Tecnomoda 2026 reforça a sustentabilidade e amplia conexões
. Moda Eventos . A Feira Tecnomoda chega à sua terceira edição, nos dias 4 e 5 de fevereiro de 2026, no Alcans Hall, em Ribeirão Preto/SP, consolidada como uma das principais plataformas de negócios, inovação e sustentabilidade para a indústria brasileira. Mais do que antecipar tendências, o evento se posiciona estrategicamente como um ambiente de fortalecimento do mercado interno, conectando fornecedores e fabricantes dos setores de moda, estofamentos mobiliários e automotivos, em um momento decisivo de reposicionamento da indústria nacional.
Criada para atender polos produtivos fora do eixo tradicional, a mostra nasceu com o propósito de aproximar a base produtiva das soluções tecnológicas, materiais e insumos capazes de tornar a indústria mais competitiva, eficiente e sustentável. Segundo os organizadores, a feira lança o olhar especialmente para as necessidades das indústrias de médio e pequeno porte que precisam de acesso direto à inovação, ao conhecimento e a novos parceiros comerciais.
SUSTENTABILIDADE – Um dos pilares centrais da edição 2026 é a sustentabilidade aplicada de forma concreta aos processos produtivos. Esse compromisso ganha forma no principal destaque da feira: o projeto Fantástica Fábrica de Bolsas, que leva ao pavilhão uma completa linha de montagem funcionando em tempo real. Durante os dois dias de evento, o público pode acompanhar todas as etapas da produção de três modelos de bolsas femininas, desenvolvidas a partir de sobras e materiais reaproveitados, mostrando in loco como resíduos industriais podem ser transformados em produtos de valor agregado. Coordenado pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), o projeto conta com a participação da Compor Digital, que criou os modelos a serem desenvolvidos e da Ambiente Verde, que forneceu os materiais que serão reutilizados.
O viés sustentável também é compromisso dos expositores de couros, laminados sintéticos, tecidos, componentes, produtos químicos, máquinas e tecnologias, que apresentam soluções alinhadas à economia circular, ao reaproveitamento de materiais e à redução de impactos ambientais.
Negócios voltados ao mercado brasileiro
Segundo o diretor da feira, Ricardo Michaelsen, a Tecnomoda tem papel estratégico ao facilitar negociações que se estendem para além dos dias do evento, impulsionando negócios diretos e indiretos ao longo do ano. “Nesse cenário de mudanças no comércio internacional e de reposicionamento de marcas que antes atuavam fortemente no exterior e hoje buscam ampliar a presença no mercado interno, a Tecnomoda se fortalece como um espaço essencial para geração de negócios, conectando fabricantes a fornecedores capazes de oferecer soluções competitivas em custo, qualidade e inovação, atendendo às novas demandas do consumidor brasileiro”, contextualiza.
Marcada pela ampliação do mix de produtos, com a adesão de novos expositores de componentes, que evidenciam sua abrangência multissetorial, a feira cria sinergias entre os diferentes segmentos que compartilham materiais, tecnologias e processos produtivos. A presença expressiva de curtumes e indústrias químicas para couros (32 expositores) reforça o protagonismo da feira no setor, além da participação das maiores empresas de laminados sintéticos. Para o diretor Ismael Zimmer, esse ecossistema permite que fabricantes encontrem, em um único espaço, alternativas para diferentes aplicações – da moda ao mobiliário e à tapeçaria automotiva. “A Tecnomoda funciona como uma ferramenta estratégica para toda a cadeia produtiva, antecipando movimentos do mercado e aproximando fornecedores e fabricantes de forma prática e acessível”, afirma.
Fonte : M&L Comunicação
