A programação dos desfiles da edição 2016 do Vitória Moda está bem movimentada, prometendo levar para a passarela montada no Centro de Convenções de Vitória algumas das melhores marcas capixabas.
Dia 5 de julho, terça-feira, às 17 horas – O Senai abrirá a semana de desfiles com uma apresentação especial de looks criados por estudantes de moda nacionais. Logo após, às 18h30, será a vez dos alunos das faculdades de Moda da UVV, Faesa e Unesc se apresentarem na passarela do evento. Às 20 horas, as marcas Studio Etá, Florest e Saia de Chita prometem encantar o público com suas coleções e, na sequência, às 21h30, as marcas Bebel Gama, Islavix e Surreal exibirão suas coleções, encerrando a noite.
Dia 6 de julho, quarta – feira, às 18 horas – A passarela ganhará vida com as esperadas coleções das marcas Zinsk, Pk Premium e Buphallos. Em seguida, às 19h30, Dupla Meninna, Look Belle e Eliane Kill exibirão suas criações. Às 21h será a vez das marcas Açúcar Moreno, Chris Trajano e Riviera Store abrilhantarem a segunda noite do Vitória Moda.
Dia 7 de julho, quinta-feira, às 18 horas – O último dia de desfiles promete deixar saudades, com as festejadas marcas Verônica Santolini, Sol de Verão e Maria Gueixa na passarela. Em seguida, às 20h, Hagaef, Dua’s e Zan.Bo prometem mobilizar o público. A temporada de desfiles da edição 2016 será encerrada às 21h30, com um desfile da marca masculina Konyk.
Palestras e oficinas no Vitória Moda
Inspirado no tema tema “Natural, original, tropical – mergulhando em nossas raízes”, que pretende exaltar a arte, a cultura e a moda do Espírito Santo, a nona edição do Vitória Moda – uma iniciativa do Sistema Findes, em parceria com o Sesi / Senai e correalização do Sebrae – será aberta, no dia 4 de julho, às 19h30, no Teatro do Sesi, com uma palestra proferida pela empresária e musa sustentável Chiara Gadaleta. Ela vai falar sobre “A nova era da moda: unindo regionalidade, criatividade e sustentabilidade”.
Entre os aspectos abordados em sua palestra, Chiara incluirá economia criativa, identidade brasileira, moda local e global, práticas criativas e sustentáveis no mercado de moda nacional e novas economias. Na mesma noite de abertura, haverá a apresentação da Camerata do Sesi, regida pelo maestro Leonardo David. A trilha sonora terá como destaque músicas capixabas.
O evento terá continuidade no dia 5, às 15 horas, no 3º andar do Centro de Convenções de Vitória (onde o Vitória Moda será realizado até o dia 7 de julho), com uma palestra da estilista Fernanda Yamamoto , que falará sobre “Moda transformadora: a força da moda como vetor cultural de ligação entre design e artesanato”, envolvendo o processo criativo de desenvolvimento da coleção Histórias Rendadas, feita em conjunto com rendeiras de renascença da Paraíba. Fernanda abordará ainda questões como regionalidade, trabalho manual, artesanato, cultura brasileira e processo criativo.
O Vitória Moda também contará com oficinas do Senai e do Sesi e apresentações de coleções assinadas por 23 marcas capixabas, realizadas nos salões do Centro de Convenções de Vitória nos dias 5, 6 e 7 de julho.