Febratex Summit 2025 busca certificação Lixo Zero e inspira práticas sustentáveis na indústria têxtil

Febratex Summit 2025 busca certificação Lixo Zero e inspira práticas sustentáveis na indústria têxtil Febratex Summit 2025 busca certificação Lixo Zero e inspira práticas sustentáveis na indústria têxtil

Febratex Summit 2025 busca certificação Lixo Zero e inspira práticas sustentáveis na indústria têxtil

. Sortimento Moda Eventos . O Febratex Summit 2025, que acontece de 19 a 21 de agosto no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC), reúne mais de 90 expositores e chega à nova edição destacando como a sustentabilidade pode impulsionar a competitividade e os negócios da indústria têxtil. O evento da Febratex Group traz desfiles inéditos, tecnologias inovadoras para captura de CO₂ e ações práticas de economia circular, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade na indústria têxtil.

Lixo Zero e práticas sustentáveis

Além de promover negócios e inovação, o evento se destaca pelo pioneirismo na gestão responsável de resíduos. Em 2023, com apoio da Euro Ambiental Consultoria, entrou para a história como o primeiro evento têxtil do Brasil a conquistar a Certificação Lixo Zero, com 92,2% dos resíduos reciclados ou corretamente destinados.

Em 2025, o desafio é repetir o feito e reafirmar seu papel de liderança no compromisso com a recertificação Lixo Zero. “Acreditamos que não basta falar sobre inovação e sustentabilidade, é preciso agir com responsabilidade, dar o exemplo e influenciar positivamente todo o setor.”, afirma Giordana Madeira, diretora-executiva do Febratex Group.

Ações práticas para circularidade

Para esta edição, o evento amplia suas iniciativas sustentáveis. Uma das novidades é a parceria com a Avplas Embalagens, que fornecerá sacos produzidos com plástico reciclado para a coleta seletiva, devidamente identificados entre orgânico, reciclável e não reciclável.

“A economia circular começa muito antes do descarte, passa pela seleção consciente dos fornecedores, pelo tipo de material utilizado e pela rastreabilidade da origem”, explica Giordana.

Outra ação é a confecção dos cordões das credenciais com fios reciclados REPREVE, fornecidos pela Unifi Manufacturing, Inc. e transformados pela Cordontextil Indústria e Comércio. A medida dá sequência à substituição do plástico por papel nos porta-credenciais, adotada em todos os eventos do grupo desde 2022.

“Acreditamos em um futuro no qual as feiras assumam compromissos reais com a responsabilidade ambiental. Os resíduos gerados em um evento como o nosso têm múltiplas origens, como estandes, impressões, materiais elétricos, embalagens e consumo do público, e tudo precisa ser cuidadosamente planejado, separado, coletado, destinado e monitorado”, reforça a diretora-executiva.

Tecnologia e inovação alinhadas à sustentabilidade

Além do protagonismo na gestão de resíduos, o Febratex Summit traz novidades dos expositores e pesquisadores internacionais.

No dia 20 de agosto, a pesquisadora Luani Costa, do Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE), conduz um desfile inédito no Brasil, com cerca de 30 looks que representam os avanços mais tecnológicos e sustentáveis da indústria portuguesa.

Já o Grupo Malwee apresenta a Camiseta Ar.voree, criada em parceria com a startup Xinterra, de Singapura. O tecido captura CO₂ do ambiente e o elimina durante a lavagem, transformando cada peça em um aliado contra as mudanças climáticas.

Cada camiseta captura 12,6 gramas de CO₂ diariamente – o equivalente a 25 camisetas absorvendo o mesmo volume que uma árvore adulta no mesmo período. “O processo é simples: o CO2 é capturado pelo tecido e, em contato com o sabão na lavagem, é transformado em bicarbonato de sódio e dissolvido, enquanto os agentes de captura se recarregam para reiniciar o ciclo”, destaca Gabriela Rizzo, CEO do Grupo Malwee.

Inscrições: www.febratexsummit.com.br

Fonte : Rafaela Freitas | PACOM360