Giro na Tecnomoda em Ribeirão Preto : feira dá a largada para negócios em diferentes setores
. Sortimento Moda Eventos destaca Feira Tecnomoda em Ribeirão Preto / SP . Tecnomoda – Feira da cadeia produtiva dos segmentos de calçados, artefatos, vestuário, estofamento automotivo e mobiliário
A segunda edição da feira Tecnomoda, que aconteceu de 6 a 7 de fevereiro, no Alcans Hall, em Ribeirão Preto/SP, iniciou em ritmo acerado. Com forte presença dos visitantes, a mostra fomenta negócios para a cadeia produtiva dos segmentos de calçados, artefatos, vestuário, estofamento automotivo e mobiliário.
Coletiva de imprensa
Durante a coletiva de imprensa, os gestores das entidades apoiadoras e os organizadores do evento enfatizaram a importância da realização da feira.
O idealizador e diretor da Tecnomoda, Ricardo Michaelsen, enfatizou a parceria com o Studio Compor / Compor Digital para oferecer aos expositores as informações sobre as principais tendências da moda. “A curadoria realizada pela designer e pesquisadora Tatiane Ritzel influenciou para que as coleções apresentadas nos estandes fossem ainda mais assertivas, o que certamente contribui muito para o fechamento de pedidos para os fabricantes ”, comentou.
O presidente do Sindicato da Indústria do Curtimento de Couros e Peles do Estado de São Paulo (Sindicouro) e diretor titular do grupo Commoda/Fiesp, Wayner Machado, afirmou que a feira é muito importante para fortalecer a indústria da região. “Apoiamos totalmente a Tecnomoda, que surgiu para aproximar a cadeia de suprimentos e os fabricantes”, afirmou.
O presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Franca (Sindifranca), José Carlos Brigagão, qualificou a feira como “extraordinária”. “A feira cresceu, mudou de endereço e o novo local já está pequeno para o seu potencial. Seguiremos apoiando a iniciativa”, salientou o executivo, lembrando que o
setor calçadista tem muitos desafios e precisa separar as questões políticas da realidade nas fábricas, e a feira contribui para o segmento superar os desafios.
A diretora executiva do Sindicato da Indústria do Calçado e Vestuário de Birigui (Sinbi), Silvia Mestriner, assegurou que “o setor calçadista precisava desta feira, que traz oportunidades, gera conexões e apresenta soluções para a indústria inovar nos produtos”.
O diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav), Mário Frassati, parabenizou os realizadores pela “coragem” de criar a feira. “É muito difícil criar e mais ainda sustentar um novo evento setorial como a Tecnomoda. Vocês estão de parabéns por conseguirem oferecer essa oportunidade de atualização para os fabricantes de tantos setores”, salientou.
O diretor executivo do Sindicouro, Luciano Luta, afirmou que “o mercado precisa de resultados e a Tecnomoda é uma feira objetiva que atende às necessidades de quem busca gerar novos negócios”, pontuou.
O diretor da feira, Ismael Zimmer, salientou que, aliado à questão de mercado, a feira também tem um viés social. “O projeto Tapeçaria do Futuro, por exemplo, através da rifa de um dos automóveis restaurados na feira, vai destinar os recursos arrecadados para instituições que prestam assistência a pessoas atingidas pelas enchentes que ocorreram em maio de 2024 do Rio Grande do Sul”, pontuou.
Expositores e visitantes satisfeitos
Flávio Bersan, da Anix Couros, empresa de Presidente Prudente/SP, que atua nos ramos de selaria e artefatos, foi um dos visitantes ouvidos. Ele comentou que “a Tecnomoda conseguiu a façanha de reunir novamente o setor de couros e se tornou o principal evento desse segmento”.
Jaime Gomes e Raul Henrique, da Tapeçaria Reis, de Resende/RJ, disseram estar “surpreendidos” com o tamanho e a organização da feira. “Nos surpreendemos desde a forma como as empresas apresentaram seus produtos até as novas tecnologias e o potencial de network do evento”, disse Jaime, complementando “de zero a 10 eu daria a nota 12 para a Tecnomoda”.
Raul comentou que “conhecemos o outro lado da tapeçaria, que são as empresas fabricantes dos materiais e das tecnologias que usamos no nosso dia a dia e também tivemos acesso a profissionais que são referência no ramo e que dificilmente teríamos oportunidade de conhecer, se não fosse a feira”, disse.
Uma das expositoras que também participou da primeira edição, a York, desta vez se apresentou com um estande com o triplo do tamanho do anterior. A coordenadora de marketing da empresa, Adeliana Bigon, explicou que a decisão por esse crescimento foi devido ao alto fluxo de clientes na experiência em 2024. “Passamos de 30 para 90 m2, pois sentimos a necessidade de apresentar mais produtos e demonstrar o potencial de aplicação de cada um deles aos visitantes, que representam diferentes setores do mercado. E os resultados já no primeiro dia demonstram que valeu esse investimento”, comemorou.
Próxima edição da Feira Tecnomoda em 2025
A próxima edição da Tecnomoda – feira cadeia produtiva dos segmentos de calçados, artefatos, vestuário, estofamento automotivo e mobiliário, está agendada para os dias 6 e 7 de agosto, no Alcans Hall, em Ribeirão Preto / SP.