Francesco Bogarin é o vencedor do concurso Novos Designers Brasil

vencedor-do-concurso-novos-designers-brasil

Francesco Bogarin, 20 anos, aluno do Centro Universitário Anhanguera, foi o grande vencedor da 2ª edição do Novos Designers Brasil(NDB), que teve como tema “Piratininga: a São Paulo de etnias tão misturadas”. A final do concurso foi realizada na noite do dia 29 de setembro de 2015, terça-feira, e contou com o desfile de 40 looks. Foram avaliados os quesitos de criatividade, originalidade, conceito, adequação ao tema e à estação (inverno 2016). Cada finalista apresentou uma coleção adulta, composta por quatro looks, além da reprodução de uma de suas criações para a Susi ou o Beto, da Brinquedos Estrela.

“Lavoura das Fronteiras” foi a inspiração para a coleção de Francesco. Em 1870, os imigrantes, com suas culturas criaram a diversidade paulistana. O bairro do Bom Retiro é o ícone da diversidade em São Paulo, surgindo do convívio interétnico dos imigrantes, misturando a exótica população negra, o olhar frio dos coreanos, o comportamento dos judeus e o bom gosto no vestir dos italianos, são as mais fortes referências de vanguarda e estilo da cidade. “Me inspirei no Bom Retiro, bairro onde eu vivo e onde há muita mistura e mescla de culturas. Lá está a vanguarda, as diferenças e a moda de São Paulo”, contou o vencedor, que levou como prêmio uma viagem de pesquisa de moda para a China. Todas as peças apresentadas no desfile ficarão agora em exibição na feira GOTEX SHOW.

Outro destaque da noite foi a apresentação da designer convidada Jessica Jin, que conquistou a 1ª edição do NDB, realizada em 2014. Com oito looks, a coleção Jinju foi inspirada nos índios brasileiros Karajás e nas fadas dos contos típicos coreanos.

Além do vencedor estavam entre os finalistas: Danilo Ibrahim e Jack Vailatt, do SENAI; Fernanda Douat, Mariana Takikawa e Renata De La Rosa, do IED – Istituto Europeo di Design; Rafael Scaranaro, da Faculdade Anhanguera; Luiza Zanutto do SENAC; Marina Rodrigues do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e Rodrigo Rooka, da Anhembi Morumbi.