INSPIRAMAIS Homo Faber em Porto Alegre contou com extensa programação de conteúdos de moda

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INSPIRAMAIS Homo Faber em Porto Alegre contou com extensa programação de conteúdos de moda

Os participantes do INSPIRAMAIS Homo Faber, salão que uniu moda e negócios entre os dias 11 e 12 de julho de 2023, no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre/RS, tiveram a oportunidade de assistir a palestras de grandes nomes da indústria e do design nacional e internacional. No total, 13 palestras transformaram o Arena de Inovação do salão em um campo fervilhante de ideias inovadoras em materiais, sustentabilidade e diversidade.

Abrindo o INSPIRAMAIS Homo Faber, como de praxe, a aguardada palestra do coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Walter Rodrigues.

Na palestra de Inspirações 2024_II Homo Faber, o estilista explicou como a pesquisa é realizada com base na metodologia da pirâmide de produtos do INSPIRAMAIS, expostos no salão. “O tema homo faber tem o objetivo de mostrar esse homem que faz, trazendo a conexão do manual com a inteligência artificial”, disse Rodrigues. Dentro dos 10%, a pesquisa traz o pragmatismo e a manualidade como bússolas, destacando que a originalidade é um ponto imprescindível para chamar a atenção do consumidor.

O estímulo provocado pelos materiais e produtos, e a geometria presente no xadrez, nos ângulos dos modelos, nas formas dos sapatos, nas tramas e nas estampas 3D foram destacadas. Já nos 30% da pirâmide, o estilista lembrou do Primal como princípio de tudo e destacou os temas como sedução, hipertexturas e western. Por fim, dentro dos 60% da pesquisa, o estilista falou sobre a Terra e a importância da natureza, trazendo a sustentabilidade no processo produtivo e os florais e tons terrosos como tendência.

Diversidade

Na sequência aconteceram dois painéis, o primeiro sobre a Diversidade como Vantagem Competitiva, com o professor e antropólogo Alexandre Cerveira. “Apesar de o setor calçadista ter uma média de lideranças femininas acima da média nacional, de 36% – ante 14% -, temos um caminho pela frente, especialmente porque essa média cai quando outros marcadores sociais são adicionados. Mulheres negras, PCDs, por exemplo, têm mais dificuldades no mercado”, destacou. Segundo o professor, a diversidade, não apenas de gênero, mas de sexualidade, cor, credo, idade, entre outras questões, traz vantagens competitivas para as empresas. “Pesquisas, como da Mckinsey, apontam que empresas que investem em diversidade possuem lucratividade 21% maior do que as demais”, ressaltou. O mercado também vem exigindo diversidade, segundo Cerveira. Bolsas como Nasdaq e Wall Street já listam a diversidade como requisito para valorização de ações.

Indo ao encontro do tema da diversidade, também aconteceu o painel Lideranças Femininas, com a gestora de Projetos da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Mariele Christ; a gerente de Exportações do grupo FCC, Cátia Muller; a vice-presidente da Piccadilly, Ana Carolina Grings; a gerente de Exportações do Curtume Mats, Manoela Becker; e a diretora-executiva da Abimóvel, Cândida Maria Cervieri. Na oportunidade, as lideranças falaram de suas trajetórias e desafios na atividade, destacando ações afirmativas e a criação de uma rede de apoio para mulheres e em suas respectivas áreas de atuação.

Ao final do painel, um momento histórico para a cadeia produtiva do calçado, quando foi assinado o projeto Mulheres+. Realizado conjuntamente pela Assintecal, Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel) e Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), a iniciativa visa fortalecer e ampliar a presença feminina em cargos de liderança do setor. O projeto prevê consultorias, assessorias e workshops para o desenvolvimento de lideranças femininas nas empresas do segmento. A primeira reunião será na segunda quinzena de agosto.

Fio sustentável

Introduzindo uma oficina criativa com repreve, o fio sustentável produzido a partir de garrafas pet pela Unifi, da Califórnia do Norte/EUA, Daniella Massabki Azevedo, do departamento de Marketing da empresa apresentou o material. Segundo ela, o objetivo do projeto, desde o princípio, foi gerar oportunidades de negócios e, claro, “aliviar” o planeta. O processo para reaproveitamento das garrafas, segundo Daniella, começa na triagem do plástico, segregação por cor, limpeza até a transformação do material em flocos,
para daí então ser submetido a altas temperaturas até se transformar em resina e, posteriormente, em fios. Conforme relatório da empresa, divulgado no site repreve.com, a Repreve já contabiliza mais de 35 bilhões de garrafas plásticas recicladas e a meta é chegar globalmente a 50 bilhões até 2025. Na sequência, a consultora do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, Joana Dalla Roza, realizou a primeira de quatro oficinas para a aplicação do fio em produtos resultantes da pesquisa Homo Faber.

Startups

Encerrando o primeiro dia de evento, ocorreu o Talk Startups, que apresentou cases de sucesso das startups Bertic – desenvolvedora de software para serviços de automação e logística -, Easypro Tecnologia – soluções de software ligados à otimização da produtividade -, Solleda Energia Limpa – soluções em energia limpa que está em fase de implementação da rastreabilidade da instalação – e Tendenzia – plataforma de pesquisa com objetivo de apresentar tendências de moda, com atualização semanal.

Segundo dia do INSPIRAMAIS Homo Faber

Abrindo o segundo e último dia do INSPIRAMAIS, aconteceu a apresentação Agenda ESG e Pegada Sustentável, ministrada por Caroline Capitoni, vice-presidente de Design e Inovação da Ilegra. “Cada vez mais na pauta, principalmente, das grandes empresas, a agenda ESG se encontra presente. Hoje, grande parte das empresas vê nessa agenda uma das três principais prioridades de negócios até 2025. A partir de 2020, iniciamos uma nova era de transformação, saímos da era de transformação digital para a era de transformação social, na qual podemos observar a preocupação com a ética social, diversidade e igualdade de salários entre homens e mulheres. Desta forma, as empresas mais modernas, já passam a ter ambientes mais humanizados, colocando propósitos e valores antes do lucro”, disse.

Moda com identidade

Na sequência, aconteceu a palestra de Processos Criativos e Originais da marca, com João Maraschin, designer e diretor da marca João Maraschin que vem ganhando fama internacional. Na oportunidade, o profissional ressaltou a importância do processo de pesquisa, para se chegar a uma identidade própria de marca. “Você é o que você pesquisa. Somos aquilo que deixamos entrar no nosso universo”, disse. Professor de Design na University of Arts London, em Londres/Inglaterra, Maraschin é graduado em moda pela UCS, pós-graduado e mestre em direção criativa pela London College of Fashion, já tendo trabalhado para nomes JW Anderson, Wales Bonner, Alexander McQueen, Gucci e tem nos processos sustentáveis os destaque de suas criações. “A partir da minha marca própria, que estreamos em 2019, procurei sempre equilibrar tecnologia e artesanato, sempre com um olhar social e voltado para o desenvolvimento colaborativo”, contou.

Preview 2025_I Intergeracional

Na sequência, Walter Rodrigues voltou ao palco para adiantar o que estará no INSPIRAMAIS de janeiro de 2024, materiais resultados da pesquisa com o tema “Intergeracional”. Diante do assunto latente sobre o etarismo, a questão geracional se encontra em foco mundialmente. “É importante entender para quem se faz moda, a quem se dirige seu produto, porque pela primeira vez na história, há cinco gerações convivendo. A ideia de se produzir para uma determinada faixa etária foi ultrapassada e surge a necessidade de se elaborar um produto que interesse a todos”, disse o estilista. Segundo ele, mais importante do que produzir para determinada faixa etária, é produzir com propósito; “Proporcionar experiências satisfatórias a essa diversidade de consumidores é o que deve impulsionar as novas coleções”, adiantou.

Hub

A próxima apresentação foi de Flávia Vanelli, curadora do Hub Conexão Criativa e consultora em Gestão de Design no Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal. Na ocasião, ela apresentou o espaço, que nesta edição contou com a presença de mais de 30 empresas. Flávia também abriu espaço para a auto apresentação de algumas empresas do Hub, como a Tilápia Leather, que há mais de 18 anos produz couros de pele de tilápia em Andradina/SP. “O nosso produto, antes era resíduo. Hoje é uma pele exótica que desperta desejo de consumo”, disse a diretora da empresa, Amanda Hoch, explicando que o curtimento da pele é realizado de forma totalmente manual e utiliza produtos naturais. O espaço também foi concedido para a apresentação da empresa Brilho da Mata, de Belém/PA. José Leuan, diretor da empresa, falou sobre sua produção de jóias, principalmente de prata, associada a aplicações de materiais naturais como madeira, cascas, ouriços de castanha e frutos da Amazônia.

Couro

Encerrando a programação de conteúdo do INSPIRAMAIS, a palestra Preview do Couro 2025_I destacou os temas estimulante e techform. Do tema estimulante surgem couros com exuberância e extravagância nas texturas e nas cores, que instigam o toque e o olhar, mesclas de gravações em um mesmo produto, misturas de estampas, floter metalizado com fosco, misturas de cores em peles exóticas. Em contraposição, o tema techform traz caimento, funcionalidade, performance e uniformidade nos produtos.

Inspiramais Intergeracional, no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre
Inspiramais Intergeracional, no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre

O próximo INSPIRAMAIS já tem data para acontecer. Será nos próximos dias 23 e 24 de janeiro de 2024, também no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre/RS.