Casa Museu Ema Klabin traz mesa-redonda, curso, oficinas, palestras e exposição sobre moda

Fotos desfile de moda coleção Andres Sarda na MBFW Madrid Otoño Invierno 2021 Fotos desfile de moda coleção Andres Sarda na MBFW Madrid Otoño Invierno 2021

Casa Museu Ema Klabin traz mesa-redonda, curso, oficinas, palestras e exposição sobre moda

Serão discutidos assuntos como a indumentária baiana, gênero e consumo, figurinos de teatro, entre outros

A Casa Museu Ema Klabin ( Rua Portugal, 43 -Jardim Europa ), em São Paulo / SP, continua com sua programação sobre moda, que se estende até o mês de novembro/21. Em outubro, serão ministradas palestras que abordam temas como a indumentária baiana, gênero e consumo. Além de duas oficinas que vão estimular que os participantes criem uma peça de roupa.

A programação também contará com uma mesa-redonda mediada pela professora doutora Angela Brandão, que discute, a partir do olhar de três pesquisadoras, as relações entre arte e moda e o potencial futuro deste campo de estudos no Brasil. O encontro traz temas como: “Dolce & Gabbana e Catedral de Monreale: a sacralização da moda”; “Desenhar Figurinos: investigando as ideias dos figurinistas” e “Arte vestível em museus paulistanos: estudos de caso”. Tanto as palestras como a mesa-redonda terão intérpretes de Libras.

Haverá ainda o curso “A moda e as formas no tempo: os principais criadores e movimentos do século XX”, ministrado por Brunno Almeida Maia. O pesquisador também fará a curadoria da exposição Ema e a Moda no século XX – as roupas e a caligrafia dos gestos, que acontece no final de outubro.

Toda a programação é gratuita, com palestras, cursos e mesa-redonda via zoom e oficinas presenciais. Mais informações ( 11 )3897-3232


Confira abaixo a programação de outubro:

Palestra online: “Para vestir o sagrado: iberismos e africanidades na Bahia”

A palestra ministrada pelo antropólogo Raul Lody, curador das Fundações Gilberto Freyre (Recife) e Pierre Verger (Salvador) tem como objetivo interpretar as indumentárias das baianas dentro de uma rede de significados sociais, culturais, estéticos e religiosos, localizando-as na sua dimensão patrimonial de gênero no âmbito afrodescendente. Com isso, serão destacados a organização e o conceito social da consagrada indumentária da baiana, elaborada a partir de elementos islâmicos e das joalherias ibéricas. Serão considerados, ainda, os elementos visuais da indumentária de baiana que dialogam com as máscaras, os penteados, os utensílios de couro e as fibras naturais da África Ocidental, e como tudo isso integra um entendimento do significado de vestir e da definição dos papeis sociais da mulher.

Sábado, 23 de outubro

Das 11h às 13h

Classificação: 14 anos

150 vagas

Via plataforma Zoom

Oficina presencial “Criação de Roupas Não-Binárias”

A partir de vivências práticas que refletem sobre a moda tradicional e sua separação entre feminino e masculino, a oficina ministrada pela figurinista, artista visual e cenógrafa Hellena Kuasne propõe que os participantes criem uma roupa não binária, visando sua identidade.

Domingo,24 de outubro

das 14h às 17h

Classificação: 10 anos

25 vagas por ordem de inscrição

Presencial – Casa Museu Ema Klabin – Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo.

Palestra online: “Da janela da casa às vitrines nas ruas: moda, gênero e consumo”

Nesta palestra, ministrada pela professora Rafaela Martins, pretende-se discutir como a moda, a industrialização e a urbanização contribuíram para grandes mudanças socioculturais, principalmente para as mulheres, nas primeiras décadas do século XX. Apesar da rigidez social impostas às mulheres neste período, as vitrines da moda e o ato de comprar, para aquelas que podiam, contribuíram para que tais mulheres deixassem de olhar o mundo através das janelas de suas casas e passassem a ir às ruas para olhar as vitrines e experimentar o mundo da moda e do consumo. A moda será analisada sob uma perspectiva interdisciplinar, discutindo temas como história contemporânea, relações de gênero e mudanças de hábitos de consumo, ao mostrar o desenvolvimento de galerias e lojas de departamentos, bem como o surgimento e a popularização dos cafés e confeitarias, até chegar às feiras na década de 1960.

sábado, 30 de outubro

das 11h às 13h

Classificação: 14 anos

150 vagas

via plataforma Zoom