Vitória Moda 2016 vai celebrar a arte e a cultura capixaba com número recorde de desfiles

José Carlos Bergamin - presidente da Câmara do Vestuário da Findes - Singular Fotografia
José Carlos Bergamin – presidente da Câmara do Vestuário da Findes – Singular Fotografia

A edição 2016 do Vitória Moda, que acontecerá de 5 a 7 de julho, no Centro de Convenções de Vitória ( R. Constante Sodré, 157 – Santa Lucia ), na Capital capixaba, chegará inspirado nas riquezas culturais e nas belezas naturais do Espírito Santo. O tema da bacana semana de moda capixaba será “Natural, original, tropical – mergulhando em nossas raízes”, adiantou o carismático José Carlos Bergamin, presidente da Câmara do Vestuário da Findes, em evento na quinta-feira (19.05.16) durante o Salão da Indústria, que teve a presença do presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra.

Recorde
Na contramão do cenário econômico, que mostra redução de investimentos, o Vitória Moda, iniciativa do Sistema Findes, em parceria com o Sesi / Senai, registrará na edição 2016 um recorde de marcas na passarela. Serão 25 marcas que apresentarão suas criações nos três dias de evento. Na passarela do Vitória Moda 2016, destacam-se : Dua´s, Caramelo, Eliane Kill, Açúcar Moreno, Cris Trajano,Riviera, PK Jeans, Zinsk, Buphallus, Florest, Vovó Santa, Saia de Chita,Dupla Menina, Look Belle,Closet, Sol de Verão, Isla Vix, Verônica Santolini, Surreal, Bebel Gama, Hagaef e Konyk, além da participação dos alunos de Moda das faculdades UVV, Faesa e Unesc.

Desfile Vitoria Moda 2015 - Singular Fotografia

Valorização da cultura local
Segundo Bergamin, o Vitória Moda 2016 “vai valorizar o que o Estado possui de mais precioso: seus recursos naturais, suas raízes étnicas, sua arte e sua cultura, enfatizando o orgulho de seu povo pelo Espírito Santo”. “Queremos que a indústria e os designers capixabas expressem, cada vez mais, o que os motiva intimamente. Afinal, ao valorizar sua própria cultura, a moda apropria-se do que ela tem de mais precioso: sua identidade”, disse o coordenador do Vitória Moda, para quem o evento é “uma importante vitrine da moda produzida no Estado”.

Networking
O superintendente do Sebrae ES, José Eugênio Vieira, diz que o Vitória Moda é um evento muito significativo para o setor. “Sabemos a importância que ele tem para os empresários, principalmente de pequenos negócios. O evento é uma ótima oportunidade para divulgar as marcas e fazer networking, tendo contato com ofertantes e compradores potenciais. Neste ano, mais de 20 marcas terão a oportunidade de divulgar seus looks e tendências, apoiados pelo Sebrae ES. Esperamos que os empresários possam fazer bons negócios, que beneficiam, também, a economia capixaba”.

maratona-mude-inscricoes-batalha-criativa-0

Salão Criativo
O Vitória Moda pretende destacar o artesanato e a economia transversal e criativa do Espírito Santo. A arte e a cultura de empreendedores capixabas ocuparão o Salão Criativo, um espaço de 700 metros quadrados, instalado do Centro de Convenções de Vitória, com curadoria da consultora em artesanato Jacqueline Chiabay e a arquiteta e designer Vivian Chiabay. No local, poderão ser vistas, durante o evento, apresentações musicais de Mestre Vitalino, Fábio Carvalho e banda de congo, sons do artesanato indígena, pios e carrons de Fábio Coelho, banda Som da Fogueira e a orquestra de violino e violões do Instituto Preservart.

Também no salão, cerca de 30 espaços serão ocupados por  diversos segmentos que representam o setor da Economia Criativa: arte, cultura, fotografia, moda, design, cinema, gastronomia, arquitetura, marcenaria, artesanato,entre outros.  Uma exposição temática, projetos  e empreendimentos que apresentarão conteúdo de inovação e conceito por meio de  produtos e serviços também serão exibidos ali, objetivando a valorização e a apropriação de riquezas e valores capixaba, aplicados a  cada negócio criativo.

Fotos : Sortimentos.com

.