Moda Eventos
INSPIRAMAIS – Primal em Porto Alegre : evento de moda trouxe conteúdo de moda para a Arena de Inovação
A 27ª edição do INSPIRAMAIS, salão que lançou mais de mil materiais para as indústrias de calçados, confecção, móveis e bijuterias, além de fomentar negócios na cadeia produtiva da moda, trouxe muito conteúdo de qualidade. No total, foram dois dias intensos com 14 palestras sobre temas que iam de design à sustentabilidade. O evento promovido pela Associação Brasileia das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e entidades parceiras aconteceu no Centro de Eventos da FIERGS nos dias 24 e 25 de janeiro de 2023.
Logo no primeiro dia, como de praxe, o estilista Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design da Assintecal, destacou o tema da pesquisa – Primal – que deu origem aos materiais apresentados no espaço Conexão Criativa INSPIRAMAIS. Na oportunidade, o estilista destacou que de 2018 para cá houve um movimento na indústria de moda voltado grandemente a texturas como couro e denin, trazendo, principalmente para o vestuário masculino, um mix de masculinidade com referências de moda e comportamento. “Pode se observar essa influência também no design de mobiliários que trazem um visual mais primitivo, porém com texturas diferenciadas. Com relação ao tema masculinidade reproduzida no cinema e nas novelas, surge o tema etéreo trazendo consigo a natureza, o delicado, o fluído”, disse.
Já o segundo tema, o legado, dividido em duas partes, apresenta a importância da aplicação de práticas sustentáveis e rusticidade da matéria representada em aspectos crus. Na linha western, podem ser observados novos bicos, botas e a massificação do denin. A mistura do natural com o tecnológico expressada no misto de bruto com rendados ou transparências, podem ser verificadas do vestuário ao design de mobiliário.
O terceiro tema é a biomimética, que encontra sua inspiração na riqueza natural, como aspecto de mofo, peles de animais, cogumelos e vegetais. O tema simbiose alia as formas ancestrais com a tecnologia, por meio da renovação da matéria e aproveitamento dos estoques.
Por fim, o tema biônico, apresenta a possibilidade de explorar novos tipos de calçados, com estruturas exageradas com facilitação para os injetados, além da volta ao básico, o aspecto de austeridade do personagem a ser incorporado pelo consumidor por meio da moda.
Senai no Inspiramais
Na programação de palestras do primeiro dia, destaque também para o Instituto Senai de Inovação, que apresentou diversos materiais criados como alternativas sustentáveis, como as fibras feitas de retalhos, fibra de pupunha do pseudocaule da banana e outro forjado de resíduo de pelos de pets shops, resultantes das tosas, aliado ao produto de garrafas pets. Plasma atmosférico, eletrofiação, fiação a úmido também foram técnicas relatadas.
Inspiramais Momentos
O primeiro dia contou com apresentações da Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho (Animaseg) e várias palestras como :
- plataforma de pesquisa que informa as tendências da moda voltada para a indústria de calçados, bolsas e acessórios;
- produção de biocomposto feito com pó de arroz;
- soluções para rotina do “chão de fábrica”;
- sistema de automatização de entrega com rastreabilidade;
- e, plataforma de vendas on-line em lives.
Painel internacional no Inspiramais
O segundo dia de programação iniciou com um painel com calçadistas da Argentina, Espanha e México. Na oportunidade, Daniel Risafi, vice-presidente da Câmara das Indústrias de Calçados da Argentina (CIC), contou que a indústria de calçados argentina recicla apenas 6% dos seus resíduos, mas que existe grande pressão social para que se avance mais na questão. Segundo Risafi, hoje o Brasil é o principal fornecedor externo de calçados daquele país. “Dos mais de 40 milhões de pares importados, cerca de 20 milhões são brasileiros”, disse.
Tratando de um dos mercados mais avançados da Europa, no que diz respeito à sustentabilidade, o diretor de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da Federação das Indústrias de Calçados da Espanha (FICE), Imanol Martinéz Gómez, destacou que o parque industrial espanhol trabalha, basicamente, com produtos de maior valor agregado e respeito ao meio ambiente, com processos produtivos que diminuem o impacto ambiental, com redução do uso de resíduos e uso de energias renováveis. “Temos uma das economias mais abertas do mundo, mas também exigente no que diz respeito à sustentabilidade”, contou.
Representando um dos principais mercados de calçados no continente americano, o presidente do Conselho Diretivo da Câmara das Indústrias de Calçados do Estado de Guanajuato (CICEG), no México, Alfredo Padilla Villalpando ressaltou que a pandemia de Covid-19 afetou o setor calçadista mexicano, mas que a atividade vem em recuperação. “O setor está em recuperação, principalmente na questão do consumo. O consumidor mexicano preza por produtos cada vez mais sustentáveis e que tenham durabilidade, quesito em que o couro ganha vantagem”, disse, ressaltando que muitas companhias internacionais que importam do México vêm solicitando calçados sustentáveis, o que tem causado uma transformação do setor.
Cobertura Inspiramais em Porto Alegre nos sites da Sortimento Comunicação
Acompanhe nos sites Sortimentos Feiras e Eventos, Moda Eventos e Feiras de Moda