Sicc 2016 em Gramado – Feira do setor calçadista receberá 200 importadores de 46 países

Sicc - Feira de calcados em Gramado - RS - Foto Dinarci Borges
Sicc – Feira de calcados em Gramado – RS – Foto Dinarci Borges

O Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), feira de calçados que acontece entre os dias 23 e 26 de maio de 2016, no Serra Park Centro de Feiras e Eventos ( Rua Viação Férrea, 100 – Bairro Três Pinheiros ), em Gramado – RS, contará com a participação de 200 importadores de 46 países.

Compradores da Argentina, África do Sul, Angola, Ilhas Maurício, Moçambique, Ilhas Reunião, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai, Costa Rica, El Salvador, Estados Unidos, México, Alemanha, França, Polônia, Rússia e Portugal, confirmaram presença. Oito nações árabes terão compradores : seis  da Arábia Saudita, cinco dos Emirados Árabes Unidos, cinco do Kuwait, dois do Bahrein, um da Argélia, um de Omã, um da Síria e um do Sudão. Também confirmaram presença compradores de mercados ainda distantes do produto brasileiro, como Japão, Letônia, Israel e Filipinas.

O projeto comprador no SICC 2016, que colocará frente a frente representantes do mercado internacional e a produção nacional conta com a adesão de 114 expositores produtores dos mais variados segmentos ( calçados masculinos, femininos, infantis, esportivos e acessórios).

Comprador vip
Seguindo a iniciativa de abrir mercado internacional, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados ( Abicalçados ) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), através do programa Brazilian Footwear, levará pelo Projeto Comprador Vip, compradores da Falabella da Argentina, Alejandro Matheu Javier, Agustin Rigo, Sofia de Achaval e Victoria Ripari. A coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, ressalta que os convidados buscam fornecedores de calçados no Brasil. “A expectativa da empresa é comprar 15 mil pares durante a mostra, além de abrir possibilidades para negócios futuros”, adianta a gestora.

Argentina
Segundo ela, o fato de a Argentina estar recuperando suas importações de calçados brasileiros é comemorado pelo setor e pode ser determinante para bons resultados durante o SICC. “No quadrimestre, os argentinos já compraram 2 milhões de pares por US$ 25,7 milhões, 52% mais do que no mesmo período de 2015. Se pegarmos o mês de abril, vamos perceber um valor ainda maior. No mês passado, foram embarcados para lá 675 mil pares por US$ 8,3 milhões, 154% mais do que no mesmo mês do ano passado”, avalia. Para Letícia, o fim da exigência das declarações de importações (DJAIs) foi fundamental para a retomada. “Apesar da crise do país vizinho, existe uma demanda muito forte por calçados brasileiros. O fim do protecionismo do governo anterior está demonstrando o nosso potencial naquele país”, comemora a coordenadora.

Marco e Oportunidade 
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados), nos três primeiros meses de 2016 as fábricas do Rio Grande do Sul enviaram para o exterior 6,46 milhões de pares, representando um crescimento de 44% em relação ao exportado no mesmo período do ano passado.

Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Três Coroas, Werner Junior, está edição, a 25ª do SICC é um marco na internacionalização da feira. “Nós já temos uma feira é referência para o mercado nacional, consolidada entre a indústria e o varejo brasileiro. Agora teremos uma grande e qualificada presença de compradores internacionais. Isso eleva o SICC a um patamar de representatividade que vai além do mercado doméstico, tendo relevância também nas exportações”, reforça o presidente do Sindicato.

Além dos novos mercados que estarão representados no SICC, a feira continua atraindo tradicionais parceiros. Países que já têm tradição de participar do evento voltam ao Rio Grande do Sul, como por exemplo Rússia, Equador, Chile e Arábia Saudita. “Esse também é um momento para que o empresário brasileiro sente junto do importador estrangeiro, troque ideias, solidifique relacionamentos e estabeleça uma agenda de parceira que vai levar a negócios durante e após a feira”, explica o diretor da Merkator Feiras e Eventos, promotora do SICC, Frederico Pletsh.

FEIRA SICC
Promovida pela Merkator Feiras e Eventos, o SICC que chega a sua 25ª edição atraindo lojistas multimarcas de todo o País, mostrará as coleções de primavera-verão 2016-2017 de aproximadamente 1,4 mil marcas de 350 expositores dos principais polos calçadistas do Brasil.

O site Moda Eventos, estará na Feira, através da participação do seu fundador Fábio Juchen.