A Fimec, maior feira de insumos para o setor calçadista da América Latina, que acontece de 15 a 17 de março, na Fenac, em Novo Hamburgo/RS, apresenta na Fábrica Conceito o Sistema de Operações Logísticas Automatizadas (Sola).
Na Fábrica Conceito, os visitantes poderão ver o chamado “chão de fábrica”, onde se produz o calçado. Com disposição de máquinas, equipamentos e matérias-primas necessárias para a produção, a estrutura é fruto de uma parceria entre a Fenac, Coelho Assessoria Empresarial e Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos (IBTeC). No total serão 70 empresas envolvidas na produção de quatro tipos de calçados e oito modelos diferentes – dois masculinos, duas sapatilhas femininas, dois scarpins e duas botas femininas. A fábrica terá em torno de 50 pessoas trabalhando durante a feira na produção de 1.500 pares – que serão destinados a projetos sociais e instituições assistenciais escolhidas pelos realizadores do projeto.
Um dos pontos altos da Fábrica Conceito será a apresentação prática do Sola, modelo de negócio desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), apoiada pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), para desenvolver o setor produtivo através da otimização logística e automação de processos industriais. O assessor executivo da Abicalçados, Igor Hoelscher, que estará nos três dias do evento explicando detalhadamente os processos que envolvem o Sola para os interessados, ressalta que a ferramenta tem o objetivo de integrar a cadeia produtiva no que tange a identificação, processos e troca eletrônica de informação (EDI – Eletronic Data Interchange) na linguagem global padrão GS1.
Hoelscher comenta que o Sola, além de proporcionar mais qualidade e agilidade nos processos logísticos, diminui a incidência de erros, gerando maior produtividade, redução de custos e, consequentemente, trazendo maior competitividade para a indústria nacional. O executivo recorda o caso de sucesso da Via Marte, primeira empresa calçadista a adotar a metodologia e que, em um ano, conseguiu reduzir custos na ordem de R$ 500 mil com a utilização da ferramenta. Em 2015, a empresa foi reconhecida com o Prêmio Direções Abicalçados em função do modelo adotado.
O que é?
O Sola envolve identificação padrão por código de barras, tanto para o produto (GTIN – Global Trade Item Number) quanto para a unidade logística/volume (SSCC – Serial Shipping Container Code), certificação do picking correto através de conferência eletrônica do conteúdo de cada volume, separação correta dos volumes versus nota fiscal e despacho/coleta correta em cada fábrica pelo transportador. “Com o Sola ganhamos em precisão, aceleração e redução de custos”, recorda o gerente de Tecnologia da Informação da Via Marte, Ivair Kautzmann, ressaltando a garantia do batimento entre a informação digital (NF-e e DESADV) e física (mercadoria movimentada). “Através do programa zeramos o nosso indicador de caixas com conteúdos errados”, conta Kautzmann.
Fonte : Abicalçados