O mercado confeccionista, têxtil e calçadista já dispõe de um canal de oferta de crédito, sistemas de qualidade, gestão e logística, e imobiliários, que pretende ser o novo horizonte para a indústria da moda no país. Trata-se da Plataforma da Moda, estará participando, no estande 148, da Tecnotêxtil Brasil 2017 – Feira de Tecnologias para a Indústria Têxtil e Confecção, que acontecerá simultaneamente com a FebraTêxtil – Feira Brasil Têxtil, FINNT – Feira Internacional de Nãotecidos e Tecidos Técnicos e BonéShow, entre os dias 25 e 28 de abril de 2017, no Anhembi Parque, na capital paulista..
Entre as vantagens, o canal oferece a possibilidade de viabilizar recursos imediatos para qualquer tipo de operação da cadeia do vestuário, já que dispõe de linhas de crédito para insumos, serviços e para toda a cadeia do vestuário. Mais do que isso: toda a operação de crédito está atrelada a melhor assertividade do recurso, com o buscador do crédito auxiliado com uma série de benefícios técnicos para o desenvolvimento de seu negócio. O projeto já nasce com investimento inicial de R$ 45 milhões e manterá os investimentos nos dois próximos anos.
Isso é possível graças à parceria entre a Landinvest com o Fundo de investimento de Direitos Creditórios (FIDC) – Dunas Plus, fundo nacional de capital americano. “A Plataforma da Moda disponibiliza R$ 120 milhões por mês para toda a cadeia produtiva, com uma taxa de 4,9%mês. Porém, diferente dos bancos, já inclui a taxação de risco e seu grande diferencial: a antecipação de crédito mantendo a taxa fixa”, explica Roberto Carvalho Dias, um dos diretores da Landinvest.
Roberto ainda completa que o projeto está pronto também para auxiliar na padronização de qualidade, apresentação de seus produtos de forma profissional e logística. “Você recebe o crédito e mais esses serviços. A Plataforma da Moda garante de forma integral que quem está recebendo o crédito tenha todas as ferramentas que ampliar seu negócio. Assim como maior segurança do fundo de investimento que está cedendo o crédito, diminuindo o risco e proporcionando taxas atrativas para quem busca o recurso”.
Para os fornecedores de insumos, por exemplo, o mercado distribuidor utiliza um mark-up médio entre 50% e 70%. A Plataforma da Moda viabiliza o acesso direto ao estoque dos fabricantes, com redução de custo de 30% a 40% e crédito de 30 dias. Para esse fornecedor de insumos – fabricante ou importador- a gestão e análise de crédito é auxiliada por serviços especializados de Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FDICs).
Investimento imobiliário e um complexo de 500 lojas
A iniciativa se completa com a construção do Natal Moda Outlet – complexo comercial e industrial de moda, consumo, serviços e lazer projetado no Rio Grande do Norte, e que traz a Plataforma da Moda como um benefício às indústrias presentes no complexo que está sendo criado na cidade de Natal. São 500 empresas com lojas no local e todas com o acesso gratuito a Plataforma da Moda, podendo realizar não só as ações comerciais no espaço físico, como também fomentar a venda de atacado através do Marketplace B2B.
Segundo Roberto, o empreendimento Natal Moda Outlet será entregue já em 2017. “Estamos finalizando a primeira fase do projeto e que tem previsão até o final do ano. É um centro de comercio e consumo a cinco minutos do aeroporto de Natal, com opções de lazer, alimentação, compras e serviços públicos”, explica.
As 500 lojas do centro comercial – fabricantes para atacado e varejo – se voltam para marcas de roupas, calçados e acessórios, além de serviços públicos a disposição de toda a população e áreas de lazer, como playground, pátio, jardins e áreas de descanso.
Com integração logística com o Aeroporto Internacional de Natal, que fica a sete minutos do Centro Comercial e onde circulam 2,5 milhões de turistas por ano, o Natal Moda Outlet contará também com um Centro de Prestação do Governo Rede Cidadão, com previsão de cinco a 15 mil visitantes por dia e uma das maiores redes hoteleiras do Nordeste.
Nesta primeira fase serão entregues 17mil m2 de área e se estima o fomento de 10 mil empregos diretos e indiretos nesta primeira etapa, fomentando não só o mercado local, como também o mercado de todo o Rio Grande do Norte.
Roberto afirma que “é um projeto inovador, inédito e substancialmente lucrativo para todas as empresas presentes no Natal Moda Outlet, pois ganham um elemento de forte impacto no mercado e com investimentos em gestão, distribuição e logística, e marketing, o que garante todo o respaldo para as marcas do Natal Moda Outlet e complementa as ações do Plataforma da Moda”.
Plataforma da Moda
A Plataforma da Moda é uma detalhada plataforma de e-marketplace, investimentos imobiliários e logísticos que já teve investimento inicial de R$ 45 milhões e manterá os investimentos nos dois próximos anos.
Oferece insumos, produtos e serviços em um e-marketplace integrado com logística e crédito para toda a cadeia produtiva da moda – desde o fornecedor de máquinas e equipamentos, fios e tecido até o produto na loja.
As empresas participantes terão amplo suporte técnico e especializado para realizar vendas, fotografar as coleções, elaborar catálogos de produtos, participar de eventos de capacitação e desenvolvimento profissional, serviços de consultoria nas diversas áreas vinculadas ao negócio, pesquisas de tendências, cobertura de feiras e exposições, notícias do mundo da moda, entrevistas, além de sua divulgação por meio de campanhas consorciadas de publicidade e promoções.
Integra-se a loja virtual B2B, a construção do Natal Moda Outlet – complexo comercial e industrial de moda, consumo, serviços e lazer projetado no Rio Grande do Norte, com 400 lojas e que traz a Plataforma da Moda como um benefício às indústrias presentes no complexo que está sendo criado na cidade de Natal. O empreendimento, já em desenvolvimento, terá sua primeira fase de 17 mil m2 entregue até o final de 2017.