Estado, também favorece a promoção de novos estilistas
com uma dupla visibilidade. “Por meio da amostra Ideia Moda, designers criativos,
que estão dando os primeiros passos no mercado, lançam coleções contando com uma estrutura
que somente um evento, com a qualidade e o profissionalismo do Paraná Business Collection,
pode oferecer. Uma oportunidade, sem dúvida, para fomentar o empreendedorismo
nesses novos estilistas, ao mesmo tempo em que se proporciona uma troca de experiência
entre eles e os mais diversos setores da indústria da confecção. Experiência importantíssima
pelas perspectivas que se abrem a partir da Economia Criativa, o principal pilar da evolução
do mercado da moda atual”.

De acordo com a jornalista Nereide Michel, uma das coordenadoras do Paraná Business
Collection, “o PBC acompanha a evolução da moda paranaense e vem atingindo as metas
traçadas em seu lançamento. A imagem do Estado como um polo de confecção não apenas
produtivo, mas também criativo, se fortaleceu em cinco edições, graças a um evento bem
estruturado e que trabalha pautado pela responsabilidade com o mercado e seus profissionais
– do estilista ao varejista. É o Paraná, de todos os paranaenses, que usufrui deste momento
positivo da moda aqui gerada e que vai ganhar ainda mais visibilidade com duas temporadas
na passarela do PBC”.

IX PRÊMIO JOÃO TURIN DE INCENTIVO AOS NOVOS DESIGNERS DE MODA
O IX Prêmio João Turin, que faz parte da programação paralela do VI Paraná Business Collection,
tem como tema “Pincéis e Carretéis”. Pintores paranaenses e suas obras servem de inspiração
aos participantes, mas também artistas que não nasceram no Estado, mas imprimiram a cultura
paranaense em seus quadros, podem servir de pesquisa aos trabalhos.Os estudantes selecionados
apresentarão suas criações em um desfile temático, no último dia do evento, 26 de junho,
quando será conhecido o grande vencedor.

Desde sua primeira edição em 2003, o Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers
de Moda tem como objetivo se transformar em uma importante expressão da cultura paranaense
através da moda. O concurso busca estimular a pesquisa em temas da cultura estadual,
incentivar e detectar novos talentos para o mercado da moda. Idealizado e coordenado
pela jornalista Nereide Michel e pelo produtor Paulo Martins, o prêmio é dedicado
aos estudantes de cursos técnicos, de graduação ou especialização em Moda, Estilismo e Design,
matriculados em instituições do Paraná.

A inspiração para a concepção do Prêmio João Turin está em um dos principais nomes
integrantes do Paranismo, movimento que buscava criar uma identidade regional
às manifestações culturais produzidas no Paraná. Além disso, João Turin, um dos mais
destacados artistas plásticos do Estado, desenhou trajes e acessórios inspirados na forma
e na textura do pinheiro e do pinhão. Iniciativa que o credencia como precursor do design
de moda no Paraná.

REPRESENTATIVIDADE DO SETOR
O setor do vestuário no Paraná desempenha papel destacado na movimentação da economia
brasileira exercendo forte influência na geração de empregos e renda. No ranking da Associação
Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), que mede a participação do Produto Interno
Bruto (PIB) Têxtil e de Confecção, o Estado está entre os quatro principais polos produtivos do Brasil.
No Paraná são mais de seis mil indústrias (Têxtil, Vestuário e Couro), a maioria de micro e pequeno
porte, que geram, aproximadamente, 93 mil postos de trabalho. O setor é o segundo maior empregador
industrial do Estado, respondendo por 14,2% dos empregos do segmento. Esse montante
representa 7,5% da massa de trabalhadores atuantes no setor no Brasil.

Uma das características da indústria do vestuário do Paraná é a organização em Arranjo
Produtivo Local (APL). São seis em todo Paraná, localizados em Londrina, Apucarana,
Cianorte e Maringá, Terra Roxa, Francisco Beltrão e Imbituva. Alguns deles são especializados:
Apucarana (bonés), Terra Roxa (moda bebê), Francisco Beltrão (moda masculina)
e Imbituva (malharia). Esse cenário destaca a importância do setor do vestuário para a economia
paranaense e a representatividade das micro e pequenas empresas em sua cadeia produtiva.

Paraná Business Collection – 6ª Edição – Verão 2012/2013
De 26 a 30 de junho e terá em sua programação desfiles de lançamento de coleções,
a Mostra Ideia Moda e eventos paralelos como o Prêmio João Turin de Incentivo
aos Novos Designers de Moda, oficina de criação, seminários e palestras.
Nesta edição, não haverá o Showroom de Negócios.

Paraná Business Collection – 7ª Edição – Preview Inverno 2013
De 6 a 10 de novembro com desfiles de marcas e estilistas, Mostra Ideia Moda,
além dos eventos paralelos. Nesta edição haverá o Showroom de Negócios,
que reunirá expositores dos mais variados segmentos: moda feminina, masculina, jovem,
jeans e acessórios.

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