Além de estreitar relações comerciais, conhecer novas tecnologias e fechar negócios, a Fimec 2016 – Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes e Acessórios para Calçados, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes, também é lugar de pesquisar tendências e ter contato com pesquisas comportamentais que resultam em produtos reais. Será através do Estúdio Fimec que serão apresentados sapatos e bolsas conceituais produzidos com os materiais de expositores, a partir de informações de moda.
Em 2015, o tema Urbano norteará o espaço de 300 metros quadrados, organizado exclusivamente para promover experiência e integração ao visitante. Inspirado pelos direcionamentos de moda da plataforma Trends Lab, do Grupo Sinos, o ambiente conta com referências da apropriação de cenários externos. E tudo isso foi traduzido para produtos que estarão em exposição. A autoria é de profissionais da área de design de moda dos próprios expositores da Fimec. “O Estúdio Fimec une conceitos de moda a valoriza o próprio expositor, já que estes empresários têm a oportunidade de mostrar como o produto que eles estão apresentando no estande fica na composição final de um calçado ou bolsa, o que é mais um atrativo para os compradores”, destaca Elivir Desiam, diretor-presidente da Fenac.
Os promotores da Fimec 2016 projetam receber entre 15 e 17 de março, cerca de 35 mil visitantes técnicos, oriundos de todos os Estados brasileiros e de 35 países. Serão cerca de 900 marcas que apresentarão seus produtos e serviços através de mais de 500 expositores em um espaço de 36 mil metros quadrados de área de exposição nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo / RS.