Vitoria Moda 2013 por Fabio Juchen – Começa hoje o maior evento de moda no ES

Vitoria Moda 2013 por Fabio Juchen - Começa hoje o maior evento de moda no ES

Tema presente nas discussões culturais, políticas, econômicas e sociais em todo o mundo, a diversidade é a inspiração da sexta edição do Vitória Moda, promovido pelo Sistema Findes. O maior evento de moda do Espírito Santo será aberto hoje terça-feira, dia 23, às 13h30, no Centro de Convenções de Vitória, com palestra do estilista Lino Villaventura, que vai falar sobre sua trajetória de 30 anos na moda.

 

Em seguida, às 17 horas, será realizado um talk-show sobre “Moda e economia criativa: perspectivas para 2014”, com o empresário de moda e vice-presidente da Câmara do Vestuário do Espírito Santo, José Carlos Bergamin; a consultora de moda e diretora dos desfiles do Vitória Moda, Silvia de Souza; a designer e artesã Jacqueline Chiabay, e a designer de moda Claudia Guarçoni Duarte.

 

Com o tema “Diversidade, arte e cultura”, o Vitória Moda prosseguirá até quinta-feira (25) e, ainda no primeiro dia, será palco da mostra “Diálogos Diversos”, com a participação de um grupo de designers e artesãos capixabas coordenados pela designer Jacqueline Chiabay. Entre eles estão Hellen Dalla, Simone Monteiro, Josué Vasconcelos, Luisa Mendes e Rebeca Duarte.

 

A edição de 2013 do Vitória Moda tem como objetivo debater aspectos como inclusão social, democratização e responsabilidade social, sempre com foco na indústria da moda capixaba e nacional. Por isso, o evento deste ano vai levar tanto para as rodadas de negócios, quanto para as passarelas um novo paradigma do setor, cuja visão estereotipada e ditatorial aponta para uma moda inclusiva.

 

Com a adoção desse tema, a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio da Câmara do Vestuário, quer abordar não apenas a moda como objeto de consumo, mas também todas as questões que a permeiam, em especial a economia criativa, além de valorizar as raízes culturais do Estado e sua multiplicidade paisagística, étnica, econômica, gastronômica e social.

 

Para tanto, a programação contempla desde palestras de moda a desfiles no segundo e terceiro dias da mostra.

 

 

Rodadas de negócios movimentam setor
O Vitória Moda vai contar com a participação de 58 empresas capixabas, apoiadas pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae-ES), que realiza as Rodadas de Negócios. Os mais de 50 empresários participantes fazem parte do projeto de Moda e Vestuário do Sebrae-ES, que objetiva, através do apoio ao evento, o desenvolvimento do setor e resultados em vendas para a empresa.

Lojistas com perfil pré-definido participam das Rodadas de Negócios, visitando os estandes dos segmentos selecionados. A previsão é de que passem pelos estandes 600 potenciais compradores, vindos dos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Tocantins e também do Espírito Santo.

O objetivo e os resultados esperados com as Rodadas de Negócios, tanto para a indústria da moda, quanto para os lojistas, são as oportunidades de negócios, troca de informações e conhecimento de mercados potenciais.

 

 
PROGRAMAÇÃO
23/07 – terça-feira
::: 13h30: Palestra com Lino Villaventura (“A trajetória da moda brasileira pela visão de 30 anos de carreira”)
::: 14h: Abertura do evento no estande Findes/Sebrae
::: 14h às 18h: Espaço Business aberto apenas para lojistas (OBRIGATÓRIA apresentação do CNPJ e CARTÃO DE VISITA)
::: 17h: Talk-show “Moda e economia criativa: perspectivas para 2014”
::: 18h às 22h: Espaço Business aberto ao público

 

24/07 – quarta-feira
::: 13h às 18h: Espaço Business aberto apenas para lojistas (OBRIGATÓRIA apresentação do CNPJ e CARTÃO DE VISITA)
::: 14 horas: Palestra com Fernando Hage (“Diversidade cultural e inovação”)
::: 15h30: Palestra com Maria Claudia Bonadio (“Imagens da diversidade: a formação da identidade visual da moda no Brasil”)
::: 18h às 22h: Espaço Business aberto ao público
::: 17h30: Desfile Novos Talentos (UVV e Faesa)
::: 19h: Desfile Amabilis
::: 20h30: Desfile Cobra D´Água

 

25/07 – quinta-feira
::: 13h às 18h: Espaço Business aberto apenas para lojistas (OBRIGATÓRIA apresentação do CNPJ e CARTÃO DE VISITA)
::: 14 horas: Palestra com Victor Dzenk (“Processo criativo de desenvolvimento de coleção”)
::: 15h30: Palestra com Evilásio Miranda (“Design e inovação: chaves para a internacionalização”)
::: 18h às 22h: Espaço Business aberto ao público
::: 17h30: Desfile Viagem pelo Brasil (Marcí, Vestígio e Verônica Santolini)
::: 19h: Desfile Konyk
::: 20h30: Desfile Missbella

 

 

Evento:
O Vitória Moda foi criado há seis anos, pelo Sistema Findes, com o objetivo de fortalecer o setor de confecções capixaba, divulgar os talentos locais, estimular a produção e, principalmente, gerar negócios para as empresas do segmento.

 

 

Vitória Moda 2013
Data: 23, 24 e 25 de julho (terça, quarta e quinta-feira)
Local: Centro de Convenções de Vitória

 

A  cobertura do Vitória Moda 2013 você acompanha nos sites Sortimentos.com e Moda Eventos.
Fábio Juchen, editor dos sites, viaja em convite dos promotores do evento.