Lojistas de diferentes estados brasileiros desembarcaram em Gramado com objetivos definido : conhecer os principais lançamentos da moda nacional em calçados e acessórios, e encontrar boas oportunidades de negócios. Nos corredores do Serra Park, que sedia de segunda (22.05.17) até quarta (24.05.17), o SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado, eles encontram em primeira mão os lançamentos para a primavera 2017 / verão 2018 das principais marcas nacionais. O movimento de público no primeiro dia, projeta a confirmação da expectativa da promotora, em receber nos três dias feira, aproximadamente 18 mil visitantes nos três dias de feira. No local, são 380 expositores fabricantes de mais de 1.600 marcas, as principais do mercado.
A confluência de expectativas entre os principais elos da cadeia de produção e consumo gerou números recordes nesta edição, tanto em expositores, quanto em emissão de passagens e diárias de hotéis para lojistas visitantes. “Acreditamos que teremos três dias muito bons. Chegamos ao SICC otimistas, especialmente pelo trabalho pré-feira feito tanto por nós quanto pela organização”, afirmou logo nas primeiras horas de feira, Marlin Kohlrausch, presidente de fábrica de calçados infantis.
Com uma rede composta por 13 lojas espalhadas por Fortaleza (CE), os lojistas Juliana Miranda e Luiz Antônio Brito, também circularam pelo SICC com os mesmos objetivos. “Queremos ver as novidades que a indústria está produzindo, e principalmente, queremos sentar e buscar negociações que nos deem competitividade na hora de atender o nosso cliente. Pelos primeiros contatos vimos que temos razões para estarmos otimistas com o fechamento de pedidos”, explica Juliana.
O SICC é a principal plataforma de lançamento de coleções de calçados e acessórios para a primavera e o verão do Brasil. As estações quentes são também as responsáveis pelo maior volume de vendas no varejo. “Viemos para a feira principalmente em busca das novidades, das tendências. Como o primeiro momento de apresentação das coleções é aqui, vir ao SICC nos ajuda a entender como serão as vitrines de verão, e nos dá subsídios para que façamos o nosso planejamento”, afirma Edilson Tiago Carvalho, proprietário de loja de Calçados, de Hortolândia (SP).
Lançar de maneira abrangente sua coleção é o objetivo da Piccadilly, que apresenta sua nova coleção pela primeira vez. “Temos uma expectativa muito boa para a feira, muito otimista. Fizemos uma excelente coleção, e o que queremos é mostrar esse produto. Queremos que o lojista venha e conheça as nossas novidades, e a feira é um ótimo momento para isso. A partir do momento que ele conhece o que estamos mostrando acreditamos que ele vai fechar pedidos, aqui ou nas próximas semanas”, explica André Oscar, gerente nacional de vendas de marca de calçados femininos.
COMPRADORES INTERNACIONAIS – Na abertura do SICC, os importadores foram recebidos pela direção da Merkator Feiras e Eventos. “Há um otimismo entre varejo e indústria e acreditamos que essa expectativa positiva, aliada à qualidade do que trouxeram os nossos expositores, serão fatores determinantes para uma feira muito positiva”, explica o diretor da Merkator, Frederico Pletsch. “Venho de um giro pela Europa, e chego aqui em busca principalmente de calçados femininos. Nossa ideia é fechar a compra de cerca de 20 mil pares”, explica o importador Samir Krayem, do Kuwait. Para a direção da feira, o momento é de consolidar os investimentos realizados, garantindo os bons negócios. No SICC estão cerca de 200 importadores oriundos de países da América do Sul e de destinos mais distantes como Rússia, Filipinas, África do Sul, EUA, dentre outros.