SICC 2013 – Fábio Juchen editor do site Moda Eventos sortimentos.com comenta a Feira de calçado

SICC 2013 - Fábio Juchen editor do site moda eventos sortimentos.com comenta a Feira de calçado

Entre os dias 27 e 29 de Maio estive na cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, a convite da Merkator Feiras e Eventos e da Notícia em Dobro para a XXII edição do SICC – Salão da Indústria do Couro e do Calçado. Durante três dias acompanhei com satisfação o sucesso da Feira, que pela segunda vez surpreende pelo tamanho, movimentação e coleções. Outro lado bacana do SICC foi encontrar colegas e amigos como Reni Carlos Wamser Rosa, da Revista Sucesso S.A; Ivete e Clóvis da Revista Sul Fashion; Miguel Luiz Medeiros, do Jornal Estação de Notícias; Ricardo Aguiar da w3bs, além de Dinarci Borges e Sheila Tonin da Flash Top.

SICC
A feira contou com 320 expositores que utilizaram 28 mil metros quadrados da área locável do Serra Park para apresentar os lançamentos da temporada Primavera 2013 Verão 2014 de mais de mil marcas.

Governador
O Governador do Estado do RS esteve na manhã de segunda-feira (27/05), na abertura do Salão Internacional do Couro e do Calçado. ”Cheguei aqui otimista e sai espantado”, declarou Tarso Genro na cerimônia de abertura. A afirmação do governador gaúcho é reflexo da mesma impressão que os visitantes tiveram em relação a Feira. Tarso Genro também ressaltou a importância do setor coureiro calçadista para economia gaúcha. A geração de emprego e empreendedorismo foram destacados pelo político, que visitou diversos estandes acompanhado do prefeito de Gramado Nestor Tissot; do presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul – Fiergs – Heitor José Müller; do presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas Rogério Müller; do presidente do Sindicado da Indústria de Calçados de Igrejinha Renato Klein; do deputado Estadual João Fischer e do empresário Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, empresa promotora da feira.

Começou bombando
A feira de calçados e acessórios começou com excelente público. Corredores lotados, estandes movimentados e estacionamento com poucas vagas. Acredito que o primeiro dia foi o mais movimentado do SICC 2013.

Humildade e parceria
O diretor e a gerente de mercado da Merkator Feiras e Eventos, Frederico Pletsch e Roberta Pletsch, respectivamente são exemplos de humildade e parceria. Sortimentos.com que faz a cobertura do SICC há vários anos, sempre e independente do momento, teve o mesmo tratamento, consideração e respeito. A gente sente um clima de família.

Parcerias que geram negócios
A Merkator Feiras e Eventos tem a parceria de diversas entidades, sendo elas: Sindicato da Indústria de Calçados de Dois Irmãos, Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.

Case de Marketing
O SICC é um case de marketing. Quem acompanha a feira reconhece a transformação nos últimos anos. A Feira cresceu. Cresceu muito. Em menos de 4 anos, a área de exposição saiu de um pavilhão para três pavilhões. Agora para 2014, a previsão é aumentar mais uma vez o horário e a inclusão de mais um quarto espaço. O SICC cresce fundamentado na humildade, competência dos gestores e equipe, sintonia com o desejo dos clientes e principalmente na parceria com os sindicatos.

Coletiva
Na tarde de segunda-feira (27.05) Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, em coletiva de imprensa ressaltou a transformação do SICC nos últimos anos. A Feira deixou de ser um evento de reposição de estoque para ser lançador de moda e tendências, garantindo ao lojista uma vantagem competitiva, ter na vitrine produtos para a temporada quente e novidades já para o Dia dos Pais. Outro afirmação importante foi a confiança do empresário no crescimento da novata 40 Graus, feira que teve sua primeira edição em 2013, no Centro de Convenções de Natal/RN. A regionalização das feiras no Brasil é uma realidade. Existe um mercado potencial no norte / nordeste. O Brasil é quase um continente com inúmeras oportunidades.

Desafios
Perguntei sobre os desafios de manter o SICC no patamar que está ao Frederico Pletsch. O empresário afirmou com tranquilidade que não há desafios. “A gente precisa ler o mercado. A feira é feita por expositores. São eles que ajudam a definir os caminhos”.  Dentro deste conceito está a manutenção dos estandes básicos, sem construções, a ampliação do horário e no espaço de exposição com a inclusão de mais dois ou três fabricantes de calçados. O diretor da Feira também avalia a possibilidade de começar a feira na terça e com término na quinta. A mudança visa atender as necessidades de montagem e logística.

Antes do horário
O estande da Suzana Santos abriu na terça-feira (28.05), segundo dia do SICC, 20 minutos antes do horário oficial da Feira. Esta foi a maneira que a empresa encontrou para atender a demanda dos lojistas.

Tânia Khalill
Conversei na terça-feira (28.05) a tarde com Tânia Khalill, no estande da Comfortflex. A atriz que é estrela da campanha Primavera 2013 Verão 2014 da marca, informou que estará no elenco da próxima novela da Globo. Tânia só não ainda sabe qual será seu papel. A global posou para fotos e concedeu autógrafos por duas horas para os clientes da Comfortflex. Com apenas quatro anos de existência, a empresa é uma das marcas líderes no segmento de calçados de conforto no Brasil.

Paloma Bernardi
Para agitar ainda mais a terça-feira (28.05), a Calçados Bebecê levou ao SICC, a garota propaganda da coleção Primavera 2013 Verão 2014, a atriz Paloma Bernardi, sensação de Salve Jorge, sua terceira novela, onde interpretou Rosângela. Em coletiva de imprensa, encantou todos os jornalistas com sua simpatia. A bela que é filha de pernambucana com gaúcho descendente italiano, falou sobre sua preferência em relação aos calçados. Rasteiras e flats são suas paixões. “Para o dia a dia, gosto de roupas mais soltas e despojada, ideais para usar com calçados mais baixos. Já o  salto alto tem o poder de deixar a mulher mais bonita e elegante”, declarou Paloma. Para o público masculino um recado : ela não pretende posar nua para revistas.

Sustentabilidade
A Polo HPC levou ao SICC 2013 coleção de de tênis inspirada no tema “O Planeta Precisa de Você”. Com inspiração sustentável, o couro não necessita de produtos químicos para o acabamento. O solado de borracha pode ser reciclado e o atacador de algodão não agride a natureza, ao contrário do popular acrílico. Já os materiais de estrutura e palmilhas são à base de garrafa pet: a cada um metro quadrado do tecido, oito garrafas são retiradas do meio ambiente.

Lançamentos
A Indústria capixaba Itapuã Calçados lança 8 linhas da Coleção Primavera-Verão 2014. São três linhas femininas na coleção New Face, três masculinas nas marcas Itapuã e ItSandal e duas infanto-juvenil.

Ajustes para Gramado
Sou apaixonado por Gramado. Gostaria de morar lá. Pelo clima, gastronomia e pela qualidade de vida. Opa! Qualidade de vida ? Estou a questionar. No período da Feira faltaram taxi. São apenas 30. Vale ressaltar que os promotores disponibilizaram aos participantes o serviço de traslado gratuito entre o Serra Park e hotéis, e vice versa. A espera na solicitação de taxi era em média de 30 minutos.
O  prefeito de Gramado Nestor Tissot é mais um gestor público com problemas na gestão de mobilidade urbana. Precisa rever as leis municipais que restringem novas placas bem como solucionar os problemas de transporte coletivo da cidade, conforme notificação do Ministério Público. Outro problema crítico e histórico no Serra Park, foi com a internet.

Mimo bacana
Na quarta-feira (29.05) antes de sair da feira ganhei um mimo pra lá de bacana. Um sapato feito de chocolate. Demais!

Expectativa
Para 2014 fica a expectativa na ampliação do horário, mais expositores e o crescimento no volume de negócios. O SICC é uma feira democrática, sendo uma grande oportunidade para todos os perfis de lojistas e expositores. Não importa o tamanho da empresa. Seja ela pequena, média ou grande. A Feira está consolidada como lançadora de moda. Um novo momento. Participar do SICC é mais que ficar sintonizado com as tendências para a temporada quente. É estar competitivo.