Inspiramais Intergeracional : data, inscrições abertas, pesquisa e tecnologia ManioColor

Inspiramais Intergeracional : data, inscrições abertas, pesquisa e tecnologia ManioColor

Inspiramais Intergeracional : inscrições abertas

. Site Moda Eventos . A edição Intergeracional do INSPIRAMAIS, que acontece nos dias 23 e 24 de janeiro de 2024, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre/RS, está com inscrições abertas para compradores e profissionais.

O salão que lança anualmente mais de dois mil materiais inovadores e sustentáveis para as indústrias de calçados, vestuário, móveis e de bijuterias, deve reunir mais de 150 expositores de insumos e materiais. A expectativa é receber a visita de 7 mil pessoas do Brasil e de parte do mundo.


Estilista Walter Rodrigues detalha a pesquisa Intergeracional 2025)_I

O estilista e coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Walter Rodrigues, detalha a pesquisa Intergeracional 2025)_I, que será apresentada na edição do INSPIRAMAIS.

A pesquisa de Walter Rodrigues leva em consideração a metodologia da pirâmide, na qual o topo (10%) traz inovações disruptivas, o meio (30%) o planejamento e desenvolvimento das coleções e a base (60%) as confirmações do mercado.

No tema Primal, nos 60%, a pesquisa buscou incentivar técnicas de produção mais limpas, definindo um cenário no qual técnicas ancestrais deveriam servir de base para a “produção de materiais sedutores”. Segundo Rodrigues, com a amenização da pandemia, as pessoas entenderam a importância do toque, abrindo espaço para materiais com texturas diversas, de rugosos e mais rústicos aos mais delicados. Já no tema Homo Faber, o 30%, o estudo apresenta a inspiração, o trabalho do artífice, do “homem que faz”, trazendo à tona a importância da originalidade.

Intergeracional

Segundo o estilista, pela primeira vez na história o mundo tem cinco gerações convivendo ao mesmo tempo, o que configura um grande desafio para os criativos. “A questão é: como conectar essas pessoas? Como proporcionar experiências de consumo satisfatórias para essa diversidade de consumidores?”, destaca Rodrigues, ressaltando que o etarismo foi o ponto de partida da pesquisa. “O Intergeracional não distingue idades, produz para pessoas de 10 a 85 anos. É uma moda para pessoas”, conta.

Rodrigues conta que nos 10%, sob tema Estimulante, estão materiais coloridos, excêntricos, com muitas texturas, volumes e brilhos muito presentes nas coleções de grifes como Dries Van Noten, Sunnei, Paco Rabanne, Schiaparelli Haute, Alexander Macqueen, Valentino, entre outras. Já nos 30%, com tema Techform, aparece a contraposição, com materiais mais funcionais e com linguagem mais neutra e discreta, superfícies lisas e acabamentos mais suaves, que trazem muitos aspectos tecnológicos, como tingimentos feitos com bactérias sem uso de recursos hídricos, por exemplo. Essa estética está presente em grifes como Loewe, Prada, Henrik Vibskov, Hermès, Dolce & Gabanna, entre outras.

Na cartela de cores da pesquisa, há 30 cores, com destaque para as tonalidades de rosa, terrosos e azuis.


Data Inspiramais Intergeracional, no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre
Data Inspiramais Intergeracional, no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre

Corante natural com raspas de mandioca é destaque no INSPIRAMAIS

Um dos destaques da edição é a apresentação do indígena e pesquisador Sioduhi Piratapuya, que no primeiro dia do evento apresentará a tecnologia ManioColor, que desenvolve corante natural a partir de raspas de mandioca.

Sioduhi, indígena do povo Piratapuya, do território do Alto Rio Negro, desenvolve a tecnologia há dois anos, e ressalta que o projeto faz parte da sensibilização sobre o uso sustentável do potencial da Amazônia. “Queremos mostrar essas tecnologias que já existem em cadeias existentes não somente nos territórios indígenas, mas também nos quilombos e em povos ribeirinhos da floresta amazônica”, adianta. Segundo ele, o corante, que já é aplicado em tecido em uma paleta de cinco cores, logo será aplicado também em fibras de tucum, material sustentável muito utilizado pelas populações no Alto do Rio Negro. “No INSPIRAMAIS, vamos apresentar a pesquisa, desde seu princípio até agora, mostrando todo o processo envolvido até chegar à aplicação”, acrescenta Sioduhi.

Corantes

O pesquisador aponta que a opção do corante natural é 100% biodegradável e resolve um problema ainda comum na indústria da moda, que é o corante sintético. “O uso do corante sintético é prejudicial para a floresta, principalmente quando falamos de contaminação das nossas águas”, ressalta.

Além de Sioduhi, estão confirmadas palestras sobre a pesquisa de inspirações Intergeracional, que é base dos materiais lançados no INSPIRAMAIS (com Walter Rodrigues); sobre inovação e sustentabilidade (com Suelen Joner, Arezzo&Co, e Flavio Enninger, Quattro Projetos Culturais); sobre Insight e Excelência (com Ricardo Benucci, da Benucci Products); sobre tecnologia da moda (Jordana Guimarães, Fashinnovation: Bridging the Gap Between the Fashions e Technology); sobre o Grupo Soma; e muito mais.


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Cinco gerações convivendo ao mesmo tempo

INSPIRAMAIS apresentará os resultados da pesquisa Intergeracional, que destaca o fato de, pela primeira vez na história, o mundo ter cinco gerações convivendo ao mesmo tempo. “É um grande desafio para todos os criativos. Nossa questão principal é: como conectar essas pessoas? Como proporcionar experiências de consumo satisfatórias para essa diversidade?”, disse Rodrigues. Segundo ele, o etarismo foi o ponto de partida da pesquisa.

“O Intergeracional não distingue idades, produz para pessoas de 10 a 85 anos. É uma moda para pessoas, independente de faixas etárias”. Na oportunidade, ele apresentou o detalhamento da pesquisa, que ao mesmo tempo em que traz materiais mais coloridos, excêntricos, com muitas texturas, volumes e brilhos, traz também uma contraposição com materiais mais funcionais e com linguagem mais neutra e discreta, com superfícies lisas e acabamentos mais suaves.

Na cartela de cores da pesquisa Intergeracional há 30 cores, com destaque para as tonalidades de rosa, terrosos e azuis. “Convidamos todos vocês a conhecerem o nosso salão, que tem se destacado como um dos principais lançadores de materiais voltados à moda na América Latina. No INSPIRAMAIS, as empresas poderão conferir, de perto, os resultados dessa pesquisa”, concluiu Rodrigues.