Evoluir para ser cada vez mais relevante. Esse tem sido o caminho escolhido pelos promotores do SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado. Realizado em Gramado, o evento segue até quarta-feira (24.05.17), e em sua 26ª edição consolida uma característica fundamental para que tenha se tornado o mais importante do setor: a capacidade de reunir a inteligência de toda a cadeia de produção e consumo de calçados e acessórios em um momento de trocas que potencializam negócios.
Pelos corredores do Serra Park, local da feira, circulam estilistas, jornalistas, blogueiras de moda, digital influencers, alguns dos maiores lojistas do Brasil e os diretores das principais indústrias do país. Essa mistura de conhecimentos distintos é responsável por gerar uma informação de alta qualidade sobre moda, consumo e possibilidades de negócios. “O SICC se estabeleceu baseado na junção do turismo com os negócios, características que seguem sendo fundamentais para nós. Nas últimas edições, no entanto, a capacidade de fazer circular uma informação de extrema qualidade tem se agregado a essas distinções originais, fazendo com que a feira seja mais relevante a cada ano”, explica o diretor da Merkator Feiras e Eventos, promotora do SICC, Frederico Pletsch.
Para os lojistas que chegam de todo o país, essa informação de mercado é fundamental no planejamento de suas compras para a primavera e o verão, estações que concentram o maior volume de vendas. Com lojas em um dos mais badalados locais do país, as turísticas praias de Jurerê Internacional e Canasvieiras, em Florianópolis, o empresário Tony William Borges afirma que as informações obtidas no SICC são um diferencial de competitividade na sua relação com os consumidores. “Esse é o momento de ver o que há mais novo em calçados e acessórios. Essa informação nos ajuda no planejamento das nossas compras, e nos possibilita entender qual o mix de produtos que devemos ter. Em um cenário de muita concorrência, as informações obtidas aqui são valiosas”, afirma o diretor das lojas.
Responsáveis por apresentar novidades, os fabricantes também encontram na feira informações fundamentais na sua relação com o varejo. É a partir dos conhecimentos trazidos por profissionais de moda, como o estilista Ronaldo Fraga, que participa desta edição, e das respostas dos lojistas, que as marcas fazem os ajustes em suas propostas e coleções. “O SICC é hoje a principal feira do país. Nós aprendemos muito aqui, especialmente com o lojista. Essas trocas são fundamentais para ampliar o volume de negócios, razão principal de ser de um evento como esse”, ressalta Valter Cintra diretor de fábrica produtora de calçados masculinos.
NEGÓCIOS – Os dois primeiros dias do SICC foram de corredores lotados, estandes ocupados com os lojistas e fechamento de bons negócios. Desde a abertura dos pavilhões a segunda-feira (22.05.17), o fluxo de compradores do Brasil do exterior tem sido intenso e a expectativa. “Nós consolidamos um formato de feira em que diferentes fatores convergem para a realização de vendas. A cada ano esse formato é aperfeiçoado para que o SICC siga tendo a importância que adquiriu ao longo dessas 26 edições, tanto para a indústria quanto para o varejo”, reforça Pletsch.
PROMOTORA – A Merkator Feiras e Eventos tem a parceria das seguintes entidades: Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.