SICC 2014 – Feira demarca o novo momento do setor calçadista brasileiro

foto feira sicc 2014 dinarci borges feira sicc 2014

As feiras calçadistas brasileiras vivem um novo momento. E o início dessas mudanças pode ser demarcado com a chegada do SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado. O evento terá a sua edição  XXIII entre os dias 26 e 28 de maio, das 9h às 19h, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado/RS.

O SICC foi o pioneira na reforma do calendário de lançamentos do setor calçadista brasileiro nas feiras. Através de parcerias com sindicatos patronais do Rio Grande do Sul, foi proposto um novo calendário para os eventos nacionais. A partir da iniciativa e com o sucesso do SICC, as feiras deixaram de ser apenas o encontro entre lojistas e fabricantes para se tornarem também o momento em que o mercado nacional lança as suas coleções. A moda das vitrines passou a ser mostrada em primeiro lugar nas feiras que apresentam uma data ajustada ao mercado. Uma das primeiras iniciativas, e que ajudaram em muito a consolidar a volta das feiras ao Sul, foi a antecipação das datas.
A venda mais cedo, em média de 30 dias a 60 dias antes do que vinha sendo praticado, pode ser considerada um dos principais acertos desse novo momento. “Essa mudança no calendário agradou ao mercado porque diminuiu a entressafra da indústria e beneficiou também o lojista, que recebe produtos novos para as vitrines mais cedo, podendo aumentar as vendas”, comenta o diretor da Merkator, promotora do evento, Frederico Pletsch.

 

Além de beneficiar as grandes indústrias e as redes de lojas, esse novo calendário de feiras supriu as necessidades das pequenas e médias fabricantes e das lojas menores. Ao antecipar seus lançamentos e diminuir o espaço entre os eventos, as empresas passaram a contar com pedidos que suprem suas linhas de produção durante o ano todo. Para as lojas menores, permitiu que não se fizessem grandes estoques, diminuindo seus custos e garantindo vitrines renovadas em menores espaços de tempo.

 

Na opinião de Pletsch, essas mudanças mudaram a conjuntara do mercado calçadista brasileiro. As marcas se fortaleceram e as mudanças de calendário passaram a atrair também compradores do exterior, em especial, da América do Sul. O Brasil passou a produzir moda com identidade própria. “As feiras também sofreram uma mudança geográfica, deixando a região Sudeste do Brasil para voltar a concentrar seu foco no Rio Grande do Sul”, destaca.

 

Atualmente, as feiras continuam se consolidando e crescendo, se tornando cada vez mais o momento de encontro entre todos os elos da cadeia. “Esse relacionamento proporcionado pelas feiras é insubstituível. Isso aumenta ainda mais a nossa expectativa para a próxima edição do SICC. Esperamos que a feira continue contribuindo para melhor o mercado calçadista, sempre inovando e apresentando novas soluções”, ressalta Pletsch.

 

Além do SICC, a Merkator realiza anualmente os seguintes eventos:

::: Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios
Lançador da moda outono/inverno em calçados e acessórios, acontece de 17 a 19 de novembro, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado/RS.

::: 40 Graus – Feira de Calçados e Acessórios
Leva às regiões Norte e Nordeste as novidades das principais marcas calçadistas do país. O evento acontecerá entre os dias 9 e 11 de março de 2015, no Centro de Convenções de Natal, em Natal, no Rio Grande do Norte.

::: Radar – Feira de Segurança
Apresenta as novidades do segmento de segurança no Brasil. O evento é pioneiro do setor no Rio Grande do Sul, e será realizado nos dias 14, 15 e 16 de outubro, no Centro de Eventos Serra Park, em Gramado/RS.

::: Novidade
A Merkator Feiras e Eventos pretende lançar para Abril de 2015 uma feira voltada ao setor de gastronomia. O local de realização deverá ser o Centro de Eventos Serra Park, em Gramado/RS, que terá até lá, seus três pavilhões totalmente climatizados com ar quente e frio.