Conexão Origem Sustentável vai debater o avanço e os desafios das práticas ESG no setor calçadista brasileiro

Conexão Origem Sustentável vai debater o avanço e os desafios das práticas ESG no setor calçadista brasileiro

Conexão Origem Sustentável vai debater o avanço e os desafios das práticas ESG no setor calçadista brasileiro

.| Sortimentos Moda Eventos |. O avanço e os desafios das práticas ESG na cadeia calçadista brasileira serão pautas do Conexão Origem Sustentável, evento que lança sua primeira edição para se tornar o ponto de encontro de lideranças e profissionais do setor para debater práticas sustentáveis na atividade.

Conexão Origem Sustentável : data, local e ingressos

O Conexão Origem Sustentável que terá sua primeira edição no dia 15 de outubro de 2024, no Centro de Eventos da Faccat, em Taquara/RS, e é uma realização conjunta da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal). Os ingressos são gratuitos para empresas certificadas ou em processo de certificação pelo Origem Sustentável. As outras empresas associadas às entidades têm ingresso de R$ 75 e público geral R$ 150. Os ingressos limitados à lotação do local.


Programação Conexão Origem Sustentável

  • 13h30 – Credenciamento
  • 14h00 – Abertura oficial
  • 14h10 – Palestra: Panorama do ESG para o mercado e consumo, com Ricardo Duarte Contrera
  • 14h50 – Palestra Sustentabilidade Transforma | Lizandra Marin
  • 15h30 – Palestra Compromisso sustentável | Fabíola Eggers
  • 16h10 – Palestra Sustentabilidade e cadeia de valor – desafios e oportunidades | Francisco Rollo
  • 16h50 – Palestra Agilidade, Modernização no Mercado e Monitoramento da cadeia de fornecedores | Kelly Silva
  • 17h30 – Painel Sustentabilidade como Diferencial Competitivo com empresas certificadas nível Diamante pelo Origem Sustentável: Carlos André Carvalho, Marco Schmitt, William Marcelo Nicolau, Alberto Luiz Wanner e Thomas Simon
  • 18h10 – Coquetel e networking
  • 20h – Encerramento do evento

ESG sustentabilidade

A gestora de Marketing e Relacionamento da Assintecal, Aline Santos, destaca que o evento será um novo ponto de encontro com muito conteúdo relevante sobre sustentabilidade. “Teremos palestra sobre o mercado ESG no Brasil e no mundo, cases de sucesso de marcas, indústrias e varejo, e, ainda, um painel com quatro empresas certificadas pelo Origem Sustentável no nível Diamante”, adianta Aline.

Segundo o gerente de Marketing e Estratégia da Abicalçados, Cristian Schlindwein, o Conexão Origem Sustentável é uma oportunidade que vai explorar, além dos conteúdos que serão apresentados no palco, momentos de conexão. “O evento tem esse propósito no nome e, por isso, teremos um coquetel de relacionamento e uma área de conexões com empresas, startups e fornecedores relacionados às práticas ESG e à sustentabilidade para se conectarem com o público participante”, destaca.


Origem Sustentável

Criado pela Abicalçados em parceria com a Assintecal, o Origem Sustentável é a única certificação de ESG e sustentabilidade no mundo voltada para as empresas da cadeia calçadista. Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, segue a diretriz de mais de 100 indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade.

As categorias são Diamante (+80% dos indicadores alcançados), Ouro (+60%), Prata (+40%) e Bronze (+20%).

As auditorias são realizadas por órgãos independentes como SENAI, SGS, ABNT, Intertek e Bureau Veritas.

Atualmente, mais de 100 empresas do setor já são certificadas ou estão em processo de certificação. Juntas, elas respondem por mais de 50% da produção nacional de calçados.


Afinal, o que é ESG?

ESG é a sigla, em inglês, para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). De modo geral, o ESG mostra o quanto um negócio está buscando maneiras de minimizar os seus impactos no meio ambiente, de construir um mundo mais justo e responsável e de manter os melhores processos de administração.

O termo ESG surgiu pela primeira vez em um relatório de 2004, da Organização das Nações Unidas (ONU), chamado Who Cares Wins (Ganha quem se importa). A sigla ESG une três preocupações que as empresas devem ter:

Environmental ou Ambiental
Refere-se a práticas e princípios adotados na empresa para a conservação do meio ambiente.

Entre as práticas ambientais, estão:

  • Busca por alternativas sustentáveis para a redução do impacto no meio ambiente;
  • Redução na emissão de poluentes;
  • Boas práticas com embalagens, geração, cuidado e descarte de plásticos e outros materiais;
  • Gerenciamento correto do descarte de lixo.
  • Social
  • Diz respeito à relação que a empresa tem com as pessoas do seu entorno.

Algumas práticas sociais:

  • Aderência aos direitos trabalhistas;
  • Valorização da saúde e segurança no ambiente de trabalho;
  • Apoio à diversidade e inclusão;
  • Posicionamento da empresa em causas e projetos sociais;
  • Atuação com a comunidade.
  • Governance ou Governança
  • É a forma como a empresa realiza a gestão dos seus processos, com foco na transparência.

Práticas de governança:

  • Adoção de políticas para o controle dos processos;
  • Comportamento e política institucional relacionados às práticas anticorrupção, lavagem de dinheiro e trabalho escravo, por exemplo;
  • Transparência na política de remuneração dos diretores;
  • Valores, postura moral e ética nos negócios;
  • Valorização da prestação de contas e da responsabilidade corporativa;
  • Veracidade das informações de produtos e processos da empresa.

Vantagens e boas práticas
Além de ser um diferencial competitivo e de atrair investidores para o seu negócio, as boas práticas ESG trazem as seguintes vantagens:

  • Empresas com ações de ESG correm menos riscos de enfrentarem problemas jurídicos, trabalhistas e fraudes;
  • Redução dos custos operacionais e ganhos de produtividade;
  • Fidelização de clientes que valorizam o consumo de produtos e serviços sustentáveis;
  • Melhoria na imagem e reputação da marca;
  • Emissão de greenbonds, que são títulos de dívida para projetos que promovem impactos positivos no meio ambiente;
  • Acesso às linhas de crédito verde;
  • Melhores índices de satisfação, atração e retenção de talentos.

Mais do que uma tendência, as práticas de ESG são fatores de competitividade no ambiente de negócios em geral. A sociedade e o mercado veem com bons olhos empresas que praticam ações de ESG e se preocupam com as questões ambientais, sociais e de governança.